Dicas De Cuidados Com Cavalos

Muitas pessoas gostam de andar a cavalo e acabam criando esses animais em suas fazendas e sítios para desfrutarem de momentos de lazer através dos passeios montando esses belíssimos animais.

No entanto, para ter cavalos fortes e saudáveis é necessário que sejam tomadas uma série de cuidados, para que os seus animais tenham força e vigor, para usufruir de uma vida longa, saudável e feliz.

Os Cuidados a Serem Tomados Com Os Cavalos

Para cuidar de maneira adequada dos cavalos, há a necessidade de executar diversas atividades que vão desde a alimentação até a limpeza do animal.

Segue abaixo alguns cuidados a serem tomados para que os cavalos sejam bem tratados e mantenham uma vida saudável e longa:

A Alimentação Dos Cavalos

Os cavalos necessitam se alimentar de forma adequada conforme os seguintes pontos: raça, idade e a atividade que ele presta.

Em caso de alimentação inadequada, o cavalo pode ser de anemia ou obesidade e acabar se tornando inapto para a atividade que ele executa. Para que isso não ocorra, os cavalos necessitam ter uma alimentação simples e equilibrada, baseada em feno, grãos misturados e aveia limpa.

É importante que o cavalo tenha uma área de boas dimensões para se mover e pastar. Outro fator importante a ser levado em conta, é que os cavalos necessitam ter água limpa para se refrescarem.

Outro cuidado a ser tomado é com as cocheiras, estas não devem apresentar odores e nem ter moscas.

A Limpeza Dos Cavalos

A limpeza dos cavalos é um dos maiores cuidados que estes animais exigem. A limpeza precisa ser feita antes e depois do cavalo ser montado, e de preferência em um ambiente bem iluminado.

A limpeza ajuda a aumentar a relação entre o cavalo e o seu dono, pois nesse momento o animal sente a transmissão de carinhos por parte do dono, quando este está limpando o animal.

De uma maneira geral, os cavalos são banhados após todos os passeios ou a realização dos trabalhos que eles são utilizados. Por isso, deve se evitar guardar os animais molhados, pois essa condição gera doenças como: dermatites, podridão dos cascos e etc.

Quando for dar banho nos cavalos não faça uso de água fria para evitar choques térmicos no animal e o surgimento de problemas musculares.

É interessante que seja verificado todos os dias a condição dos pelos e dos cascos do seu cavalo para evitar o surgimento de enfermidades nos animais.

O Processo De Escovar o Pelo Do Cavalo

Todos admiram os cavalos que apresentam pelos brilhantes, pois isso os torna mais bonitos e elegantes. No entanto, para conseguir isso é necessário que o pelo do animal seja escovado antes e depois de qualquer cavalgada.

O processo de escovar o pelo dos cavalos limpa o pelo dos animais , tirando toda a sujeira, lama e suor que ficam acumuladas.

Além disso, o processo de escovar os pelos do cavalo ajuda a libertar a tensão muscular do animal e deixar a circulação sanguínea ativa.

Para escovar os pelos do cavalo, deve ser usada uma cardoa, que é uma espécie de escova de cerdas duras própria pra escovar a crina, a cauda e todo o animal. Nunca fique posicionado por trás do animal para evitar acidentes (o animal pode dar coices).

No momento em que estiver escovando os pelos do cavalo, verifique se não existe nenhum tipo de lesão, corte e outros ferimentos.

É importante que a pessoa seja carinhosa com o animal na hora de escovar os pelos.

Cuidados Com Os Cascos Do Cavalo

Os cascos do cavalo necessitam ser aparados e limados em um intervalo de tempo de 45 dias. Este trabalho deve ser feito por um profissional especializado para que o animal não seja machucado.

É interessante que os cascos do cavalo sejam lavados sempre que se encerrar a cavalgada para verificar se existe algum tipo de ferimento.

Os Dentes Do Cavalo

Os cavalos necessitam apresentar uma dentição forte e saudável, isso evita que surjam problemas de saúdes relacionados a dentadura do animal.

Para analisar a saúde dentaria do animal é preciso que anualmente um veterinário faça uma inspeção dos dentes do cavalo.

A Vacinação e a Retirada Dos Parasitas Dos Cavalos

Os cavalos são animais que precisam passar por processos de retiradas dos parasitas a cada dois meses. Esse tratamento varia conforme o uso do animal, do lugar em que ele descansa, da alimentação e do contato mantido com outros cavalos.

Com relação a vacinação é interessante que seja realizada uma vez ao ano, no período da primavera. O veterinário é que irá indicar a vacinada adequada de acordo coma idade, a raça e a saúde do animal, pois esses fatores irão exercer influencia sobre as doenças dos animais.

O Estábulo Dos Cavalos

O local onde os cavalos ficam o estábulo necessita ser muito bem cuidado, para gerar as melhores condições de conforto para o animal.

O estábulo precisa ser limpo e ter um local seco apropriado para o descanso dos cavalos. O chão pode ser forrado com palha para gerar boas condições para os animais.

Os cuidados com o estábulo refletem os cuidados que o dono tem com o cavalo, no entanto, é importante frisar que os cavalos conseguem viver sem um estábulo, pois para esses animais, o que realmente precisa é de uma boa área livre, onde ele possa se movimentar livremente e pastar.

Os Exercícios Dos Cavalos

Quando os cavalos vivem soltos e em estado selvagem eles costumam percorrer longas distancias todos os dias, no entanto quando criados em cativeiro, o seu comportamento é adaptado as condições que eles vivem, e por isso eles acabam se exercitando menos do que os cavalos selvagens.

A realização de exercícios é de grande importância para a saúde e estado físico dos cavalos criados em cativeiro, portanto é importante que você disponibilize uma boa área para o seu animal se movimentar e exercitar de forma livre todos os dias.

Mantenha Um Kit De Primeiros Socorros Para Cavalos

Para todos os momentos é necessário que as pessoas que criam cavalos tenham um kit de primeiros socorros para os cavalos. Este kit deve ter luvas, sonda, termômetro, algodão, seringas, sedativos, antibióticos e etc.

Com esse kit, é possível atender aos animais em um caso de emergência.

Considerações Finais

É importante que todas as pessoas que criem cavalos tomem os cuidados mínimos para manter os seus animais fortes, saudáveis e com um tempo de vida bastante longo.

Por isso é fundamental gerarmos as condições necessárias de tratamento para que os cavalos sejam bem cuidados e tratados.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *