Conto de Gatos

Os gatos são animais que despertam sentimentos diversos nas pessoas, há aqueles que os amam incondicionalmente e aqueles que não podem nem vê-los pela frente. Porém, não há como negar, seja de um time ou de outro, que os gatos têm algo de místico em seus hábitos felinos. Muitos escritores se deixaram encantar por essas características e usaram os bichanos de inspiração para escrever histórias. Vamos conhecer alguns deles?

Conto de Gatos

Conto de Gatos

Contos de Gatos – Principais Escritores Inspirados por Gatos

Truman Capote

Autor de ‘Bonequinha de Luxo’ e ‘A Sangue Frio’, Capote, era reconhecidamente um escritor apaixonado por gatos. Podemos identificar esse sentimento no gato sem nome que acompanha a personagem Holly, a dita bonequinha de luxo. O fato do gato não ter um nome nos diz muito sobre ela precisa de um norte em sua vida, pois somente com alguma segurança poderá dar um nome ao bichano e construir seu lar.

Charles Bukowski

Um dos principais nomes da poesia e da literatura do século passado, Bukowski, se consagrou por escrever sobre temas comuns do dia a dia com foco nas classes mais baixas. O autor que tem entre sua vasta produção o poema ‘My Cats’ em homenagem aos bichanos sempre dizia que a melhor forma de prolongar a vida é conviver com gatos.

Charles Perrault

O francês considerado como o ‘Pai da literatura infantil’ foi o responsável por dar contornos mais bem acabados às histórias classificadas como contos de fada. Um dos seus contos mais famosos, ‘O Gato de Botas, tem como personagem central o esperto gato que ao calçar suas botas ajuda seu dono a conquistar a mão de uma bela princesa em casamento.

William S. Burroughs

Um escritor bastante polêmico, a sua principal obra ‘Almoço Nu’, passou por um processo judicial pelo fato de que os Estados Unidos tinha leis bastante severas a respeito de sodomia na época do seu lançamento. Apesar de tratar de temas tão pesados em suas obras, Burroughs, também deixava espaço para manifestar seu amor pelos gatos como em seu livro ‘The Inside Cat’ em que fala a respeito dos seus amigos de quatro patas.

Edgar Allan Poe

Certa vez Poe disse que gostaria de conseguir escrever algo que fosse tão misterioso quanto é um gato. Um dos contos mais famosos (e também mais assustadores) do escritor é ‘O Gato Preto’ que conta a história de um dono que amava seu gato, mas num acesso de fúria e bebida assassina o bichano tirando-lhe um dos olhos e lhe enforcando. A culpa passa a corroê-lo levando-o a cometer atos impensados e a viver experiências inexplicáveis.

Julio Cortázar

Com o status de ‘mestre moderno do conto’, Julio Cortázar entrou para a história como um dos principais nomes da leva de escritores latino-americanos que conquistaram o mundo como Jorge Luis Borges e Gabriel Garcia Márquez. No seu livro ‘A volta ao dia em oitenta mundos’ ele cita amplamente o seu gato chamado Theodor W. Adorno.

Neil Gaiman

Um dos grandes nomes da literatura pop, Neil Gaiman, se consagrou como o autor do clássico ‘Sandman’. Na sua lista de grandes histórias estão ainda ‘Coraline’, ‘Filhos de Anansi’ e ‘Deuses Americanos’. Durante toda a vida Gaiman viveu cercado pelos gatos e quem gosta dos bichanos pode conferir algumas histórias do escritor com seus amigos de quatro patas em seu blog pessoal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *