Fuinha – Animal de Estimação

Quem não gosta de uma fiel companhia fofa em casa? Pronta a qualquer momento do dia ou da noite? Ter um animal de estimação, é um costume do homo sapiens desde o momento em que deixou de caçar e passou a domesticar animais. Apesar da evolução que passamos, a prática se tornou constante, mudando apenas os objetivos iniciais. Hoje a presença de algum animal nas residências têm se tornado quase que obrigatório, e muita das vezes a adoção de um bichinho em casa é para aquietar a solidão e trazer mais divertimento e vida ao lugar e as interações humanas x animais.

Além de cachorros e gatos, animais domésticos mais comuns, hoje em dia a domesticação teve um avanço no que se refere a variação de animais e espécies. Com a biotecnologia e genética desenvolvidas, cada vez mais a diferenciação de animais domesticados também alcançou novos patamares. Alguns laboratórios têm alterado características de animais modificando os de maneira mais cabível na vida urbana, como a mudança na estrutura celular de espécies como vaca, porco, coelho, galinha, boi em tamanhos menores. Além dessas inovações de laboratório desenvolvidas, há animais incomuns, ao menos no Brasil, que são uma gracinha e estão super na moda para bichinho de estimação. São as fuinhas, que vamos abordar neste post.

Fuinha Animal de Estimação

A fuinha, nome popular da Martes foina é um mustelídeo. Pode ser encontrada na região Européia, completamente presente em Portugal, porém sua incidência não ocorre somente na Escandinávia. Marcam presença também na Mongólia, Himalaia, na Ásia e na região central dos Estados Unidos. Na área mais ao norte Europeu podem ser encontradas em locais que são mais habitados por humanos, e seu habitat natural são rochas e locais pedregosos, já que pode lhe proporcionar condições térmicas favoráveis. Sua alimentação é mista, sendo onívoro, comendo frutas, pequenos mamíferos, insetos, ovos. estes gostam mesmo é que fazer ninhos e moradia próximo a fazendas, onde são conhecidos por atacar galinheiros.

É uma mamífero que chega a ter cerca de 46 centímetros de comprimento, sendo que sua calda atinge cerca de 20 centímetros. A fuinha possui um tamanho menor quando comparada a outras espécies de Martas, suas pernas são encurtadas, e possui uma pelugem de cores claras às mais fortes. Quando esta é capturada nas primeiras fases de vida, é possível amança la e ainda desfrutar de seus dotes de caça, já que acredita-se que os romanos a domesticavam para exterminar os ratos dos recintos. É um animal de fácil adaptação, sendo possível educá lo mesmo quando já está em fase adulta. É uma animal muito ágil, ativo que se movimenta muito e gosta de pular em obstáculos, e também roê bastante. Seu hábito é noturno, de dia elas descansam e de noite entram na vida ativa da caça.

Quer Adotar uma Fuinha de Estimação?

A fuinha não é um animal fácil de se encontrar em qualquer pet shop da vida. Quando você conseguir encontrar uma pet shop, esta ainda irá realizar o pedido de importação deste bichinho. Será necessário realizar a castração, a vacinação e ainda este receberá um microchip em sua pele.

Será necessário alguns cuidados básicos com a fuinha, ela é comumente conhecida por ser uma animal altamente curioso e ágil, não é possível deixá-la solta e sair sem se cuidar. É necessário cuidados semelhantes aos de uma mãe com um bebê novinho, como janelas baixas e abertas, tomadas destampadas, produtos de limpeza, fornos ligados. Ainda, se você conseguir um, terá de comprar brinquedos, rede para dormir, gaiola com água e claro uma alimentação direcionada e equilibrada para ele, com alto teor proteico.

De maneira geral são animais dóceis, e só passa a ter algum tipo de comportamento agressivo somente se eles sentirem ameaçados, atacando com o propósito de defesa. Com crianças é indicado que estas não tenham algum tipo de ação e atitude brusca com o bichinho. São adaptáveis a horários distintos, mesmo se seu ciclo normal ser de atividade noturna, conseguem se adaptar a uma vida ativa no período diurno. É importante e válido para todos os tipos de animais doméstico que você guarde todos os seus pertencer preferidos, porque quando não são roídos e estragados, eles podem ser roubados e escondidos como a fuinha adora fazer.

O preço deste bichinho elétrico, animado, dócil e muito fofinho varia de R$ 1500,00 até R$ 3000,00.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *