Cuidados Com Os Olhos Dos Cães

Os olhos faz parte dos nossos cinco sentidos e se não é o que mais usamos, é o que se faltar o que mais parece nos fazer falta. Como sentido tem sua importância vinculada e na mesma proporção que os outros, mas a sua fragilidade pode ser motivo de cuidados especiais e necessários durante toda nossa vida.

Na Vida Animal

Na vida animal, não é diferente, as mais diferentes espécies necessitam deste sentido para se locomover, para se localizar, e até mesmo para subsistir. Os cuidados são necessários para todos, sem distinção.

Cuidados Básicos Com Os Olhos

Cuidados com os olhos dos cães não ficariam de fora desta situação e importância. Fiéis companheiros e em constante convivência com o homem, além do gato, mas em menos proporção os cães são os animais domésticos mais presente na vida do ser humano, a ponto de habitar os lares, e ter um mercado muito promissor no que diz respeito a saúde e aos cuidados e tratos com estes encantadores bichos.

Assim como o homem os animais domésticos e no caso os cães precisam de cuidados repetidos e freqüentes, além de para tal usar profissionais da área ou em lugares que tratam da saúde dos animais, tais como pet shops.

Limpeza e Uso Do Colírio

Limpeza, cuidados e uso de colírios especiais são alguns dos cuidados a terem em determinadas espécies e devem ser seguidos com freqüência. Outros cães necessitam de cuidados, mas não de forma diária.

Em algumas espécies e raças caninas o lacrimejar pode inclusive manchar os pelos do cão e este é um motivo estético, mas, muito necessário para o trato e a saúde do animal. Limpezas diárias são necessárias, mas cercadas de cuidados e uma boa e eficiente manipulação da área.

Os Corpos Estranhos

O aparecimento de corpos estranhos, ciscos, etc. são comuns também no mundo animal assim como somos vitimas eles também sofrem, e se por ventura notar que seu animal coça em demasia e sem parar os olhos, pode ter sido acometido por um corpo estranho e dependendo da intensidade, necessário se faz cuidados veterinários para o cão.

Vale Lembrar

Lembre-se que estes cuidados e tratamentos podem ser feitos em casa, caso tenha orientação ou já tenha sido ensinado a resolver os problemas, mas nas raças grandes, os cuidados devem ser redobrados, uma vez que o cão pode se estressar e ao mexer o incomodo aumentar e ele tentar instintivamente te morder, causando mais problemas ainda.

Fique Atento

Os cães são animais muito dóceis que não conseguem se manifestar através da fala, mas mudança repentinas de comportamento é importante ficarmos atentos, e sempre estar levando eles aos cuidados veterinários é muito importante e necessário.

As Especialidades Médicas

É importante sabermos que na área da medicina veterinária, já existem muitas atividades relacionadas a especialidades médicas, e a oftálmica é uma delas. Os cães hoje em dia podem fazer um diagnóstico completo de toda sua estrutura ocular, e como já foi dito antes, somos os interlocutores destes animais, e a percepção, acompanhamento e o relato ao médico veterinário é de suma importância.

Por ser uma atividade relativamente nova, e pouco conhecida, poucos proprietários submetem seus animais a estas analises clinicas, e acabam descobrindo a necessidade dos cuidados, apenas depois da manifestação ou acometimento de uma doença que está impedindo e acabando com a presteza e atividade normal do cão.

 

Pratique a Prevenção

Prevenir assim como na vida humana é a melhor forma de se evitar problemas mais difíceis de serem tratados, e o avanço nas pesquisas e na ciência veterinária tem conseguido levar nossos amados animais há uma vida mais longa e saudável além de conceder mais alegria ao dono e mais vida ao animal.

Seja Presente Na Vida De Seu Cão

Procurar estar presente na vida canina, que requer cuidados e tratos especiais, faz parte do dia a dia dos donos de animais domésticos, é uma verdadeira mudança de comportamento na vida cotidiana, pois muitos acidentes estão relacionados à falta e a diminuição da visão do cachorro que acaba não reconhecendo seu dono, principalmente à noite e num instinto de sobrevivência e defesa ataca de forma desprevenida.

Cuidados Com a Vida Ocular De Seu Cão

Cuidados com a saúde ocular dos cães não é luxo e nem “atitude de madame” que nada tem a fazer e com isso procura uma atividade que para muitos ainda é uma atitude de luxuria pura.

Os cuidados com nossos animais e com os olhos é de utilidade primordial para que este ao ficar mais idoso tenha a melhor condição de vida possível, pois a cegueira acomete muito mais os cães idosos que aos seres humanos.

Dicas Interessantes

Uma vida agradável e longa é o que todos esperamos, e aos nossos companheiros e amigos inseparáveis também querem isso para eles, mas como não podem se cuidar sozinhos, ou ir ao veterinário, nem marcar sequer uma consulta, depende completamente de nós e não podemos nos abster de ajudá-los e cuidá-los.

Prevenção tanto na vida humana como canina, é a palavra de ordem, e para isso o premio é uma melhor condição de vida e convivência alonga nossos dias, nos dá mais disposição e satisfação, e a prevenção e cuidados médicos com os olhos tanto dos homens como dos cães devem fazer parte do cotidiano.

A Importância Da Visão

A visão é um dos sentidos que mais utilizamos durante toda nossa vida, e a canina não é diferente da nossa, e até doenças, como conjuntivite, glaucoma acabam acometendo os animais em questão, e para se evitar isto somente através de cuidados e prevenção sempre.

Quando Devem Começar Os Cuidados

Os cuidados com os olhos dos cães devem começar deste seu tempo de filhote, e nunca deve ser deixado de lado, assim como outros cuidados que temos diariamente com estes, tais como limpeza, toza, higienização dos ambientes, etc.

Hábitos e Atitudes Importantes

Muitas doenças acometem os seres humanos e os animais, por causa da má alimentação, ou uma alimentação inadequada, ou por falta de higiene mesmo, que trazem fungos e bactérias ao ambiente e estes causam males e doenças típicas da falta de cuidado e trato.

O importante é mudança de hábitos se deseja ter um cão como companheiro, tratá-lo com o devido cuidado e respeito e saber que o maior responsável pela sua saúde e longevidade na vida é exatamente o proprietário do cachorro. Tendo esta consciência com certeza o cão terá uma vida mais saudável.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *