O Ouriço-do-Mar

O ouriço- do-mar é primo da estrela-do-mar e da bolachas-de-praia, animais da classe dos equinodermes. Existem diversas espécies de ouriços do mar, os cientistas já catalogaram cerca de 700 espécies diferentes, alguns de uma beleza exuberante enquanto outros são bizarros, também existem algumas espécies que são comestíveis enquanto outras são venenosas.

Características dos Animais

O ouriço-do-mar é um animal invertebrado, e se caracteriza pelo esqueleto calcário, situado próximo a pele e sendo formado por diversas placas que são unidas umas as outras sem fissuras. Uma das principais características físicas pela qual são reconhecidos os ouriços-do-mar, é por terem o corpo redondo como uma esfera e recobertos de espinhos nóveis, que podem medir desde apenas alguns milímetros ou chegarem a 30 centímetros de comprimento, dependendo da espécie. A boca do ouriço é virada para baixo e de acordo com a espécie podem se alimentar de areia, algas ou ainda serem necrófagos, alimentando-se de restos de outros animais mortos. Os ouriços-do-mar não são parasitas e não vivem em colônias, são animais marinhos, grandes que vivem no fundo do oceano, presos em rochas ou em regiões abissais, movendo-se lentamente sobre o substrato, utilizando seus espinhos e seus pés ambulacrários.

Invertebrado

Reprodução e Transformação dos Ouriços

O aparelho reprodutor dos ouriços e bastante simples, eles tem sexo masculino e feminino, e realizam a fecundação fora do organismo. Através de movimentos de contração da sua musculatura eles lançam no mar os óvulos e os espermas, que se encontram na agua e ali processam a fecundação. Os ovos da femea fecundados se tranformam em embriões e posteriormente em larvas, que nadam sb esta forma por algumas semanas, até que se fixam em algum ponto até se transformarem definitivamente em um ouriço-do-mar.

Ouriços Regulares e Irregulares

Os ouriços-do-mar, echinoidea, se classificam ainda em equinóides regulares e irregulares.A maioria das espécies são de ouriços regulares, estes possuem o corpo esférico e de colorido variado, preto, branco, lilás, verdes, etc. Já os ouriços irregulares, como o próprio nome diz, tem menos espinhos, ou estes são menores, tem a forma mais oval e achatada. Eles se movimentam com auxílio dos pés ambulacrários que se ligam a canais internos cheios de água que ao ser injetada faz com que os pés se estendam e permitam o deslocamento do animal ou sua fixação a um suporte. Os ouriços regulares respiram através de petalóides, que são os pés ambulacrários modificados, enquanto os ouriços irregulares respiram através de brânquias.

Irregular

Ouriço do Mar e o Homem

O ouriço-do-mar também é encontrado em algumas regiões mais próximas do litoral, e pescadores e mergulhadores tem especial cuidado com algumas espécies de ouriços, pois eles se enterram na areia para se esconder dos predadores, próximos aos locais onde se encontram algas em abundancia, das quais se alimentam. Algumas dessas espécies são altamente venenosas, outras no entanto são muito apreciadas pelo homem, e se constituem numa iguaria muito apreciada, tal qual o caviar.

Iguaria

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Required fields are marked *

*

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>