Aranhas Brasileiras

As aranhas são classificadas como artrópodes pertencentes a classe dos aracnídeos, sendo uma das espécies de animais mais comuns em todo o mundo, e existindo uma imensa variedade de espécies, com características muito diferentes entre si, com cores diferentes e tamanhos que vão desde animais quase invisíveis a olho nu até espécies com mais de 20 centímetros.

Características das Aranhas

Em comum as aranhas têm sua característica predadora, todas elas se alimentam de insetos como mosquitos, moscas, baratas, gafanhotos, grilos, etc. Mesmo que poucas espécies de aranhas tenham capacidade para intoxicar um homem, todas elas são venenosas. As garras das aranhas servem para segurar e triturar suas presas, e a maioria delas usa seu veneno para matar essas presas.

O veneno das aranhas é produzido por glândulas especiais e são injetados por minúsculas estruturas existentes nas pontas de suas garras. Uma curiosidade é o número de olhos das aranhas, que podem ter de 8 olhos até mesmo nenhum, como as aranhas de cavernas que são cegas. As aranhas podem possuir hábitos diurnos e/ou noturnos, e normalmente não são agressivas, somente agridem quando se sentem ameaçadas, o que pode ocorrer por qualquer forma de manuseio ou captura e por deslocamentos bruscos de ar, ou quando percebem uma presa. Vamos falar um pouco sobre as duas espécies de aranhas brasileiras mais comuns e venenosas, que são a aranha marrom e a aranha armadeira.

Aranha

Aranha Marrom

É a aranha menor e mais comum que existe no Brasil e também uma das mais perigosas. Seu corpo mede de 7 a 12 centimetros, tem pernas longas e hábitos noturnos. São extremamente comuns e vivem dentro de casa, atrás de armários, dentro de calçados, ou em gavetas pouco usadas, e em qualquer lugar onde possam ficar escondidas e onde tenha pouca incidência de luz. Saem a noite dos seus esconderijos em busca de comida, e não são agressivas, somente atacam se são ameaçadas e na maioria das vezes em acidentes, quando comprimidas contra o corpo das vitimas em roupas, toalhas e calçados. Os sintomas do veneno só vão se manifestar entre 12 e 24 horas depois do acidente, e o paciente deve ser encaminhado imediatamente para o hospital.

Perigosa

Aranha Armadeira ou Aranha da Banana

São aranhas igualmente comuns no Brasil e muito pequenas, medindo no máximo 3 cm e tendo coloração cinza. Ela apresenta pequenos pêlos vermelhos no segmento basal e as pernas se assemelham a espinhos negros sobre manchas mais claras. Diferentemente das aranhas marrons, que são valentes e agressivas, elas procuram picar com a menor aproximação. São rápidas e também são aranhas domésticas, se alojando dentro de casa, nos jardins e pátios.

Elas são encontradas em toda a América do Sul e são exportadas para outros lugares nos cachos de bananas, lugar onde gostam de se esconder. São extremamente venenosas, e seu veneno pode matar uma criança, ou até mesmo um adulto se não houver atendimento, e o seu veneno é mais rápido do que da maioria das cobras.

É importante que toda pessoa picada por uma aranha, procure um pronto socorro com a maior urgência possível, de preferência levando o animal consigo.

Agressiva


Categoria(s) do artigo:
Curiosidades

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Boa noite,

    Estou com duas fotos de aranha e gostaria de saber se esta aranha é de que tipo e se são perigosas.
    Como posso enviar estas fotos

    Carlos Alberto Caldas Siqueira 29 de junho de 2010 19:17
  • massa mesmo

    lucas 9 de setembro de 2010 13:40
  • preciso sabe que especie de aranha que tem uma bolinha verde nas costas ela é pequena tem as pernas pretas e uma bola verde nas costas.

    franciely oliveira 21 de novembro de 2011 22:21
  • Aqui em casa apareceu uma aranha acho que deve ser Lycosa, ela e perigosa? é lá fora tem muitas platas !

    Erivelton 21 de janeiro de 2012 16:30
  • Gostaria de saber como fico sabendo se uma aranha e venenosa ou não, porque esta aparesento umas
    em minha casa, outro dia foi uma preta enorme,, depois foi outra cinsa com patas pretas bem grande;
    porque isso?

    Telmo antonio abreu 16 de maio de 2012 16:52
  • apareceu algumas aranhas no quintao da minha casa e estao botando filhotes e ja ta cheio de aranha la em casa e eu nunca vi desse tipo.

    barbara de jesus souza 19 de julho de 2012 18:08
  • caro Telmo geralmente as aranhas pequenas são as mais venenosas ex; a aranha marron que tem muito aqui em curitiba as grandes não são venenosas apenas a picada e muito dolorida ex; tarantula e caranguegeiras

    Gildo muller 19 de agosto de 2012 0:19
  • minha casa é antiga de madeira .e tem muiita aranha marrrom morro de medo, e essiste veneno pra esses incetos?

    franciele 2 de dezembro de 2012 0:00
  • eu nao gostei deveria ter mas aranhas e de veria ter o nome delas issa e uma injustiça eles ficam escrevendo agresiva perigosa sendo que ajente sabe que e perigoso entaonos nao queremos saber disso e sim qual e o nome delas

    yukki 27 de maio de 2013 18:29
  • Gente tomem cuidado, pois uma conhecida minha foi picada por uma aranha e não percebeu, e foi três dias depois ao Hospital,pois seu braço estava doendo muito e estava roxo. Chegando lá, os médicos disseram que ela havia sido picada por uma aranha e ainda está no hospital. Já amputaram um braço dela e ela é diabética também, o que infelizmente só agravou o caso.

    Verônica 5 de junho de 2013 23:57
  • hoje peguei uma aranha na minha perna.e outra igualzinha no braço da minha amiga a aranha picou ela e tá roxo. quero saber se é venenosa e qual é

    maria rita leite 23 de outubro de 2013 21:53
  • tem uma aranha muito bonita no meu pé da acerola, gostaria de saber se ela é perigosa, que devo fazer ?

    gilberto 3 de novembro de 2013 10:50
  • nunca levei picada

    rafael 10 de dezembro de 2013 12:25
  • NO ICONE QUE SE REFERE A ARANHA MARRON, DIZ QUE A TAL NÃO É AGRESSIVA. AI QUANDO VAMOS LER SOBRE A DE BANANEIRA, DIZ QUE A TAL NÃO É TÃO AGRESSIVA COM A MARRONS POIS A MARRON ATACA COM A MENOR APROXIMIDADE. VAMO AGEITAR ISSO NÉ? OU É OU NÃO É!

    MICKAEL 27 de dezembro de 2013 22:14

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *