Como Manter o Cãozinho Sempre Limpinho e Cheiroso

Os cachorros são seres maravilhosos que só trazem alegria e amor em nossas vidas. Mas não basta temos eles em casa e não cuidarmos da maneira adequada.

Aqueles que ficam e dormem dentro de casa merecem um cuidado redobrado, especialmente em relação a higiene dos mesmos. A maior preocupação de quem tem cachorros em casa é que eles estejam sempre cheirosos e bonitos, para que o ambiente também fique com aroma agradável.

Como Manter o Cãozinho Sempre Limpinho e Cheiroso

Como Manter o Cãozinho Sempre Limpinho e Cheiroso

Como Conservar Seu Cão Sempre Cheiroso

Para manter os cãezinhos sempre limpos e cheirosos, alguns cuidados devem ser tomados antes, ainda no momento do banho e até depois dele, que são os seguintes:

  • Não lave seu cachorro em água quente, opte por usar temperaturas mais morna ou quase frias. As orelhas e os olhos do animal também precisam de cuidados, por isso, têm de ser higienizados com lenços umedecidos.
  • Evite que a água durante o banho entre no ouvido do seu cachorro, isso pode acarretar severa otite, levando o animal ao sofrimento.
  • Use um shampoo que seja adequado ao seu cachorro e não recorra ao seu, porque os ingredientes da composição dos produtos para os podem lhe causar alergias.
  • Para cães que tenham pelos longos é melhor usar um bom condicionador.
  • Depois da lavagem seque bem o pelo do animal, usando uma toalha felpuda e um secador em temperatura morna e numa velocidade baixa. No entanto, não aproxime demais o aparelho para que seu cachorro não fique assustado.
  • Após a lavagem do cachorro, aproveite para desembaraçar bem seus pelos, para que não se formem muitos nós. Para isso, use uma escova específica para pentear os pelos, especialmente  no sentido do crescimento.
  • Um condicionador que seja em spray pode auxiliar a umedecer a pelagem antes de iniciar o processo de escovação. Se aparecerem os nós, remova-os usando uma pequena quantidade de óleo que é usado nos bebês ou ainda um líquido próprio para desembaraçar os pelos.
  • Para deixá-los mais cheirosos, aplique nos pelos e na pele do cão um condicionador especial logo após o banho.
Como Conservar Seu Cão Sempre Cheiroso

Como Conservar Seu Cão Sempre Cheiroso

Como Prevenir o Mau Hálito Nos Animais

Como todos sabem, assim como os seres humanos, os cachorros também podem ter mau hálito, e isso ocorre em decorrência da formação de tártaro nos dentes, o que pode também levar à gengivite, uma forma de inflamação na gengiva. Para prevenir esse tipo de problema o procedimento correto a ser feito é escovar os dentes de seu animal de estimação ao menos uma vez durante a semana usando uma escova pequena e com cerdas macias, ou se preferir, use escova de dedo, juntamente com pasta de dente ou uma solução própria para animais de estimação.

Entretanto, tome bastante cuidado com o creme dental comum que será usado, porque além de fazer bastante espuma, pode também causar irritação no estômago do animal, se ele engolir.

Depois que o cão estiver todo limpo, basta aplicar um perfume em spray canino, mas sempre evitando a região do focinho, para que ele não se irrite e comece a espirrar. Para que seu animal continue limpo mesmo após o banho é preciso sempre escová-lo.

Lembrando que a escovação o cachorro deve ser feita no mínimo uma vez na semana, se o animal tiver pelo curto, caso tenha uma pelagem longa ou pesada deve ser feita diariamente. O ato de escovar ajuda a retira a sujeira, e também os pelos mortos e os parasitas, além de deixar os pelos com mais brilho e bonitos.

Outros Cuidados Especiais Para a Hora Do Banho

  • Um cachorro de pelos longos deve sempre ser penteado antes do banho, desta forma não será necessário desembaraçar o pelo molhado.
  • Lave sempre a cabeça, ouvidos e o pescoço por primeiro. Se não fizer isso, as pulgas que estejam no animal se refugiarão lá enquanto acontecer a lavagem do corpo.
  • Se o seu cão começar a cheirar mal e você não tiver tempo para dar um bom banho nele, esfregue bicarbonato de sódio ou amido de milho direto em sua pelagem e escove-o muito bem para limpar.
Imagem de Amostra do You Tube

Cuidados Com a Saúde Do Animal

Alem dos cuidados necessários com os banhos do bichinho, há também cuidados com a saúde de seu animal que devem ser levado em consideração. Como sabemos, os cães, as vezes, tem diversos problemas de saúde e precisam de maior atenção de seus donos e ainda de visitas regulares a um veterinário, pois, de nada adianta um animal cheiroso se não for verdadeiramente saudável.

O que muitos não sabem, sendo um procedimento muito importante, é lavar as patas do seu cão, principalmente no inverno porque ele absorverá muito mais sal e químicas durante os passeios pela rua. Essas substâncias associadas podem ferir suas patas. Então, se as almofadas das patas do seu animal ressecarem ou mesmo racharem, basta esfregar um pouco de vaselina nelas todo o dia para ajudar no processo de cicatrização.

Para limpar os olhos de seu cão, retirando a remela que se junta nos cantinhos dos olhos dele, use apenas um pedaço de algodão embebido em uma solução de ácido bórico. Isso já será o suficiente para manter os olhos deles sempre limpinhos.

Não deixe seu cãozinho dentro do carro quando o clima estiver muito quente, mesmo quando as janelas estão abertas. Pois pode ocorrer a desidratação do animal, levando-o até a morte.

No clima quente é recomendável levar o seu cão para fazer passeios logo cedo, pela manhã, ou somente no finalzinho da tarde, começo da noite. O calor do meio do dia pode ser perigoso para a saúde do bichinho.

Dicas Importantes

Caso você ainda não tenha um cachorro e tenha intenção de ter um, ao invés de comprar, procure um abrigo e adote um animalzinho. Além de economizar você ainda fará uma boa ação e certamente terá sua atitude retribuída com muitas lambidas de amor e carinho.

Se você já tem um animal e pretende se mudar para outro local onde não mais terá espaço para cuidar dele, nunca o abandone na rua, procure entre os amigos e vizinhos uma família que possa ficar com ele. Lembre-se que os animais, embora sejam irracionais, têm sentimentos e por isso devem ser muito respeitados e amados.

Imagem de Amostra do You Tube

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>