Canguru-Cinzento

A denominação canguru é genérica para mamíferos marsupiais que fazem parte de quatro espécies do gênero Macropus da família Macropodidae que também conta com os wallabees. Dentre as principais características dos cangurus estão as patas traseiras que são bem desenvolvidas e também o fato de as fêmeas terem uma bolsa (o marsúpio) para carregar o filhote até que ele esteja desenvolvido. Esse animal é o símbolo da Austrália e se caracteriza por caminhar aos pulos.

A Distribuição do Canguru-Cinza

O Canguru-Cinza é um animal que pode ser encontrado em grande parte do território da Austrália. Uma curiosidade é que esse canguru não gostar do deserto como o canguru vermelho. Os espécimes cinzentos preferem as áreas de floresta que ficam na parte oriental da Austrália e também na Tasmânia. Exatamente devido a isso são também chamados de Canguru Oriental.

A espécie começou a invadir os centros urbanos devido as secas intensas que tem castigado o território australiano e também por causa de incêndios que tem destruído as florestas. Esses animais tem se alimentado de jardins públicos, locais em que sempre encontram algo para comer.

Alimentação dos Cangurus-Cinzentos

Esses animais têm a sua alimentação baseada em plantas e folhas de árvores, dessa forma são herbívoros. Podem se deslocar por grandes distâncias na procura de alimento e em muitos casos chegam até mesmo a escavar o chão para remover as raízes da terra.

Conservação dos Cangurus-Cinzentos

Trata-se de uma espécie que não está ameaçada de desaparecimento de maneira que não conta com nenhum estatuto de conservação particular. A quantidade de animais da espécie aumentou de maneira considerável com o passar do tempo dentre outros motivos pelo fato de sua caça ter sido proibida e com a redução de espécimes de dingos que é o seu principal predador.

Reprodução dos Cangurus-Cinzentos

As fêmeas atingem a sua maturidade sexual em torno dos 15 meses e os machos chegam a essa fase em torno dos 20 meses. A reprodução dos marsupiais (mamíferos embrionários) é bastante diferente da reprodução dos mamíferos placentários. Esse processo acontece em duas fases distintas.

Na primeira fase a gestação se dá no útero da fêmea, espaço em que existe um tipo de membrana que torna possível que o filhote se alimente dos nutrientes da mãe. A segunda fase acontece depois de um período de 30 a 35 dias em que o filhote – que ainda se encontra em estado embrionário bastante primário – sai do útero de sua mãe e vai subindo com a ajuda dos pelos dela até chegar a sua bolsa marsupial que é onde vai completar o seu desenvolvimento.

Nessa fase o filhote fica agarrado a um dos mamilos da fêmea e se alimenta do leite dela, esse período leva em torno de um ano. O filhote então passa a entrar e sair da bolsa marsupial para ir atrás de alimentos, após um pequeno período de tempo ele começa a acompanhar a sua mãe nas viagens terrestres usando a bolsa somente enquanto ainda cabe dentro dela e se se sente ameaçado.

O Tamanho dos Cangurus-Cinzentos

Um espécime de canguru-cinzento macho chega a uma altura de 1,60 m e as fêmeas em geral não tem mais de 1,50 m. Esses animais podem pesar até 70 kg e contam com patas traseiras bem maiores que as suas patas dianteiras. Isso faz com que esses animais possam se deslocar numa velocidade bastante grande no decorrer de longas distâncias. Os cangurus-cinzentos ainda podem saltar mais de 5 metros e atingir velocidades de mais de 50 km/h.

A Vida de Cangurus-Cinzentos

Os espécimes que vivem na natureza tem uma vida média de 18 anos, aqueles que são criados em cativeiros podem viver por mais de 20 anos de idade. O principal risco para os animais livres que vivem em zonas urbanas é ser atropelados ou então atingidos por um tiro disparado por fazendeiros ou moradores.

Informações Sobre Cangurus

O Nome Canguru

O nome canguru vem de um idioma da Austrália e significa “não sei”.

O Habitat dos Cangurus

Durante a Era Secundária esses animais viviam em grande quantidade na Eurásia, contudo, hoje o seu habitat está restrito a Austrália (Oceania) e nos locais do entorno. São descendentes de animais mamíferos bastante antigos. Um canguru pode correr numa velocidade que fica entre 20 e 30 km/h.

Animais em Grupo

Os cangurus são animais que vivem divididos em diferentes grupos. O primeiro grupo que podemos identificar é aquele dos cangurus grandes em que estão o canguru-cinzento (também chamado de canguru-gigante) e o canguru vermelho. Essas duas espécies são as mais conhecidas e também as que atingem maior tamanho.

Ainda nesse grupo estão os walabis (ualabis) que são animais coloridos e menores e por fim o grupo dos cangurus arborícolas que são animais de porte robusto e que tem caudas alongadas com patas dianteiras e traseiras de um tamanho semelhante. O segundo grupo de cangurus conta com os ratos-canguru ou ainda conhecidos como potorus que são animais pequenos e que tem semelhança com ratos.

O terceiro e último grupo de cangurus é aquele em há uma única espécie que o é rato-almiscarado-marsupial. Um animal que tem porte pequeno e que também se assemelha a um rato tendo uma cauda composta de escamas e que não tem pelos. Todos são animais muito interessantes.

Cangurus – Características

Dentre as espécies maiores o macho chega a uma altura de 1,5 metros e em grande parte dos casos a fêmea tem estatura menor. Os animais que fazem parte dessa espécie se destacam por contarem com uma bolsa marsupial aberta localizada na parte da frente. Dentro dessa bolsa estão quatro tetas sendo que destas duas dão sempre leite.

São animais que contam com orelhas móveis e de tamanho destacado. Suas patas posteriores são bastante longas e robustas, já as patas das extremidades anteriores são curtas. A sua cauda é grande e conta com muitos músculos, em geral esse animal usa essa cauda como seu apoio durante as suas caminhadas e para sentar ou ainda como um instrumento que lhe confere equilíbrio enquanto salta.

Presentes na Austrália, o canguru-cinzento é também conhecido como canguru-oriental, por ser encontrado na parte oriental da Austrália. Eles de alimentam de folhas de árvores e diversas plantas, vivendo por cerca de 18 anos. São mamíferos grandes, chegando a pesar 70kg com até 1,8 metros de altura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Grandes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *