A Otária é um mamífero aquático que vive no Oceano Pacífico. Pode pesar até 260 kg (macho) ou 250 kg (fêmea) e ter um comprimento variando entre 1,70 metros e 2,5 metros. Diferente de suas ‘primas’ focas possui duas camadas de pelos. A mais interna, é impermeável ocupando aproximadamente 54.000 pelos por centímetros quadrado.
A mais externa, é uma densa camada que a protege de temperaturas baixas e também são impermeáveis. Sua dieta é noturna, alimentando-se de peixes e polvos que são engolidos em pedaços grandes ao invés de serem triturados pelos seus dentes. Vamos conhecer mais sobre a Otária?
Otária: Conheça Mais Sobre Esse Animal Aquático
Para quem ficou curioso a respeito desse animal aquático vamos apresentar alguns dados interessantes a seu respeito abaixo.
A Família Otariidae
São chamados de Otariídeos ou otárias, lobos-marinhos (subfamília Arctocephalinae) e leões-marinhos (subfamília Otariinae), que fazem parte da família Otariidae. Os animais componentes dessa família se caracterizam por serem mamíferos carnívoros e pinípedes. Uma das características que os diferenciam das focas é que suas orelhas são pequeninas, isso porque não tem as chamadas orelhas externas.
Membros Posteriores Bem Desenvolvidos
Outro ponto que os distanciam das focas é ter mais facilidade para caminhar na terra porque seus membros posteriores são mais bem desenvolvidos. Esses membros estão direcionados para frente oferecendo dessa forma mais mobilidade em ambientes terrestres. As focas têm seus membros traseiros inadequados para a locomoção em terra porque são atrofiados.
Falsas Focas?
Outro nome popular pelo qual a Otária pode ser conhecida é falsa foca, pois sua aparência lembra a de uma foca, mas com diferenças bastante pronunciadas. Há quem chame esses animais de focas orelhudas.
Habitat
As Otárias podem ser encontradas em habitats como praias rochosas ou costões.
Número Circense
As otárias são vistas com alguma frequência realizando números em circos como os de equilibrismo e malabarismo. O fato de conseguir se apoiar nas patas posteriores torna esse animal bastante gracioso para a realização desse tipo de truque.
Nadadora
Um animal que possui excelente habilidade para natação e facilidade para empreender a caça de peixes e lulas.
Reprodução de Otárias
Um único macho pode ter um harém de até 30 fêmeas por ciclo reprodutivo, nessa fase o macho se torna um feroz protetor do seu território na praia. Algo interessante é que mesmo nesse sistema de formação de grupos de fêmeas para um mesmo macho cabe a elas escolherem com quem desejam se reproduzir.
O acasalamento propriamente dito acontece dentro da água e depois de passar por uma gestação de 10 meses finalmente a otária dá a luz a um filhote. O nascimento do filhote acontece em terra e a mamãe amamenta o seu bebê durante 2 anos. O reconhecimento de mãe e filho se dá pelo odor.
Jamais se deve tocar num bebê de otária, pois a interferência de outro odor poderia fazer com que a sua mãe não reconhecesse mais a cria rejeitando-a e condenando-a a morte afinal somente a partir dos 2 anos esse animal está pronto para sobreviver sozinho. Otárias são animais simpáticos que lembram focas.