Exercícios Para Cachorros Obesos

Se você se considera uma pessoa sedentária, certamente seu cão deve estar acima do peso. Passar horas e horas intermináveis em frente ao computador, mas praticar exercícios que é bom fica fora de cogitação. Nem precisa relatar aqui os inúmeros benefícios que estão vinculados a pratica de atividade física, e nem mencionar o quanto esta faz bem não somente ao corpo e ainda à mente.

Através de uma prática esportiva você: melhora a capacidade cognitiva, aumenta sua autoestima, eleva a quantidade do colesterol bom no organismo, diminui o estado de depressão, diminui o risco de diabetes e doenças cardiovasculares, fica com o sono bem mais tranquilo, já que consequentemente diminui o estresse. Agora, se você tem a alegria de compartilhar da amizade de um cão em sua casa, entenda que ele precisa de uma quantidade diária de exercícios físicos pelas mesmas razões que você e, o que é fundamental, ele necessita de socialização.

O cachorro precisa se exercitar e passear bastante para que assim, se acostume aos outros animais e às pessoas. Cachorro feliz não é aquele que fica todo o tempo preso num cubículo da casa, num quintal pequenino ou num canil. Por mais atenção e carinho que ele receba, os passeios diários são formas dele extravasar seu cansaço, sua irritação e ainda sentir o cheiro dos cachorros que também passam por ali.  Lembrando que, cães que moram em apartamento precisam passear ao menos durante 03 vezes ao dia, senão, acabam se tornando depressivos, nervosos e, obesos.

Como Prevenir a Obesidade Canina

Pensando apenas no bem estar de seu cão e até mesmo no seu, uma boa dica é procurar fazer passeios diários com seu animal, sendo esta uma ocasião para que os dois se exercitem. Você e seu cachorro podem entrar em forma juntos.

Dicas Importantes 

Caminhar junto com seu cachorro para que ele faça exercícios é bastante diferente de sair para levá-lo passear. Durante um simples passeio você deixa que seu cão pare por inúmeras vezes, seja para cheirar as coisas, urinar ou defecar. Durante a caminhada ele deverá seguir o seu ritmo, sem ficar fazendo paradas. Tenha uma postura mais severa e seu animal compreenderá que aquele é o momento da caminhada.

Mais Dicas

-Opte pelas caminhadas matinais ou aquelas que se dão ao final da tarde. Seu animal não tem mecanismo para eliminar o suor e, por isso, ele acaba ficando mais ofegante e cansado quando passa por altas temperaturas. Isso tudo, sem mencionar que, as ‘almofadas’ que ficam sob as patas do cão podem queimar em razão da pisada no chão quente.

-Permita que seu cachorro faça o xixi sossegado antes de começar a caminhada.
-Cachorros já idosos, com idade superior a 07 anos, com agravamento de dificuldades relacionadas à coluna, com displasia coxofemural já agravada ou ainda com problemas cardíacos, não podem ser submetidos a atividades físicas intensas.

-Cachorros obesos precisam caminhar para conseguirem diminuir o peso, porém, cansam com uma facilidade maior que os demais. Mas, no inicio, invista num ritmo mais vagaroso.

-Seu animal e você precisam ingerir bastante água. Entretanto, seu cão precisa beber água em quantidades bem menores e mais vezes. O consumo de quantidades grandes de água, em apenas uma vez, pode ocasionar torção parcial ou total do estômago dos cachorros.

-Para que o animal acompanhe o seu ritmo de caminhada, você precisa conduzi-lo da forma correta. Deixe-o sempre caminhar ao seu lado esquerdo e deixe a guia presa usando as duas mãos para isso. Não permita que seu animal o leve arrastado, pois a postura ruim não trará nenhum bem à sua coluna.

-O melhor é levar o animal usando para isso guias extensoras que fazem com que o mesmo tenha uma mobilidade maior, mas o faça apenas quando o mesmo já estiver habituado a isso.

-Caso observe que seu cachorro está precisando parar por estar cansado demais, aguarde um pouco e respeite o ritmo que ela está pedindo. Permita que ele descanse um pouco e ofereça água, isso ajuda a animá-lo. Mas, se ele se cansar depressa demais, faça uma consulta ao veterinário de sua confiança, pode haver algo errado em seu animal.

-Dê recompensas para seu animal depois da caminha oferecendo um brinquedo ou petisco canino. Isso o deixará condicionado a se comportar de forma a sempre receber seu “pagamento”.

Com o passar do tempo, você e seu animal começarão a sentir prazer com as atividades e delas farão uma rotina saudável. E não fique achando que poderá faltar à caminhada, pois seu personal dog jamais ficará indisposto ou com preguiça de “treinar”.

Dicas para você:

-Caso costume caminhar regularmente, passe a caminhar devagar, de acordo com a esquematização abaixo:

1ª semana:

– Jovem sedentário – 30 minutos por dia e cinco vezes por semana- Idoso sedentário- também somente 30 minutos ao dia, mas apenas três vezes durante a semana.

2ª semana:

-Jovem sedentário – agora o tempo aumenta para 45 minutos, e cinco vezes por semana.

-Idoso sedentário, também 45 minutos por dia e três vezes na semana.

3ª semana:

– Jovem sedentário – o tempo de caminhada é de 60 minutos e mantêm-se os dias da semana

– Idoso sedentário – o tempo deve ser de 60 minutos e os dias são mantidos.

4ª semana:

-Jovem sedentário – o tempo de caminhada continua o mesmo, os dias da semana também, mas o ritmo deve ser aumentado.

-Idoso sedentário – o tempo é o mesmo, mas os dias da semana devem ser cinco.

Roupas Adequadas

  • Opte por roupas que sejam o mais confortável possivel, que não causem transtornos ao movimento. Prefira as camisetas que sejam de tecido dryfit, algodão, já que absorve melhor o suor ou telado. Bermuda, shorts, ou calça de suplex, tectel, microfibra ou nylon. Evite jeans e lycra.
  • Além de tudo, use um calçado que seja apropriado às caminhadas. Dê preferência ao tênis, de especialmente aquele Jogging, já que têm uma melhor absorção contra impacto, evitando muitas lesões.
  • Procure fazer alongamento depois e antes de caminhar.
  • É fundamental também a fase da hidratação. Antes de aproximadamente 30 minutos da caminhada, busque consumir no mínimo dois copos de água. No decorrer do percurso, tome quantidades pequenas (carregue uma garrafa pequena). No final, tome água o quanto quiser.
  • Procure não fazer caminhadas em lugares com muito movimento. Respirar quantidades grandes de monóxido de carbono é extremamente ruim para a saúde.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *