Foca da Groenlândia

A foca da Groenlândia, em inglês, Harp Seal tem o nome científico um pouco complicadinho, para variar, se chama Pagophilus Groenlandicus. Pertence a classe Mammalia da ordem dos carnívoros e cuja subordem é Caniformia.

Foca da Groenlândia

Foca da Groenlândia

A foca da Groenlândia faz parte da família do Phocidae.

Características Da Foca Da Groenlândia

O tamanho médio da foca da Groenlândia varia entre um metro e meio e dois de comprimento e não tem diferença se é um macho ou uma fêmea. Já o peso, também para ambos, gira sempre em torno de 130 quilos.

As focas dessa espécie vivem entre 30 a 35 anos e a principal carcaterística que distingue o macho é uma grande mancha que tem forma de harpa em cima do dorso, que pode ser preta ou marrom.

Essa espécie de foca não é encontrada em todas as regiões, elas podem ser vistas somente na parte norte do Oceano Atlântico e no Ártico.

Falando Da Reprodução Da Foca Da Groenlândia

A idade sexual de uma foca da Groenlândia é entre os 4 e 6 anos de idade. É neste período que elas estão maduras sexualmente falando.

É então, que os machos começam a cortejar as fêmeas e fazem isso de vários modos: assoando bolhas, chamando, fazendo “manobras”(gestos) e por fim, vão à luta, perseguindo as focas fêmeas pelo gelo.

No início da primavera é quando nascem os filhotes de focas. A gestação da fêmea dura exatos 11 meses e nasce somente um único bebê foca. Esse filhote passa vários dias sem fazer absolutamente nada, mama e dorme.

Os filhotes de focas normalmente têm a medida que varia entre 80 a 85 centímetros de comprimento e o peso não ultrapassa 11 quilos e é no mínimo 10 quilos, uma pequena variação.

Quando nascem, os filhotes de foca da Groenlândia possuem a pele amarela que vai mudando de cor ao longo do tempo, e entre 2 e 5 semanas, ela fica branca. Depois essa pele vai modificando e vai surgindo um prateado-cinza, uma espécie de um casaco. Além disso, a nova coloração apresenta manchas irregulares e escuras.

Alimentação e Predadores da Foca da Groenlândia

A foca da Groenlândia come bem e várias coisas diferentes, a maior parte peixes, um dos seus preferidos é o capelin e ainda o bacalhau do Ártico e o polar. Mas, também entram na dieta desse tipo de foca o arenque, o hipoglosso, o sculpin, o plaice e redfish. Como não é só de peixe que vive a foca da Groenlândia, ela gosta de camarões, carabineiros e vários outros tipos de crustáceos.

Na hora que precisa comer a foca da Groenlândia mergulha 100 metros nas profundezas do mar e fica observando os outros seres vivos, aqueles que vão até 275 metros de profundidade. Assim, ela decide qual será o seu almoço.

Ela come os peixes e crustáceos e deve preocupar-se em fugir da orca, do urso-branco e dos tubarões. Todos os três fazem parte da lista de predadores que “consomem” a foca da Groenlândia.

As morsas também atacam principalmente os filhotes, mas não poupam as fêmeas, só deixando devorar as focas macho.

As Longas “Viagens” das Focas da Groenlândia

As focas da Groenlândia são consideradas migratórias em larga escala, isto é, elas viajam muito e para muito longe, chegando a fazer dois mil e quinhentos quilômetros. Outra característica dessa espécie é o fato de serem gregárias, isto é, elas se juntam para somente depois seguir viagem e também por conta da procriação, que acontece entre os meses de fevereiro e março.

Depois de se reunirem e da procriação, elas se mudam e se separaram para ir em busca de alimentos, principalmente, no momento em que as temperaturas são mais mornas. Não é muito raro ouvirmos falar que as focas da Groenlândia estão sendo caçadas. Na verdade, a caça é feita a várias espécies, mas no caso dessa, é mais intensa. O que chama a atenção dos caçadores é a pele que é branco-dourada dos filhotes. Por conta disso, todos os anos, a caça faz milhares de filhotes de foca vítimas para retirada da pele.

De todas as espécies de foca, a que mais consegue escapar da caça é justamente a da Groenlândia. Por isso, enquanto muitas outras espécies estão consideradas quase extintas, a da Groenlândia , calcula-se tenha pelo menos 5 milhões espalhadas.

É uma espécie de foca que não fica em terra firme, para encontrá-las é preciso ir ao Atlântico Norte e no oceano Ártico, onde vivem em colônias bem grandes. Elas ficam lá em bordas da banquisa de gelo. Quando querem respirar fazem um buraco no gelo, que também serve para elas saírem em busca de alimentos e para entrar na água.

Sobre as Focas em Geral

Falando das focas, em geral, elas são mamíferos e fazem parte da família focídeos, que está dentro da família pinípedes, isto é, que se adequam a vida no mar. A caracteristica principal do corpo em relação a forma é hidrodinâmico, como se fosse um torpedo e possui os membros da parte de trás com formato de nadadeira e tem também os da frente.

As focas não posseum orelhas e por isso, é fácil perceber que não se trata de leões-marinhos, a principal diferença entre eles. Elas são ótimas na hora de nada, porém, não tem muito jeito quando estão em terra firme, por isso, acabam se tornando fáceis para os caçadores e para os urso-polares.

A foca fêmea mãe é carnívora gosta de cefalópodes e de peixes. Falando de tamanho, em média, elas chegam a um metro e setenta de comprimento e o peso pode variar entre 80 a 100 quilos, dependendo da espécie. Porém todas, tem a reprodução no mesmo período, entre os meses de fevereiro e maio.

As orelhas que não conseguimos ver pelo lado de fora, existem, porém, na parte interna e pouco pelo se vê no corpo delas, mas, o que elas têm são curtos e bem grossos. A cor é sempre a mesma ou cinza ou marrom.

Quando estão no fundo da água procurando comida, as focas fecham as narinas. Sobre os filhotes, em geral, na maioria as espécies, eles só começam a nadar sozinho quando alcançam 6 meses de idade. E as que vivem mais tempo, podem chegar a 50 anos de vida.

O nome da foca é originário do greco phóke, em latino, phoca.

A Foca da Groenlândia é um mamífero aquático que vive nas águas frias da Groenlândia. Apresentam características semelhantes tanto no macho como na fêmea, que é um tamanho máximo de dois metros e peso máximo de 130 kg. São alimentos favoritos de algumas outras espécies que vivem nessas regiões geladas como urso polar, morsa, leão-marinho, orcas e tubarões.

Alimenta-se de diversas espécies de peixes e alguns crustáceos também que são buscados a uma profundidade de 100 metros.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *