Cuidados Com a Cadela Prenha

  1. Forneça abundância de descanso. Deixe descansando o quanto precisar. Gravidez pode ser desgastante.
  2. Tente alimentar um pouco mais do que o normal porque ela vai ter que gerar alimentos aos filhotes!
  3. Evite o contato com quaisquer outros cães, especialmente do sexo masculino.
  4. Forneça lugar confortável para dar à luz, tal como grande caixa de papelão com almofada na parte inferior e jornal.
  5. Quando for dar a luz procure ficar com ela e confortar.  Necessário estar disponível para o caso de surgir alguma complicação!
  6. Faça consultas veterinárias e check-up sobre a gravidez.
  7. A cadela vai precisar de cálcio extra, enquanto lactantes e queijo cottage sem gordura é saudável e gostoso.
  8. Forneça água agradável, limpa e com abundância.
  9. Escove e limpe os olhos e ouvidos de maneira diária, duas vezes por semana. Escove os dentes pelo menos duas vezes semanais e tenha a certeza está livre de parasitas.
  10. A maioria das cadelas adora: Cenouras, maçãs, bananas, uvas, mamão, brócolis, manga, melão, mel de melão de orvalho, espinafre, alface, entre outros alimentos! Certifique não alimentar com chocolate ou uvas para não ficar com o cão doente.

Alimento e Cadelas Prenhas

Não alimente com alimentos ricos em cálcio durante a gravidez. Em seguida, após os filhotes nascerem, volte para comida de cachorro. Isso é necessário para que o útero se contraia de maneira adequada. Cálcio extra é dado apenas após os ilhotes nascerem e durante o parto ativo para ajudar com as contrações.

Detectando Cadela Prenha

Não dê nenhum medicamento sem a aprovação do veterinário. Na segunda semana de gestão a célula irá iniciar o processo que divindade a unidade em 64 partes. Nesta altura, os embriões entram no útero.

Na quarta semana o veterinário pode palpar (sentir) e possivelmente detectar a gravidez. Os fetos crescem a partir de 5-10 mm e 14-16 mm, os rostos tomam forma, olhos e medulas espinhais se desenvolvem.

Limitar As Atividades

Nesta fase, os embriões são suscetíveis às falhas. Substâncias tóxicas podem causar fenda palatina. O modo de herança para muitos defeitos congênitos e defeitos genéticos ainda é desconhecido. Especialistas indicam que a partir deste momento o trabalho deve ser limitado, visto que atividades como saltos e corridas estão proibidas. Para cães de companhia de pequeno porte se faz necessário reduzir um pouco a atividade, em especial na agilidade.

Desenvolvimento Do Feto: Dicas Cadela Prenha

Neste momento os fetos começam a se formar como os cães, com pés, bigodes e garras, todos em desenvolvimento. Ele menino e menina filhotes, os olhos que estavam abertos agora perto. Embriões são resistentes a problemas de desenvolvimento. A barragem vai começar a aumentar e o inchaço começa a ser perceptível.

Aumente os alimentos e comece a mudar ração de forma gradual. Alimente de manhã e à noite. Comece com pequeno lanche, almoço saudável, incluindo multivitamínico e ovo a cada dia para raças pequenas ou grandes.

Na sexta semana os filhotes se tornam coloridos, o pigmento da pele desenvolve e os mamilos das fêmeas escurecem e crescem. O parto deve ser acondicionado em área tranquila, deve ser incentivada a dormir no lugar.

Na sétima semana os filhotes continuam com o desenvolvimento. Aumente a comida. Tente fornecer dieta equilibrada, não apenas carne. No final da semana, dias 48 e 50 anos, volte à ração regular. É possível mudar de maneira gradual ao longo de alguns dias, mas é necessário limitar a ingestão de cálcio para o corpo.

Oitava semana. Os filhotes podem nascer a qualquer momento. O leite pode ser extraído a partir dos bocais, até o final da semana. Algumas barragens obtêm leite (colostro), já em 45 dias.

Vacinações: Cadelas Prenhas

A quantidade de imunidade dos cachorros tem a doença infecciosa relacionada com a imunidade das mães, passada para os filhotes através do primeiro leite ou colostro. Por este motivo se faz necessário ter as vacinas em dia.

Parasita De Controle

Traga amostra das fezes para o veterinário local para verificação parasita antes da reprodução do cão. Cadelas com vermes intestinais passam os mesmos para os filhotes. Alguns dos cães fazem isso de maneira negativa em exames de fezes, porque os parasitas são encistados nos músculos. Este fato pode acontecer com maior amplitude quando as espécies vivem em canis.

O controle de pulgas é importante uma vez que os filhotes nascem. Não aplique produtos químicos em recém-nascidos. Necessário pegar todas as pulgas de maneira manual ou com uma pinça e colocar os insetos em frasco de álcool.

As mães que amamentam necessitam ainda mais de nutrientes do que cães em crescimento. Nas primeiras seis semanas de gravidez a cadela não deve comer mais do que seu valor normal antes da gravidez. A partir da sexta semana coloque cerca trinta por cento adicionais.

Não se pode ignorar o fato de que os filhotes ficam pressionados contra os órgãos internos da mãe pode não ser capazes de comerem tanto de uma só vez, como antes da gravidez. Procure alimentar com pequenas refeições em vez de uma ou duas grandes.

Certifique de abundância de água limpa disponível em todos os momentos. Não há necessidade de dar vitamina ou suplemento mineral. Se o cão começa a perder peso, apesar de ser oferecido o alimento adicional, complemente a dieta com comida de cachorro enlatada, como da marca Pedigree, por exemplo.

Como a gravidez avança a gestante vai comer mais. Dê-lhe tudo o que ela deseja, a menos que tem tendência de engordar, como alguns labradores e outras raças de grande porte. Alguns cães experimentar falta de apetite e algo que se aproxima do “enjoo matinal” de três a quatro semanas da gravidez.

Se o estado no melhorar durante seis meses se faz necessário consultar o veterinário. A adição de cálcio à dieta da cadela pode aumentar a probabilidade de eclampsia ou febre do leite quando os filhotes nascem. Adicione suplemento de vitaminas.

O consumo de alimentos irá aumentar de maneira progressiva ao longo de 20 a 30 dias após o nascimento dos filhotes. No primeiro mês a mãe deve comer de duas ou quatro vezes a quantidade de comida que comia antes de engravidar.

Artigo Escrito por Renato Duarte Plantier

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Oi minha shitzu esta prenha. 32dias… e nao quer comer nenhum tipo de raçao ou comida,ela so quer cenoura,tomate,batata cru… nao sei mais o que fazer…. me indicarao dar vitagold e metacell ….. o vitagold estou dando desde o dia 11/10 0,5ml por dia …. e o metacell comecei hj 13/10.. oq faço? Continuo?

    Carla 14 de outubro de 2013 17:28
  • oi boa tarde minha cachorra ta gravida e nao qr comer nada nem carne o q faço?

    cristiane 13 de dezembro de 2013 13:40
  • olá gostaria se saber porque minha cadela pariu 10 dias antes do previsto, alguns nasceram vivos e outros mortos mas dois dias depois todos morrerão ?

    roberto 20 de fevereiro de 2014 10:06
  • minha cachora tem mais de 10 anos , pariu a 5 meses , depois de um mes parida o tubi dela ta meio aberto aprecendo a parte avermelhada pra fora que que eu faço ja dei varios remedios que mim ensinan

    joao carlos 13 de outubro de 2014 23:47
  • Dei remedio de verme a minha york e ela.estava no periodo do cio e acabou acasalando sera que pode trazer problemas no desenvolvimento dos filhotes ?

    Fabricia 22 de julho de 2015 21:01
  • Quero saber se eu posso dar remédio de vermi para minha vá dela prenha

    Israel lopes 17 de agosto de 2016 12:12

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *