Como Cuidar da Sua Tartaruga

As tartarugas são animais fascinantes por si só, mas muitas pessoas não sabem como cuidar delas. Elas precisam ter a quantidade certa de espaço, luz, sombra e umidade para sobreviver. Você precisa saber o que as tartarugas necessitam antes de começar a criar uma.

Área

O melhor lugar para manter uma tartaruga é o ambiente externo da casa. As tartarugas hibernam no inverno e se elas são mantidas no interior de uma casa elas não hibernam. Isso pode levá-los a desenvolver doenças do fígado.

O ciclo natural de uma tartaruga não deve ser alterado. Além disso, se você mantiver uma tartaruga no quintal, você pode criar um habitat completamente natural.

Habitat

Algumas pessoas mantêm as tartarugas dentro de geladeiras, para deixá-las em hibernação. Isso não é recomendado, porque embora a geladeira não consiga segurar o aumento da temperatura, ou se a energia é desligada, a hibernação da tartaruga vai ser interrompida. Isso pode ser fatal para elas. Se você planeja manter seus animais de estimação, deixe que eles hibernam.

Além disso, se você mantiver sua tartaruga dentro de casa, você deve ter um aquário de grande porte. Tem que haver espaço suficiente para ter uma área de terra e uma área de água.

Dois terços do aquário devem ser de água e um terço deve ser de terra. Você também precisa de um lugar onde elas podem se deitar no calor de uma lâmpada. Você deve manter o tanque em torno de oitenta graus durante o dia e setenta graus à noite.

Aquario

As tartarugas são animais de sangue frio e elas levam muito tempo para se adaptarem às mudanças de temperatura. Por esta razão, você não deve tirar a tartaruga fora do aquário para brincar com ela. Esta mudança brusca de temperatura pode prejudicar seu sistema imunológico.

Cuidados

Algumas tartarugas carregam a bactéria salmonela, por isso não se esqueça de lavar as mãos após pegar no seu bichinho. O ambiente da tartaruga também precisa ser mantido limpo. Mantenha a água fresca e jogue todos os resíduos fora. Você pode montar um sistema de filtragem de água para manter a água limpa.

Limpeza

Você não deve usar água da torneira para o aquário, pois água da torneira contém cloro e flúor. Isso pode realmente alterar o equilíbrio do pH. Há muitas dietas comerciais disponíveis para as tartarugas. As necessidades dietéticas são diferentes, dependendo da espécie. Você deve alimentar seu animal 2 a 3 vezes por semana com esses produtos.

O sol

As tartarugas precisam de 12 horas de luz solar. Você deve ter uma lâmpada ultravioleta em seu tanque, para fornecer a vitamina D3 que o Sol emite, se você mantê-la dentro do tanque. Elas precisam disso para se manterem saudáveis. É por isso que muitas vezes você vai ver tartarugas sentadas ao sol. Tente manter o tanque em uma sala onde a luz não muda muito.


Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • apredi buito sobre tataruga

    estefania 30 de setembro de 2011 15:46
  • Nosssa como é difisel
    mas aprendi muito muito legal

    maria 29 de dezembro de 2011 14:55
  • aprendi um pouco sim mas nada do que eu não sabia gostaria de saber a especie da minha tartaruga???

    angelica 24 de fevereiro de 2012 18:11
  • Tenho uma tartaruga e digo que são bichos muito bons de se criar, e que elas adorar dormir e comer tbm! Criar uma tartaruga requer alguns cuidados e devemos saber como cuidar delas, elas tem que ter uma boa alimentação e a nossa atenção, se tiverem dúvidas quanto à alimentação desses reptéis é só buscar mais informações nesse site, ter uma tartaruga é muito bom, elas gostam de lugares secos e de sombra, aqui neste site vc tbm aprenderá muito mais! KK, APROVEITE E DIVIRTA-SE, APRENDA MUITAS COISAS TBM!

    LUIZ 29 de fevereiro de 2012 14:44
  • eu li todo o conteúdo,mas ainda estou meio confuso ! Meu pai ganhou uma tartaruga e nós não sabemos o que fazer … colocamos ela na água ou no sol ? E a alimentação? se possivel me deem algumas dicas

    marlos teixeira 19 de maio de 2012 11:35
  • é muito cuidado com elas ja tenho 5 animais em casa
    2 porquinhos da india e 2 cachorros e 1 hamster.
    acho que nao vou poder ter a tartaruga é muito cuidado.

    miliane freitas 2 de julho de 2012 14:36
  • Boa tarde eu quero comprar uma tartaruga doméstica mas não sei como cuidar dela,será que me podem ajudar???obrigada

    ana 15 de agosto de 2012 9:59
  • AH MINHA TARTARUGA É PROIBIDA TER UMA , GANHEI E NEN SABIA QUE ERA PROIBIDO
    1 JA MORREU
    FICOU COM O CASCO DURO AS PATA E SEM OLHOS
    ENTREM AE http://www.youtube.com/user/Thezicka99?feature=mhee
    E VIDALOKAGTA.BLOGSPOT.COM VLW GALERA

    KondZilla 27 de setembro de 2012 7:46
  • eu tenho uma tartaruga,ela deve comer uns bichinhos no potinho ta escrito:gamarus
    e ela tambem come lambari pequenos.e isso que eles ensinam aqui eu ja sabia.tchau

    julia 5 de dezembro de 2012 17:17
  • Obrigado, isso me ajudou muito para cuidar da minha tartaruguinha ,a Gwen(o nome dela é Gwen, e ela é fêmea)!

    Henrique 16 de maio de 2013 17:22
  • eu tenho duas tartarugas ganhei elas ontem mais parecem nao estar comendo, deixo elas numa vaziha de uns 40 cm,ponho pouca agua oque mi falaramq nao era pra cobrir a cabeça dela entao tem um dedo de agua mais ou menos i elas parecem na estar comendo,na comida tem escrito gamarus.

    Luciano 31 de julho de 2013 19:52
  • Como é o macho, e como é a femea? Oque as tartarugas gostam de comer? eu posso deixar a Bruna no meu quarto? pela casa? tenho que levar ela pra passear no quintal de vez em quando …?

    karla 3 de agosto de 2013 12:30
  • Olá . Preciso de ajuda urgente ! A minha tartaruga ainda é muito bebe , talvez tenha 1 mês (no máximo dos máximos) e não tem andado a comer quase nada . Para além disso , passa maior parte dos dias refugiada de baixo de uma planta que há no aquário . Será normal ? Se não for o que posso fazer para que volte ao normal ? Tenho-a num aquário grande só para ela e dou-lhe as embalagens que vendem nas lojas de animais , camarões secos .

    Inês Pires 29 de agosto de 2013 21:47
  • Adorei…… Acabei de ganhar uma tartaruguinha faz uma semana e não sei bem como cuidar dela, seus alimentos e etc… mas o seu site mim ajudou muito Obrigada

    Chrislaynne 9 de outubro de 2013 20:24
  • ola , quero saber quanto custa uma tartaruga pra eu criar em casa e onde encontro

    celso 18 de outubro de 2013 12:54
  • Deveriam falar mais sobre cada espécie. Faltou muita coisa e também há assuntos desnecessários como o da geladeira. Nunca farei isso, pois no meu conceito é crueldade, só a mantenha no mesmo habitat de sempre, sabendo que no inverno ela hiberna e no verão come diariamemte. O tamanho de seu estômago é o mesmo de sua cabeça.

    suelen 21 de outubro de 2013 1:03
  • Eu tenho uma tartaruga e esta muito bem esta num akuario so deito os pingos e a pedra das vitaminas e poes la uma pedra do mar la pra ela subir alimentua de manha e a noite ela esta dentro de agua e posta no sol durante o dia e esta super bm e n tem nad dessas coisas de lampadas e filtros isso e so gastar dinheiro

    Nadia 2 de novembro de 2013 19:35
  • ADORO, tartarugas desde um tempo não tenho uma mais planejo ter acho que vou me adaptar rápido com os cuidados pois tenho uma cachorra, e precisa de cuidados como a tartaruga so acho um pouco difícil ela se adaptar ao local por causa da minha cadela mais ela vai adorar se aconchegar no quintal pois minha mae tem muitas plantas que acho que elas gostam bastante tenho precupaçoes com o que meus pais acham sobre ter uma tartaruga !! um beijo adorei as dicas !!

    daniela 19 de dezembro de 2013 15:19
  • OLÁ, EU GANHEI UMA TARTARUGA FÊMEA E PRECISO SABER AO CERTO O QUE DEVO DAR PARA COMER,COMO É PEQUENA E EU TENHO GATOS,DEIXO-A DENTRO DO QUARTO COM A PORTA FECHADA E DOU BANHO DE SOL E DEIXO-A MEIA HORA DENTRO DA ÁGUA E DIANTE DE TANTAS PERGUNTAS E RESPOSTAS NESTE SITE,FIQUEI EM DÚVIDA SOBRE A ALIMENTAÇÃO DA MINHA CHIQUINHA QUE TEM 4 MESES.

    ALZIRA TELES DA SILVA 30 de dezembro de 2013 0:07
  • Tenho uma tartaruga que está a invernar, esta deve estar dentro de água ou numa superfície seca?
    Obrigada

    Diana Rocha 5 de fevereiro de 2014 16:54
  • oi gente eu ganhei uma tartaruga so que moro de aluguel e nao tenho como deicha-la no quintal.
    o que eu faço?

    andressa 10 de abril de 2014 1:53
  • Olá, tenho uma tartaruga com 7 anos que comprei á um mês, esta num tanque no exterior mas ela não aparece a 3 dias, estará morta no fundo do tanque?? ou será possível ter saído do tanque e anda pelo quintal?

    fatima 26 de agosto de 2014 16:03
  • Oi gente eu adoro tartaruga tenho 2 elas sao femea!
    adorei seu site aprendi direitinho.
    OBG!
    ANDESSA a minha e aquatica e a outra terrestre a trerrestre vc deixa ela em uma caixa cheio de furinhos
    para ela respirar ta eu fiz uma casinha pra minha rosa que se chama lili a a outra aquatica fofura
    mas concerteza aprendi obg

    isabely 4 de setembro de 2014 20:06
  • Olá o meu nome e Cláudia. Eu gostava de ter uma tartaruga mas gostaria de perguntar certas coisas : quanto custa uma? O que e preciso ter para que ela viva bem? Quanto custa em média para alimenta-la por mês? Deveria ter um veterinário? Gosta de tela no meu quarto, fara mal a tartaruga? Off responda-me e MT importante para mim saber isto. Obrigada

    Claudia Santos 9 de outubro de 2014 13:42
  • Olá estou com uma dúvida , me ofereceram uma tartaruga , que foi encontrada o que faço posso ter problemas se pegar ela ?
    Obs não tem registro no ibama sei que é terrestre será que pisso ter ela . Sendo que moro num apartamento?

    margarete barbosa 9 de janeiro de 2015 21:57

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *