Pequeno Animal Cotia

A cutia conhecida também como cotia é um pequeno animal, mamífero, roedor, da família dos Dasyproctidae,  com nome científico de Dasyprocta aguti Linnaeus. É uma espécie animal bastante comum, vivendo espalhada por vários lugares diferentes, portanto não existe atualmente risco de extinção.

Sociedade Protetora dos Animais

Características Físicas da Cutia

A cutia ou cotia é um animal de porte pequeno, de corpo grosso e curto, mede no máximo 64 centímetros e pesa até 2,8 quilos. São animais herbívoros e se alimentam somente das sementes e dos frutos que caem das árvores, e possuem somente 4 dentes, próprios para roer. A cauda da cutia é estranha, pequena e pelada, com no máximo 1,5 centímetros, as patas da frente são bem maiores do que as traseiras e possuem 4 dedos, que o pequeno animal utiliza para se alimentar, levando os alimentos até a boca. No entanto as patas traseiras também são longas o que permite que as cutias saltem muito bem, e nas patas traseiras possuem ainda 3 dedos na forma de cascos pequenos ou unhas.  A sua cabeça tem o formato levemente alongado e as orelhas são pequenas com relação ao tamanho da cabeça. Os pelos da cutia tem cores variadas de acordo com as espécies, no Brasil existem sete espécies de cutias, mas todas elas têm pêlos duros, compridos e ásperos.

Filhotes

Hábitos da Cutia

As cutias vivem nas matas e florestas verdes, locais com grandes arvores, zonas pantanosas e rios, procurando preferencialmente lugares úmidos com baixa altitude, mas também podem viver em plantações, bosques  e jardins, lugares onde possa encontrar abrigos. É um animal terrestre com hábitos diurnos na maioria das vezes, mas quando sente a presença de algum predador pode se esconder de dia e sair a noite. Passa a maior parte do tempo procurando alimento, e quando este é abundante tem o hábito de enterrar dentro do seu território, desenterrando nos períodos de escassez. Tem vida longa, chegam a durar 18 anos e são monógamos, ou seja, permanecem toda a vida com o mesmo parceiro. Cada gestação dura cerca de 3 meses e gera 1 a 3 filhotes de cada vez, com uma ou duas gestações ao ano. Os filhotes já nascem com os olhos abertos, com pelos no corpo e com capacidade de se locomoverem, e são alimentados pela mãe que não permite nem que o pai se aproxime, até que eles possam sair com ela em busca de alimentos. Quando estão na idade de procriar, em torno dos 6 meses, as cutias fêmeas são expulsas do grupo.

Pequeno Animal Cotia

Curiosidade Acerca Das Cutias

O habito de esconder os alimentos na época da abundância, faz com que esses pequenos roedores sejam considerados como importantes dispersores de diferentes espécies vegetais, pois enterram muitas sementes que acabam brotando.

2 comentários

  1. eu adorei a cutia vi pela primeira vez muito legal tchau quero uma cutia
    pla mim alguem me traz ah,ah,ah. tchau tchau

  2. Cara adoraria criar esse animal muito lindo como eu faço para adquirir umas matrizes com a licença do ibama e claro aguardo resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>