Classificação da Zebra, Família, Comprimento e Peso

As Zebras

As zebras são um grupo parafilético de animais mamíferos. Um grupo parafilético inclui seres vivos com um ancestral comum mais próximo, mas não inclui todos os descendentes deste ancestral. No caso das Zebras, o grupo inclui 4 espécies (uma já extinta) de animais pertencentes ao gênero Equus (e à família dos Equídeos); neste gênero também estão inclusas as espécies do cavalo e do jumento.

O gênero Equus inclui as espécies de zebras, que são Equus zebra, Equus grevyi, Equus quagga (extinta) e Equus burchellii. Além disso, a Equus caballus, Equus asinus, Equus hemionus e Equus kiang.

Distribuição

Estes animais, exceto as zebras, foram domesticados pelos humanos e, por isso, podem viver em praticamente todos os habitats, já que se alimentam de pastagem (que pode ser plantada) e aceitam diferentes temperaturas ambientais. Mas as Zebras se restringem ao continente Africano pois elas não foram domesticadas e as espécies são selvagens, ainda vivendo em seu habitat nativo. Naturalmente ocupam pradarias, savanas, cadeias montanhosas e pastagens temperadas e tropicais. Dependem de um habitat que inclui pastagens, com grandes faixas de gramíneas.

A Zebra de Burchelli pode ser encontrada no sudeste africano, principalmente na região do Quênia e na Tanzânia. A Zebra de Grevyi vive na África oriental. Equus quagga foi considerada extinta em 1883 mas viveu no sul da África. Por último, a Zebra da montanha (Equus zebra), que é encontrada normalmente na Montanha do Cabo, nas Montanhas Kamanassie e no sul e sudoeste africano.

Características

A cabeça das zebras são grandes e alongadas, com os olhos voltados para os lados, o que caracteriza bastante os animais do gênero Equus. As patas possuem dedos ímpares com cascos ovais. A dentição é característica de animais herbívoros. Elas possuem tufos de pelos apenas no fim das caudas, diferentemente dos cavalos. Mas a principal característica física das zebras são a pelagem, que são listradas em branco e preto.

Assim como todos os mamíferos, são endotérmicos, possuem simetria bilateral, reprodução sexuada com desenvolvimento interno em placenta e amamentam filhotes por glândulas mamárias. Há um pequeno dimorfismo sexual, o que significa que há diferença física entre machos e fêmeas além do órgão sexual; os machos são ligeiramente maiores e mais pesados do que as fêmeas.

Uma zebra adulta pode pesar até 200 Kg de massa corporal. O tamanho de um adulto varia de 2 a 2,3 metros de comprimento e de 1,4 a 1,6 metros de altura. A coloração da pelagem é listrada em marrom escuro (não preta, apesar de ser chamada assim) e branca.

As Zebras São Brancas Com Listas Pretas Ou Pretas Com Listras Brancas?

A típica coloração da pelagem das zebras foram selecionadas pela evolução por um motivo muito especial. Quando você está andando na rua com uma roupa estampada em animal print de zebra, facilmente você será visto, entretanto, nas zebras, a pelagem é uma ótima forma de fugir dos predadores. Como isto funciona? Os biólogos acreditam que, por viverem em rebanhos, elas estão sempre juntas e isto faz com que os predadores se confundam ao tentar capturar apenas um indivíduo, porque as listras causam uma ilusão de ótica nos leões (os principais predadores).

Mas, assim como o motivo da pelagem das zebras ser algo muito difícil de descobrir, os mistérios genéticos por trás dessa coloração também não foram totalmente desvendados. Entretanto, sabe-se que nenhuma zebra possui o padrão de cores igual a outra, ou seja, as listras são como a impressão digital da zebra, assim como as ranhuras nos dedos dos humanos.

Duas Zebras Brincando

Duas Zebras Brincando

Vamos ao que interessa, as zebras são, afinal de contas, pretas com listras brancas? Ou o contrário? De acordo com os biólogos Gilbert Scott e Susan Singer, elas são pretas com listras brancas por dois motivos. Primeiro porque existiu uma espécie de zebra que já foi extinta, que possuía apenas metade do corpo com o padrão listrado e o resto era todo negro. Segundo porque, de acordo com o argumento geográfico, na África a cor negra ajudaria a proteger os bichos dos raios solares e, assim como os humanos, os indivíduos com coloração negra seriam mais adaptados a viverem neste ambiente com alta incidência de luz solar.

Outro argumento que sustenta que elas são pretas com listras brancas são evidências embriológicas, que mostram que a cor de fundo do animal é preto e as cores brancas são adições.

Mas, de acordo com o biólogo Guilherme Domenichelli, as zebras são brancas com listras pretas pois claramente a barriga da zebra de grevyi é branca e não possui listras, elas se iniciam no dorso do animal.

Zebra de Grevyi

Zebra de Grevyi

Em suma, a resposta depende de que qual vertente você quer se apoiar para responder a esta pergunta, seja ela a evolutiva, a embriológica, a genética ou qualquer outra. Mas, apenas observando a coloração das zebras, por mais leigo que você seja, claramente elas são brancas com listras pretas, já que o ventre é inteiro branco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Mamíferos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *