Furão

Furão

O furão é um mamífero carnívoro, ao contrário do que muitas pessoas pesam os furões não são roedores e pertencem mesmo a família dos mustelídeos, são da família dos texugos e das lontras. O furão mais conhecido é o furão-doméstico (Mustela putorius furo), que é um animal doméstico. Mas há também outras espécies como o furão-grande (Galictis vittata) e o furão-pequeno (Galictis cuja).

Pesquisadores acreditam que os furões surgiram do cruzamento hibrido entre o tourão (Mustela putoriu) e a doninha-de-estepes (Mustela eversanni), acreditasse que seja isso pelas suas similaridades e diferenças únicas.

Características:

É um animal quadrúpede de com corpo longo e bastante flexível. Suas orelhas e focinho afunilado, sua pelagem é densa e tem é encontrado em várias cores como branca, preta, preta, champanhe, chocolate, tricolor ou canela. Seus dentes e unhas são bem afiados. O peso do furão pode variar entre 400g e 2,5kg e seu comprimento entre 35 a 60 cm, incluindo sua calda, que é bem longa. São animais de clima frio e não gostam de temperatura altas e precisam de bastante água fresca.

Animal de Estimação:

O furão doméstico é um pet irresistível, é um dos animais domésticos mais populares nos Estados Unidos, umas 334 mil famílias tem um furão de estimação. Na França é o terceiro animal mais adotado, perdendo somente pelos populares cachorros e gatos, No Brasil ainda tem ganhado o seu mercado e o coração daqueles que desejam ter um pet em casa.

Apesar de cada vez mais ter se tornado popular, arqueólogos encontraram vestígios de furões por volta de 1500 a.C.no Egito, mas não se sabe se eles criavam furões, já os europeus utilizavam os furões para proteção contra os roedores que constantemente atacavam as plantações e os cereais. São ótimos caçadores por conta da sua curiosidade, dotado de corpo magro e alongado tem agilidade de entrar em buracos e achar pequenos corredores e coelhos.

Qualidades De Um Furão:

É um animal com muita energia, curiosidade e muito potencial para o caos. Se dão bem com pessoa e até com as crianças, são comparados com os gatos, necessitam ser cativados pelos seus donos. Gostam muito de brincar, são caçadores natos. Quando cativados amam receber carinho de seu tutor, e podem ficar triste e pouco sociáveis se deixados muito tempo dentro da gaiola.

São animais que precisam gastar energia, a falta de exercício físico pode trazer consequências graves para a saúde do furão. Eles gostam de passear e é possível leva-lo para passeios com uso de coleiras especificas.

Cuidados:

Furão na Gaiola

Furão na Gaiola

Esses animais gostam muito de entrar em lugares perigosos, como armários, escodem atrás de moveis, dentro de sofás, por isso quem deseja ter esse tipo de pet deve tomar cuidado e prestar a atenção ao local em que ele se esconde e brinca e nunca deixe o animal fora da gaiola sem supervisão, assim pode se evitar acidentes.

Furoes gostam de morder alguns objetos moles, esses podem ser ingeridos e causar obstruções intestinais e graves problemas para o bichinho.

As gaiolas, devem ser pensadas especialmente para esse tipo de animal. São animais silvestres, pois isso gaiolas com tubos e rampas são as mais recomendadas para que ele pratique exercícios. Alguns brinquedos próprios e uma rede são bem-vindos na gaiola também.

Como Ter Um Furão No Brasil

O furão começou a ser importado para o Brasil em 1997. Eles chegaram com um chip de identificação e já castrados, por não ser animais da nossa fauna era necessários cuidados para que não causassem desiquilíbrios na natureza. Para ter ele como pet é necessário ter uma autorização especial do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

O Que É Necessário Saber Antes De Adotar:

Antes de adotar qualquer animal de estimação é sempre importante saber se ele vai se adaptar ao seu ambiente doméstico e os custos que o animal pode gerar.

O preço médio de um furão filhote no brasil é de R$ 1000,00. Além disso seus gastos são maiores que a maioria dos pets, pois, dependem rações prêmios específicos, além de cuidados veterinários especiais.

Esse animal precisa de banhos periódicos o que demanda produtos de higiene específicos e pode ser que precise de alguém para fazê-lo.

Precisa de um passaporte com chip e de manter em dia o programa de vacinação pré-definido.

O furão também deve se submeter de forma periódica a medidas preventivas contas a doenças mais comuns neles, como aquelas utilizadas para repelir os mosquitos que podem transmitir a dirofilariose. O veterinário deve também ser especializado em furões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • eu adorei os furoes ate queria um pra mim;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;;kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    glauber 6 de abril de 2010 17:35
  • Me encantaría ter um furao ..como posso conseguir?

    adriane 4 de janeiro de 2012 5:22
  • Oi boa tarde eu gostaria muito de atotar um furao como faço pra ter um por favor to liga pra ter um

    duda 11 de abril de 2015 13:49

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *