Lesma e Doença

A Stylommatophora, mais conhecida como lesma, é uma espécie de molusco gastrópode que atualmente engloba cerca de 60 a 75 mil espécies, incluindo caracóis, lesmas e outros animais marinhos. Os animais gastrópodes possuem cabeça bem definida, um ou dois pares de tentáculos e, além disso, esse tipo de animal possui rádulas, as chamadas línguas dentadas.

Lesma

Lesma

Em uma determinada fase, para ser mais específico durante a formação da massa encefálica, as lesmas sofrem uma torção de 180 graus, parecendo as conchas dos caracóis. Um curiosidade é que todas as lesmas são hermafroditas.

Causadoras de muitos problemas em plantações, hortas, jardins e pomares, as lesmas são muito sensíveis à luz e desidratam facilmente, o que explica o velho conselho de jogar sal nelas para exterminá-las. Devido à sua fácil desidratação, o sal leva essa espécie à morte, isso porque a concentração salina fora de seu corpo é muito maior.

As lesmas se alimentam de uma grande variedade de plantas, flores e raízes, sempre durante a noite devido a sua sensibilidade à luz. Além de incomodar as pessoas em relação aos jardins e plantações, esse bicho ainda causa uma série de outros problemas, principalmente doenças.

Lesma e Doenca

Lesma e Doenca

Muitos locais acabam sendo infestados por lesmas, que logo tornam-se pragas em alguns lugares. Se você desconfia que esses pequenos animais estão passeando pelos seus jardins ou pela sua casa durante a noite, uma dica de como descobrir isso é observar se há rastros deixados por elas no chão cimentado ou em muros.

Se houver realmente lesmas em seu quintal, procure profissionais especializados no extermínio desse tipo de animal e não ande descalço no local, pois as lesmas transmitem sérias doenças. É importante que você saiba que, mesmo que você jogue sal e a lesma morra, não toque nela em hipótese alguma, isso porque produz um muco que transmite doenças e vivo ou morto, o muco está presente no corpo do animal.

A principal doença transmitida pelas lesmas vem dos ratos, que uma vez hospedeiras, fazem o papel de disseminar o vírus. É chamada de angiostrongilose e pode ter formas físicas e neurológicas. As primeiras podem causas dores como se fossem de apendicite, dores musculares, dor de cabeça e na nuca. Já as neurológicas podem causar paralisia facial e em outras regiões. Em ambos os casos, foram registrados poucos casos de morte.

Lesma Preta

Lesma Preta

Dica: quando você joga sal para matar as lesmas, além de você precisar jogar muito sal, restarão resíduos do animal, o que poderá contaminar o solo. Sendo assim, uma boa alternativa é pegá-lo com algum outro objeto dispensável e enterrá-lo a cerca de 10 centímetros abaixo do solo, isso porque o bicho não consegue sair e morre. Além disso, seus restos tornam-se adubo.

11 comentários

  1. achei legal a lesma preta! mas nojentaaa! iéca! E NAO MATEM ELES COM SAL E INTERREM TÁ! NAO O MALTRATEM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

  2. Adorei vou ter uma apresentação no cplégio e vou levar um caracol no alcool!

  3. Fui pega e joga a lesma para fora da minha sala,ele soltou do seu corpo um liquido, se este liquido mim atimgiu ,quais doenças poderam mim comtaminar?

  4. gostei das informacoes sempre tive essa duvida se elas trasmitiam doencas ou nao.. Ja tinha nojo agora tenho medo desse ser vivo… Tem sao essas mas tem gente q ainda come algumas especies… Q nojo

  5. QUERO SABER SE A LESMA FAZ MAL P/ ANIMAIS, POIS ACHO RASTROS QUASE TODOS OS DIAS NA RAÇÃO DO MEU CACHORRO, EU ACHO Q ELE COME PQ NÃO AS VEJO PELA MANHÃ, SÓ UMA GOSMA BRILHANTE, ECA>>>

  6. ela e muito venenoza

  7. Eu também gostaria de saber se ela causa algum mal aos animais.Todos os dias eu encontro vestígios na ração do meu cachorro.

  8. Elas vêm todas as noites comer a ração do cachorro.

    Que mal pode causar a ele e como extermina-las.

  9. olha pessoal acho que é melhor fazer exames no bichinho de vocês e tbm sei lá, tampar a ração, né? E chamem um especialista para mata-las.

  10. façam exames no cão, e contratem um especialista logo!

  11. Tenho esses bichos rastejando na minha casa todo como me livro deles ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>