Animais: Lesmas
As lesmas são animais da classe dos Gastropodas, da ordem Pulmonata e da sub ordem Stylommatophora. Elas fazem parte do grupo dos moluscos gastrópodes, por isso elas andam sobre o seu próprio abdômen e tem a respiração do tipo cutânea, uma de suas maiores características individuais, que é responsável por diferencia-los dos outros gastrópodes é a ausência de uma concha em seu corpo, como é o caso por exemplo, dos caracóis, que por sua vez possuem essa concha externa ao corpo e proeminente. As lesmas têm uma composição corporal que é até considerada bem simples, já que seus corpos têm dois pares de tentáculos, sendo dois deles tentáculos óticos e dois deles tentáculos sensoriais, o seu corpo basicamente se trata de três partes diferentes, são elas os seus pés, a sua cabeça e também o seu manto (que é como é chamado a parte do meio, a parte mais central do seu corpo).
Uma das características das lesmas é que elas precisam de lugares mais úmidos para viver, uma vez que são bem sensíveis aos fatores de desidratação, podendo não resistir a condições de muita seca e baixa umidade. Outra característica também nessa linha, é o fato de que as lesmas muitas vezes são também sensíveis a luz, todo tipo de luz, mas principalmente aos raios solares, não são todas as espécies que tem essa característica, mas muitas delas têm. Outro ponto curioso sobre esses animais é que elas são hermafroditas, ou seja, isso quer dizer que elas possuem as células sexuais tanto do sexo feminino, quanto do sexo masculino, essas células são mais conhecidas por gameta feminino e gameta masculino, sendo assim a lesma não precisa encontrar parceiros para se reproduzir, ela mesma é capaz de fazer a sua própria reprodução sozinha, devido a sua condição de hermafrodita, o período em que esse animal demora para atingir a sua fase de maturidade sexual é normalmente de no máximos uns 3 anos.
Alimentação das Lesmas
A sua alimentação consiste muito de plantas, vegetais, folhas em geral, e ela não tem restrições a uma ou outra espécie de plantas e vegetais, ela consome a grande maioria delas sem nenhum tipo de restrição, por esse motivo as lesmas podem ser vistas em jardins, em culturas e cultivos de várias espécies diferentes, muitas vezes até mesmo se tornando um problema para os seus cultivadores e agricultores, esse é um dos motivos pelo qual muitas as lesmas são tratadas como pragas quando estamos falando sobre plantas. Há alguns pontos a se considerar aqui, uma vez que o ser humano está cada vez mais invadindo áreas naturais e ocupando espaços que antes eram de mata nativa, obviamente que os animais que em tempos passados estavam mais restritos à natureza, podem acabar vindo ocupar os espaços urbanos, que é o caso que vem acontecendo com as lesmas, outro ponto também é o desequilíbrio que se causa a usar táticas para matar as lesmas, principalmente quando se aposta nos agrotóxicos, o que consequentemente que podem contaminar todos os alimentos e causar problemas seríssimos de acumulação de materiais tóxicos no corpo humano a longo prazo, gerando muitos tipos de enfermidades graves.
Especificidades das Lesmas e Informações sobre Elas
As lesmas são principalmente animais noturnos, essa sua característica se deve a sua sensibilidade a luz, com isso ao longo do tempo as espécies foram se adaptando para desenvolverem hábitos noturnos e assim não serem prejudicadas devido a sua foto sensibilidade, mas não pense que durante o dia ela não pode estar sobre o seu quintal não, porque ela pode estar sim, no entanto, provavelmente estará alocada em alguns cantos escuros do seu jardim ou então embaixo da terra, onde praticamente não há incidência dos raios solares, o difícil é acha-la durante o dia, já que esse animal se esconde muito bem, não de você, mas da luz.
Lesmas Noturnas
Para encontrar lesmas você precisará fazer essa busca durante a noite, principalmente nos dias que estiveram com um clima mais chuvoso, lembra que falamos acima que as lesmas amam lugares úmidos? Então, quando mais úmido estiver o dia, maior será a probabilidade de se encontrar uma lesma. Além disso, o seu rastro também é muito especifico, já que normalmente elas deixam um rastro de “meleca”, ou seja, de um material gosmento pelos lugares por onde passam. Uma indicação para achar esses animais é procurar diretamente nos locais mais escuros e onde aparente ser também mais úmido no seu quintal. Se caso houverem lesmas na sua casa, é preciso que você chame uma empresa que faça dedetização, pois eles vão saber como lidar com a situação da maneira mais correta possível, além do que as lesmas podem ser transmissoras de doenças aos seres humanos e por isso é importante não tocar nela, para não correr nenhum tipo de risco.
Alimentação da Lesma
Apesar das lesmas se alimentarem de plantas e vegetais, tem alguns tipos de produtos que são consumidos pelos seres humanos que também são capazes de atrair as lesmas, são eles a cerveja e o leite, que muitas vezes são usados para montar armadilhas para esses animais, tal como as hortaliças também podem ser usadas para esse fim, principalmente quando elas estão ainda um pouco úmidas. Lembrando que não são todos os casos que necessitam de uma eliminação mais drástica de lesmas, muitas vezes elas até mesmo ajudam na manutenção da saúde da terra onde estão vivendo, afinal, elas cavam buracos e contribuem com as estruturas dos solos, com a manutenção da vida microbiana do local, entre outros. Há maneiras de eliminar esses animais que podem ser muito cruéis, indicamos que se você for definitivamente eliminá-los, que opte por métodos que causem menos sofrimento ao animal, já que não existe a menor necessidade disso.
No mais, é muito melhor prevenir do que remediar, cuidar da sua casa, do seu jardim, da sua horta e da sua agricultura de forma preventiva é realmente muito melhor para a natureza, assim como também evita qualquer tipo de geração grandes problemas no futuro, no caso de você trabalhar com os vegetais que estão sendo atacados ou então no caso de você criar plantas ornamentais que precisam necessariamente manter a sua beleza, o mais indicado é dedetizar antes de qualquer tipo de infestação do animal, não espere ele aparecer e fazer morada no seu local (casa, trabalho fazenda, etc.), o que vale aqui é aquele famoso ditado, é muito melhor prevenir do que remediar.