Intoxicação Em Animais Por Produtos Químicos

Um risco a que muitos animais estão expostos é a contaminação por produtos químicos. Em geral esse risco passa desapercebido por que os donos acreditam que é difícil que os seus cães e gatos entrem em contato com produtos de limpeza ou inseticidas. Saiba mais sobre esse tipo de envenenamento que pode resultar em graves danos a saúde do seu pet e até mesmo a morte dele.

O Perigo Mora Em Casa

Os casos de intoxicação por agentes químicos é bastante grande e todos os dias as clínicas veterinárias recebem novos pacientes. Em geral esse tipo de contaminação acontece nos apartamentos ou casas dos donos. Muitas pessoas que tem animais de estimação, mesmo sem perceber, podem expor os seus amiguinhos a intoxicação por produtos de limpeza e inseticidas.

Além do contato com esses produtos bastante perigosos os pets podem estar em risco durante reformas ou pinturas da sua casa ou apartamento. Em alguns casos até mesmo uma faxina feita com produtos mais fortes pode resultar numa séria intoxicação. Os gatos são os animais mais sensíveis.

Ainda que seja triste é necessário ainda acrescentar a lista de perigos o veneno. Algumas pessoas mal intencionadas ou que não simpatizam com o seu bichinho de estimação podem acabar dando veneno para o mesmo.

Por isso é muito importante que o seu pet não tenha acesse a comida em outros lugares que não a sua casa e que a comida dele não fique exposta para todo mundo, como próximo ao portão, por exemplo. Devemos nos preparar sempre para o pior e imaginar que podem existir envenenadores na sua rua é uma forma de proteger o seu animal de estimação.

É Importante Ficar Atento

O veneno mais utilizado para eliminar animais é o Chumbinho Terrível ou Japonês. Seria bem interessante que os veterinários esclarecessem os donos dos bichinhos a respeito da possibilidade de envenenamento bem como de intoxicação por produtos químicos.

Quando os donos estão cientes dessa situação podem se preparar melhor para enfrentar uma situação dessas. Conhecer os sintomas que o animal apresenta nesses casos é uma forma de correr mais rapidamente para um hospital veterinário em caso de intoxicação.

Quando perceber que o seu animal de estimação está agindo de forma estranha ou com algum sintoma que sugira uma intoxicação é essencial levar o animal para uma consulta.

Todo Cuidado é Pouco

Uma forma de evitar as intoxicações por acidente é tomar cuidado com os locais em que você deixa medicamentos, venenos ou mesmo produtos de limpeza. Mantenha esses itens fora do alcance dos animais e também das crianças, é claro.

Limpar a casa é uma necessidade, mas tente evitar os produtos muito fortes, pois em alguns casos apenas o cheiro pode levar a uma intoxicação. Procure por produtos que podem ser usados com segurança, lembre-se que alguns podem causar irritações respiratórias até mesmo para humanos.

Um dos principais motivos para que aconteçam tantos casos de intoxicação por acidente é que os proprietários dos animais não são devidamente orientados. Muitos nem imaginam que o cheiro de um produto de limpeza pode causar danos à saúde do seu pet.

Uma informação essencial é que se existe a desconfiança de uma intoxicação é necessário procurar a ajuda de um veterinário, pois ele poderá determinar com mais segurança qual é o agente tóxico e assim o melhor tratamento.

O Que Informar Ao Veterinário?

Num caso de intoxicação de um animal de estimação é importante fornecer o máximo de informações ao veterinário, pois não é possível para o profissional adivinhar o que causou o problema. Sendo assim confira as informações mais importantes de reportar ao médico do seu amiguinho.

Para começar conte a ele em detalhes sobre o lugar onde vive o pet, é de extrema importância saber onde ele passa a maior parte do dia, quem cuida dele, se foram realizadas reformas na casa, quais produtos são utilizados para a limpeza do lar, se inseticidas são usados com frequência, em suma uma grande quantidade de informações.

A partir do momento que o veterinário conta com todas essas informações poderá fazer um diagnóstico mais seguro de que tipo de intoxicação o seu pet sofreu. Em muitos casos o diagnóstico é feito com base nessas informações.

Quando o histórico é bem feito, existe uma boa base de informações e o atendimento é rápido é bastante comum que o bichinho se salve da intoxicação. Vale destacar a importância do tempo de ação, quando se demora muito para fazer uma medicação ou tratamento cria-se um bom tempo para que o veneno aja.

O Perigoso Chumbinho

Como já citamos o Chumbinho é o veneno mais utilizado para matar animais. Trata-se de uma substância de venda proibida, mas mesmo sendo ilegal pode ser encontrado por quem tem más intenções. Um agente fatal que pode resultar num morte rápida para o animal.

Um dos principais problemas é que mesmo sendo ilegal o chumbinho pode ser encontrado com grande facilidade para comprar em vários lugares inclusive com camelôs. Além das pessoas que claramente desejam envenenar um animal de estimação o chumbinho pode ser utilizado por pessoas que desejam eliminar ratos, por exemplo.

O problema é que utilizar o chumbinho pode ser muito arriscado para quem tem animais e também crianças em casa. Um veneno que é muito perigoso e forte, a sua fórmula não é muito conhecida, mas contêm Carbamato um grande inibidor da acetilcolinesterase.

Os Sintomas De Envenenamento Por Chumbinho

Os principais sintomas que indicam a contaminação por chumbinho são secreção nasal, diminuição dos batimentos cardíacos, tosse, vômito, salivação excessiva, lacrimejamento, dificuldade respiratória, constrição da pupila, falta de coordenação motora, aumento dos sons respiratórios por broncoconstricção. Após algum tempo podem aparecer espasmos, hiperatividade e tremores musculares.

Nem todos os animais irão apresentar os mesmos sintomas, a morte acontece por insuficiência respiratória e asfixia. O tratamento nesses casos pode ser bastante eficaz desde que seja realizado rapidamente.

Assim que os sintomas começam a aparecer é necessário ir a um veterinário. O tratamento consiste em Sulfato de Atropina, oxigênio e soroterapia. O tempo é sempre um fator decisivo para salvar animais que foram intoxicados por produtos químicos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *