Dicas Sobre Cuidados Com o Cão

Assim como se cuida crianças, os cães merecem cuidados especiais para terem uma vida saudável e feliz. O melhor amigo do homem precisa de alguns cuidados básicos para não dar dor de cabeça aos donos e nem sofrer com mortes desnecessárias, que poderiam ser evitadas com medidas simples. E nada melhor que ter um cãozinho feliz e delicado, não é mesmo? Para isso é preciso manter uma rotina que propicie os hábitos do animal.

Coloque seu animal na sua agenda. Você tem dia para levar o filho ao médico ou ir se consultar, dia para ir à praia e se divertir. Por que não colocar seu animal na agenda de suas atividades? O cão precisa ir ao veterinário regularmente, ter sempre alimentação saudável em casa e colocar todas essas coisas em sua rotina de atividades vai ajudar bastante ao animal a se manter em forma e ter uma qualidade de vida melhor.

Um Cachorro Saudável é Um Cachorro Com Acompanhamento Médico

A maior parte dos donos visita um veterinário apenas quando é necessário e algum sintoma clínico surge no animal. Poucos donos de pet levam em consideração, contudo, que algumas doenças em animais são tão silenciosas como nos humanos. Um portador de câncer pode passar anos com a doença sem sentir nada, bem como pessoas que estão com Aids. O caso dos animais é semelhante: eles podem desenvolver um tumor interno e os primeiros sinais só surgirem quando o tumor estiver em estado terminal. Em tais casos a doença pode ser fatal.

O ideal é um cão visitar o seu veterinário a cada dois meses ao menos. Ele precisa ser acompanhado por um profissional para exames de rotina como acompanhamento do crescimento do pelo, crescimento de sua dentição e ministragem de vacinas. Algumas são obrigatórias como contra carrapatos e vitaminas de crescimento.

O dono deve ter também um número de veterinário ou clínica que atenda em sistema 24h sempre a mão e de fácil consulta. Acidentes podem acontecer como envenenamento ou atropelamento e é preciso saber onde procurar ajuda.

Tenha Um Kit De Primeiros Socorros Em Casa

Cuidados emergenciais podem ser precisos e ter um kit de emergência em caso de acidentes sempre a mão é importante. Reúna uma tesoura, gases e remédios próprios para animais como vermífugos, antitóxicos e outros semelhantes.

Jamais ministre medicamentos para adultos em animais. O uso pode ser semelhante, mas as dosagens da composição do remédio são diferentes. Muitos donos de cães e gatos já envenenaram por acidente seu amigo de quatro patas pensando em estar ajudando. É um erro comum, mas que pode ser evitado. Sempre que tiver uma ideia dessas em caso de emergência, consulte um veterinário.

A Alimentação Do Cão Deve Ser Com Ração De Boa Qualidade

Alimentos voltados aos humanos não possuem o mesmo valor nutricional que os cães precisam. O dono pode até cair na tentação e dar um pedacinho de carne para o seu animal, mas é o máximo que deve ser feito. A ração é o alimento indicado para servir de base nutricional para um cachorro ou gato. Ela deve ser comprada de acordo com a raça do animal, sua idade e seu peso.

Boas rações são balanceadas com nutrientes e com níveis adequados de sódio. Respeitar as indicações da embalagem. Não se deve oferecer ao animal, por exemplo, uma ração para filhotes de pequeno porte se o cachorro é um idoso de 45 quilos. Ele não se nutrir como deveria e pode ter problemas digestivos ou desnutrição, causando anemia e problemas cardíacos.

Banho Apenas Semanal

A pelugem do animal é sua própria roupa, por isso precisa estar limpa sempre. Contudo, ela precisa também se sujar um pouquinho para proteger a derme naturalmente contra doenças sérias. O ideal é manter uma frequência de um banho por semana, seja ele dado em casa ou em um pet shop. Banhos caseiros são mais em conta, mas devem ser ministrados de forma correta.

As partes mais importantes a serem lavadas do animal são no tubo externo das orelhas que juntam sujeira e pode causar inflamação, entre os dedos da pata que são os locais preferidos de carrapatos, na região genital para evitar inflamações e no pescoço para evitar acumulo de sujeira. O corpo todo, porém, deve ser bem lavado com água de forma abundante e de forma a retirar toda a espuma do cabelo.

Assim como no uso dos medicamentos, devem ser usados para o banho shampoo e condicionador e sabonete próprios para cachorro. O dono pode comprar tais itens em pet shop por preços bem em conta. Uma dica pode ser comprar shampoos para os tipos de pelo e tonalidades, o que pode deixar a pelugem do animal mais bonita.

Os dentes de um cachorro também devem ser escovados, e também com produtos próprios. Existem escovas de dente próprias para isso. O dono encaixa no dedo e coloca o creme dental. Tal método deve ser feito a cada dois dias e sempre de forma suave para não agredir a gengiva do animal. A escovação evita o tártaro e possíveis doenças na boca do cachorro como gengivite e inflamações mais sérias que causem a perda dos dentes.

Jamais Se Deve Esquecer-se De Colocar Água Para o Cão

Assim como os humanos, cachorros devem tomar bastante agua como prevenção para não surgirem pedras nos rins, um problema semelhante para os humanos e bem doloroso para o animal que causa dor e ardência ao urinar. Em dias mais quentes os donos podem dar um mimo para o seu cão: água com algumas pedras de gelo. Eles costumam adorar.

Qualquer cão, independente de raça ou porte físico, deve ter água abundante durante todo o dia. O dono pode regular sua alimentação para controlar a dieta do animal, colocando comida apenas uma vez ao dia ou duas vezes ao dia, mas água deve estar sempre lá e sempre limpa.

O Dono Deve Deixar o Animal Se Divertir Também

Assim como os humanos, os cães não curtem ficar preso em um quarto o dia todo. Se essa é sua intensão ao criar um pet, melhor desistir. Ele precisa sair para passear, de brinquedos para se divertir e brincar com o dono. É importante reservar nem que seja apenas 5 minutos por dia para um passeio na rua. Seu cão vai agradecer.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *