Quero Doar meu Cachorro

Sempre que colocamos um gato ou um cão em nosso convívio diário, admitimos um compromisso para a vida toda. Por isso se torna fundamental que, antes de adotar ou comprar um animal, determinadas avaliações sejam feitas: haverá tempo, atenção, e recursos financeiros suficientes para suprir as necessidades do animal? Afinal, é uma nova vida dependente totalmente de pessoas que cuidem dela com compromisso e responsabilidade.

Segundo estudos, no Brasil há aproximadamente 32 milhões de cachorros, e 10% desse total estão no total abandono. Se pensarmos apenas em termos de São Paulo, por exemplo, isso quer dizer 200 mil de cães, ou seja, existe uma grande carência de lares para tantos cães. Então, reflita com carinho: você não pode realmente continuar a cuidar desse animal?

Quero Doar Meu Cachorro: Tem certeza? Como Fazer? 

Antes de doar seu cão, pergunte-se: eu não posso mesmo ficar com ele? Muitas pensam em desistir do animal por situações que poderiam ser resolvidas. Pensando bem, às vezes determinadas tomadas de decisões, alguns ajustes, podem evitar sofrimento e dor para ambas as partes.

Se a desistência é em razão do comportamento do animal, já buscou ajuda de alguém especializado, dicas de treinamento na internet ou coisa do gênero? Nos dias de hoje existem especialistas em modos comportamentais de animais e ainda livros com várias dicas úteis para se conseguir solucionar problemas simples. Caso não tenha condições financeiras, busque ao menos conseguir informações com proprietários que tenham mais experiência no assunto.

Caso o animal apresente problemas de saúde que você não tenha condições financeiras de arcar, já pensou em procurar um veterinário e propor um parcelamento do tratamento ou alguma ajuda da prefeitura de sua cidade, pois sempre há veterinários do município que podem ajudar no assunto.

Outra ideia é promover uma “vaquinha”entre os familiares e amigos que estejam dispostos a ajudar no cuidado com seu animal. Muitos certamente entrarão nessa com você.

Mas se o problema for mudança, não ache logo que de cara que seu animal não irá se adaptar ou não caberá em seu novo Apê. Muitos cachorros de grande e médio porte acabarão ficando mais felizes próximos de seus donos, o que importa é levá-los a passeios todos os dias, para liberarem sua energia e fazerem suas necessidades. Agora, se a razão é que o condomínio ou o dono do apartamento não permite animais, mostre que seu amigo é diferente e que pode muito bem conviver sem problemas com os demais moradores.

Finalmente: Caso conclua realmente que este é o momento para ficar sem seu cão, jamais o abando na rua. Além de isso ser um crime, é um ato degradante e cruel. E, não espere que ele seja acolhido por alguma alma caridosa, as coisas não acontecem assim.

O importante é que antes você procure alguém que esteja disposto a ter um animal de estimação, que irá dar a ele amor e carinho. Mas, caso não encontre ninguém disposto a adotar, procure um pet shop e veja se eles não aceitam ficar com seu animal por algum tempo, até que encontre alguém que se interesse, claro que você deverá arcar com os gatos que o animal der nesse período.

Também faça apelos via internet, em redes socias e ainda em sites que promovem a doação de animais de estimação. O destino desse cachorro está unicamente em suas mãos e, por isso, depende de você.

Caso Seja Necessário, Siga as Dicas Abaixo:

Prepare o animal

Faça a preparação de seu animal: Leve seu cão ao médico veterinário para que o mesmo seja vermifugado e vacinado, e, se possível até castrado. Este procedimento aumenta bastante as chances dele ser adotado. Se precisar, entre em contato com os profissionais da ARCA Brasil. Não existe possibilidade certa de redução nos preços e nem tratamento gratuito, mas eles terão disposição em ajudá-lo.

Busque pessoas interessadas

Busque interessados: Realmente, a relação boca-a-boca funciona. Sempre converse com pessoas que têm apreço por animais e demonstre qual sua real situação.

Divulgue

Faça a Divulgação: Use as Redes sociais: Twitter, Facebook, Blogs, ONGs, Sites de protetores independentes, agências de notícias que tratam com os animais… São diversos os canais que fazem a divulgação. Pode até ser que, em vários deles, quando alguém está em busca de um animal de estimação com as descrições prescritas:

Sites que podem auxiliar na divulgação:

  • www.webanimal.com.br
  • www.olharanimal.net
  • www.pataapata.com.br
  • www.animaisonline.com.br
  • www.anuncioanimal.com.br
  • www.petbr.com.br

Utilize cartazes

Cartaz: O velho e bom cartaz aumenta as chances de buscar um lar novo para o animal. No site lambe-lambe basta preencher os locais e mandar imprimir! Pregue os cartazes em clínicas veterinárias, pet shops, mercados e ainda em outros pontos com grande números de pessoas.

Caso o cão seja de raça, buscar contato com associações idôneas de criadores. Os mesmos poderão dar orientação ou inclusive querer ficar com o animal. Busque ainda eventos como Feiras que adotam os Animais.

Avalie para onde ele está indo

Faça a avaliação do novo lar: Veja se seu animal terá realmente os necessários cuidados, se o local que será abrigado está pronto para acompanhar o desenvolvimento do cachorro. Não deixe que seu animal fique sob os cuidados de qualquer pessoa. Veja se os candidatos tem conhecimento sobre o temperamento e comportamento da raça ou ainda da mistura delas, se os mesmos terão tempo para dedicar ao animal, enfim, se são realmente aptos para fazer tal adoção.

Enviar para abrigos?

Abrigos podem até ser uma ideia? Geralmente os abrigos enfrentam dificuldades enormes para acabar com as simples carências de seus animais. Os mesmos necessitam de apoio de todas as pessoas e ainda de uma gestão profissional, que deve compreender um veterinário que seja responsável. Mas, em razão do excesso dos animais, da falta de recurso e de estrutura, grande parte deles passa por enormes dificuldades para sustentar e controlar as inúmeras doenças do local.

A ARCA Brasil que auxilia no trato e cuidado com os animais, não conta com abrigos e nem faz o recolhimento dos animais. O trabalho dela é somente o de conscientizar a sociedade no cuidado e na guarda e posse responsável dos bichos, e ainda buscando influenciar políticas públicas através da replicação de projetos-modelo em todo o Brasil, como aquele que vem sendo feito na  cidade de São Paulo.

Em algumas situações da vida nos encontramos um momento complicado e precisamos infelizmente doar o cachorro da família. Seja por causa de mudança ou mesmo por causa de dinheiro é sua obrigação fazer uma doação do cão e não deixá-lo a própria sorte por aí. Para conseguir realizar essa doação com maior êxito é importante que o dono procure uma instituição que ajude a encontrar lares para os cães.

Já pensou em procurar uma ONG?

Existem muitas ONG’s em todas as cidades que têm como principal objetivo encontrar um novo lar para os cães. Entre em contato com uma instituição dessas e comece a planejar a doação do seu cão. Além de contar a ajuda de uma instituição dessas é possível para você divulgar entre os seus amigos que está doando o seu cão, pois assim se alguém se interessar pode falar diretamente com você.

O mais importante durante uma doação é se certificar que o animal ficará bem no seu novo lar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • doase uma cachorra porque aqui na minha casa nao tem espaco.pou estol morando numa casa menor.me ajudem pois nao quero deixala na rua.meu numero 011987493780 tim moro em sao paulo. santo amaro

    Paulo Ricardo 10 de agosto de 2015 23:21
  • Olá sou Jaqueline tenho 7 cachorros e não quero doalos mas não mais condições de ficar com eles pois me mudei e minha irmã está cuidando deles por um tempo mas queria transportados para aonde estou mas como disse não tenho condições eu gosto muito deles apesar de serem vira latas isso não importa pra min eles são como meus filhos e e isso espero que me ajudem se puderem
    Obrigado

    Jaqueline 11 de agosto de 2015 14:45
  • Queria doar meu cão porque onde eu moro os vizinhos reclamam porque ele late muito e querem fazer denuncia,o nome dele é Rex é vacinado e tem a carteirinha de vacinação.Meu celular é 994747013

    Samira farias 19 de outubro de 2015 10:14
  • Queria doar meu cão porque onde eu moro os vizinhos reclamam porque ele late muito e querem fazer denuncia,o nome dele é Rex é vacinado e tem a carteirinha de vacinação,gostaria de alguém que goste de animais e cuide bem.Meu celular é 994747013

    Samira farias 19 de outubro de 2015 10:16
  • Tenho um fila brasileiro de quase 3 anos e por falta de condições não poderei ficar com ele. Vocês conhecem alguém que gostaria de adotar um fila?

    Kátia 31 de outubro de 2015 18:54
  • Estou doando um cachorro da raça golden quem tiver interesse favor entrar em contato por email

    Deizimar Santiago 8 de novembro de 2015 17:26
  • Quero doar a Ayla pq não tem espaço pra ela,o quintal é muito pequeno,ela é vira lata preta e amarela,vacinada com 6 meses,tamanho médio.

    Catiene Santos 19 de novembro de 2015 23:56
  • Quero doar a Ayla pq não tem espaço pra ela,o quintal é muito pequeno,ela é vira lata preta e amarela,vacinada com 6 meses,tamanho médio.
    Whatsapp 98332-2475

    Catiene Santos 20 de novembro de 2015 0:01
  • Quero doar a Ayla pq não tem espaço, o quintal é muito pequeno,ela é vira lata preta e amarela,vacinada com 6 meses, tamanho médio.
    Whatsapp 98332-2475

    Catiene Santos 20 de novembro de 2015 0:06
  • Preciso doar minha cadelinha shituz estou sem,espaço tive que me mudar,ela tem 2 anos.meu,watsapp 983220252/966998242

    Rosangela santana 20 de janeiro de 2016 12:04
  • Estou doando minha cachorra pois estou sem tempo pra cuidar dela vou viajar muito e ela fica sozinha tenho que achar um lar pra ela ela e de porte pequeno uma linda vira latinha preta e branca lembra muito um DALMATA TEL PRA CONTATO (11)969360431

    Jeferson 21 de janeiro de 2016 10:20
  • SE PEGA COM INTENÇAO DE DOAR OU ABANDONAR POR FAVOR NAO PEGUE ELES AMA O DONO INCONDIONALMENTE E TEM SENTIMENTOS MIL E DESCULPA CASA PEQUENA VOU VIAJAR LATE MUITO…PELOAMOR DE DEUS ELE TEM SENTIMENTOS NAO SE IMPORTARA DE FICAR EM LUGAR PEQUENO DESDE QUE TENHA AMOR E PASSEIOS FREGUENTEMENTE E MUITO TRISTE OUVEIR PEGUEI NAO QUERO MASI TENHO QUE DESCARTAR E UMA VIDA

    luc 3 de março de 2016 0:53
  • oi sou o arthur estou com um cachorro chamado bob a raça dele e labrador chocolate e ele estar com um machucado na perna traseira e eu nao tenho dinheiro suficiente para tratar dele e estou com dó dele.estou duando ele, ele tem 7 meses se tiver alguem interesado entre em contato numero celular 031 97561-5448 ou no fixo 3347-6970 facebook:arthur welligton ou ana justina ,e obrigado pela

    arthur welligton 3 de março de 2016 1:17
  • Gostaria de doar cinco filhotes lindos de cachorro.
    zap: 31 99206-9528

    Anderson 8 de março de 2016 15:30
  • como faço pra doar dois cães que tenho?

    Rodrigo 8 de abril de 2016 13:02
  • Tenho um pitbull de 1 ano e meio e precisa de um local grande em que possa correr, aqui em casa o espaço é pequeno e não se acostumou a andar na coleira , por isso não conseguimos Leva lo para passear e gastar suas energias.se tiverem interesse entrar em contato : 984411155

    Anne 27 de abril de 2016 23:31
  • Ola, tenho 2 cachorros para doar. Um macho e 1 femea, a mãe. Por motivo de espaço em casa mesmo. Obrigada.Meu numero 981854720(92)

    Barbara 17 de maio de 2016 23:04
  • Ola tenho um carrocho chamado Ted, para doar por falta de espaço pois estou mudando para apartamento, zap (31) 987364462

    joice maire 20 de agosto de 2016 11:34
  • Quero doar minha pretinha , pois estou desempregada ou meu marido não está tendo muitas vendas e a situação está difícil em casa e tenho uma criança de 4 anos ainda para cuidar . A pretinha é muito espoleta e não tenho condições para levar para alguém educa-la e preciso sair da casa onde moro aluguel e não tenho onde deixar e para quem dar . Ela é preta e nasceu em março/2016 , então é filhote ainda . (31) 99168-0144 Alessandra

    Alessandra Alice 31 de outubro de 2016 7:31
  • Ola, tenho duas cachorras e as amo muito, são vira latas de porte médio e grande, são muito amorosas e companheiras não queria doa-las, mas meu filho esta muito doente por causa dos pelos que ficam pelo pequeno apartamento, caso alguém queira uma super companheira entrar em contato: 958012728 tim.

    Magda Navarro Giorgi 7 de novembro de 2016 20:53
  • tenho um cachorro muito bonito não tenho espaço na minha casa desejo doar

    luis carlos 8 de novembro de 2016 22:58
  • Boa tarde gente, meu nome é Bruno Borini e estou desesperado. Eu amo meu cachorro, mas ele mordeu minha filha pela segunda vez, ela só tem um aninho. Já pensei em fazer mil coisas com ele, mas não tenho coragem, mas tb não posso continuar com ele nesta situação, ELE ROSNA O TEMPO TODO PRA ELA. Já contratei um adestrador, que não deu resultado nenhum, apenas ensinou a sentar e deitar, o que não me adianta nada. Por favor, eu preciso de ajuda para entender o porque que o meu cachorro se comporta desta maneira, ele sempre foi tratado com muito amor e carinho, ele tem 10 anos. Se vcs conhecerem alguém com a capacidade de acalmar o meu cachorro, por favor entrem em contato comigo antes que eu faça alguma besteira. obrigado.

    Bruno 2 de dezembro de 2016 8:53
  • Olá, gostaria de saber se você podem mim ajuda no tratamento do meu cão, estou desesperado pois já comprei muitas remédio que a veterinária passou mais não vejo melhorar, quem tiver disposto a mim ajuda para trazer o meu cachorrão de volta agradeço, ele é um fila brasileiro e está com cinomose mais está comendo perfeitamente e o hemograma dele está tudo Ok, exceto a Cinomose, precisamos dele de volta. quem quiser mim ajuda segue meu email e whatssap (ricaramo@hotmail.com / 988536597 whatssap).

    Ricardo Araujo 7 de dezembro de 2016 9:57
  • tenho uma cadela e não estou com condições de mantela, eu estou desempregado e sem espaço…

    jefferson da silva pereira 25 de março de 2018 19:42
  • Tenho uma cocker de 5 anos preciso doar pois estou de mudança gostaria que me ajudassem com urgência por favor

    Patricia 4 de junho de 2018 10:50
  • tenho dois cachorros para doar motivo estou mudando pra outro estado e nao tenho como levar

    claudia rodrigues 13 de junho de 2018 14:53
  • Olá todo doando um cachorro pastor alemão tem 6 meses estou doando porque ele morde meu filho de um ano todo dia e eu tô achando muito perigoso para conviver com ele mas segura o celular ele é muito farejador tem muita força ninguém consegue segurar ele com 6 meses eu queria doar ele para Academia de Polícia porque eu sei que ele vai ser muito cuidado

    Josefa Guilherme da silva 22 de agosto de 2018 23:06
  • Olá pessoal, estou postando aqui porque preciso de doar meu cachorro “Thor”. Infelizmente ele está sofrendo muito por falta de espaço e até de carinho devido a nossa ausência em casa. Quando pegamos o cachorro, nos avisaram que seria pequeno e nosso espaço era suficiente, mas ele cresceu tem porte médio, muita energia para gastar e pouco espaço.
    Nos apegamos muito a ele e não vamos abandoná-lo até encontrar alguém responsável e com condições de de levá-lo a passeios e lhe dar o carinho e atenção que ele merece.
    O Thor tem 3 anos, é brincalhão, tem uma força incrível, mas engordou por conta de falta de caminhadas. Vive comendo coisas que vê na lavanderia.
    É castrado e vacinado, só precisa mesmo de carinho e espaço para divertir.
    Agradeço se alguém aparecer para cuidar dele, e entendam que não faria isso se não fosse por amor, e não vou abandonar ele enquanto não conseguir um lugar seguro.
    Obrigado a todos.

    Antonio 12 de outubro de 2018 12:14
  • Preciso doar um poodle toy,fêmea era do meu esposo ele faleceu,e eu não estou bem,não tenho como cuidar dela como ela merece,minha filha,não está bem de saúde,a nikita é muito inteligente e linda e carinhosa,moro em goiânia jardim américa

    Maria 3 de março de 2020 15:13
  • preciso doar o meu chow chow por motivos de comportamento,e não ter condiçoes de adestrá-lo,ele veio de terceiros já grande,e tenho outros cães e não posso ficar com ele.e não recomendo que qualquer pessoa o adote,mas quem possa adestrá-lo,e não tenha outros cães.

    GRACY KELLY SEIXAS 14 de março de 2020 19:59
  • QUERO DOAR MINHA CACHORRINHA PINTER DE COR PRETA E MUITO BONITA COM 06 ANOS DE IDADE, PORQUE VOU ME MUDAR PARA OUTRA CIDADE E NÃO TENHO COMO LEVÁ-LA. VACINAÇÃO EM DIA E ESTÁ SUPER SADIA. UMA FOFURA. SÁDIA

    RALPH PIVA 7 de abril de 2020 9:41
  • boa noite tudo bem venho por esta comunicar que estou doando minha cachorra maya por motivo de espaco ela e docil castrada e tenho que viajar pra fora entao nao tenho como leva la vacina em dia tem 9 meses parece um doberman mais e boa cachorra estou fazendo isso com o coracao partido muito obrigado pela atancao espero que ela seja feliz

    Marcelo Ferreira da Silva 4 de agosto de 2020 19:39
  • Boa noite!

    Meu nome e taisa
    Moro em Salvador

    Tenho um cachorro quero doar ele

    Pq estou desempregada não estou com condições de ficar com ele.

    Que tiver enterecer nele mim. Chama no zap

    718270. 1969

    Taisa tavares 11 de janeiro de 2021 22:56
  • Bom dia! Sou Fernanda, tenho um cachorro de raça definida, de porte grande, levado e carinhoso.
    No momento estamos doando, por ter que irmos para um apartamento.
    Quem tiver interesse pode deixar sua mensagem.

    Fernanda Lúcia 23 de fevereiro de 2021 11:47

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *