Melhor Amigo do Gato

Muitos se valem da máxima de que os cães são os melhores amigos do homem, mas será que os gatos nunca poderão se equivaler como companheiros dos humanos? A seguir vamos explanar um pouco mais sobre a relação do homem com os gatos. Um animal polêmico quando se trata de animais domésticos.

Relação Inter-Humana

Por mais surpreendente que pareça pesquisadores descobriram que a relação do homem com os gatos pode estar mais próxima de uma relação inter-humana do que se pensava. Um estudo realizado pela Universidade de Viena descobriu que a ligação entre gatos e seus donos depende de forma direta da personalidade, idade e sexo de ambos além dos sentimentos mais pontuais e do tempo de convivência que eles têm. Essas características também são essenciais nos relacionamentos de seres humanos.

Amizade de Gato

A pesquisa teve como base a observação da relação de 39 donos e seus gatos. Os pesquisadores avaliaram diferentes tipos de amizades entre homens e fatos, mulheres e gatas, mulheres e fatos e homens e gatas. Em grande parte desses casos os gatos passavam um bom tempo dentro de casa e eram vistos como parte da família.

Durante a pesquisa os cientistas perceberam que a relação que existe entre os gatos e seus donos tem como base um certo jogo de interesses. A relação é complexa e são dadas contribuições emocionais dos dois lados. Uma forma simples de entender é a seguinte quando o dono faz carinho no seu gato porque ele pediu terá facilidade para ser retribuído. O gato encontrará uma forma de recompensar o seu dono mais tarde por esse carinho.

Humor e Personalidade

A maneira como o gato reage tem forte ligação com o humor e a personalidade do dono. Os gatos sentem as mudanças de humor dos seus donos e de acordo com isso se aproximam ou se afastam. O mais curioso é perceber que essa forma de agir se dá somente com o dono. Pode até não parecer, mas os gatos reagem de maneiras diferentes com estranhos.

Os resultados da pesquisa ainda indicaram que os gatos se dão melhor com as mulheres. Os pesquisadores observaram que nos relacionamentos de gatos e mulheres os bichanos tendem a iniciar o contato físico enquanto que nos relacionamentos de gatos e homens é mais difícil que eles deem o primeiro passo.

Pessoas Complicadas

Nos relacionamentos de gatos e donos neuróticos se observou que os gatos tendem a se manter mais distantes. O bichano entende que aquela pessoa lhe provê alimento, mas não o respeita necessariamente. Além disso, também tem influência na relação entre gatos e homens a idade e a personalidade do gato.

Diferentes Gatos

Os pesquisadores se deram conta de que esse comportamento não é igual no caso de gatos que foram criados mais livres como em casas que tem jardim, por exemplo, e que tem mais tempo longe dos donos. Especificamente nesses casos os pesquisadores não observaram o fator humor do dono como algo que tem influência na relação entre dono e gato.

Contudo, até mesmo nesses casos os especialistas tem certeza de que existe algum tipo de interação entre o dono e o gato. Essa relação somente foi verificada antes entre seres humanos o que nos faz concluir que existe sim um relacionamento diferenciado entre o homem e os bichanos.Gatos – Animais Independentes

A principal característica dos gatos é a independência, um gato se basta e diferente de um cão não tenta de todas as formas agradar o seu dono em busca de carinho. Tantas pessoas declaram não gostar de gatos pelo fato de que preferem um bicho submisso, que lhes suplique, que lhes tema, lhes obedeça enfim aja diferente de um gato.

Talvez a grande resistência que as pessoas tem aos gatos aconteça pelo fato de que nem todo mundo os entende completamente. Para os gatos a relação com o dono é de afeto e independência. Somente pelo fato de não ceder ao homem o gato é visto como um animal egoísta e indigno de ser amado. Os gatos não são menos afetuosos que os cães, apenas tem uma relação com base mais sólida na sua independência. Um gato não cria laços afetivos somente porque a pessoa lhe alimenta.

Relação de Igual Para Igual

Em geral os gatos costumam devolver ao homem a relação que recebem dele. Dessa forma se você trata bem o seu gato, com carinho e respeito, é bem provável que ele lhe devolva essa relação. O gato não pede nada para quem não quer lhe dar nada, um animal que pode viver por si mesmo e usa essa independência como o seu guia para relações.

Um gato não pede amor, ele sente que a pessoa lhe ama e então devolve esse amor, contudo, um gato não irá suplicar amor. Quando sente que é amado o gato pode se tornar mais afetuoso com o dono. Os gatos não dependem do amor dos donos, eles se bastam.

Carinho

Animais sábios, os gatos, sabem quando uma pessoa dedica um carinho ou então deseja lhes fazer algum tipo de agressão. A relação com um gato é algo que se dá de maneira oculta e diferenciada. Os gatos depois que passam a confiar no seu dono sobem no seu colo, aceitam carinho e demonstram o que de mais verdadeiro tem para dar.

A partir do momento que o gato aceita o carinho e devolve esse carinho o dono pode se sentir honrado uma vez que passou pelo crivo do bichano. Podemos até dizer que o homem não sabe enxergar a natureza do gato, mas o gato sabe enxergar a natureza do homem. Quando o ambiente está carregado de energias negativas o gato sente e então se afasta.

Afastamento

Quando o gato sente que não é bem quisto ele tende a se afastar e nesse ponto que as pessoas entendem que o bichano não é carinhoso como um cão que tentaria de todas as formas conquistar o amor do dono. O gato apenas amará o dono que lhe amar, para ser amado pelo gato é necessário amá-lo em primeiro lugar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Felinos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *