Cuidados Com Animais De Estimação Em Apartamentos

Ao escolher um animal de estimação para uma família, vários fatores são de extrema importância para que ele tenha um ótimo convívio com a família, um desses fatores é o local onde a família mora, onde o bichinho vai ficar. No caso de apartamentos é necessário que se preste ainda mais atenção para a escolha, não é nada agradável para um cachorro de porte gigante viver em ambiente pequeno e sem espaço para ele se movimentar e brincar.

Outro ponto a ser observado é o barulho que o animal pode fazer, já que o local onde os bichinhos ficarão é um espaço comum dos condomínios, caso o bicho faça muito barulho certamente acontecerá de algum vizinho se sentir incomodado com os ruídos feitos pelo animal. Também é importante analisar a sujeira que ele pode fazer, pois em algum passeio pelas áreas comuns do condomínio ele pode fazer suas necessidades e sempre terá alguém incomodado com tal fato.

Quais Bichinhos São Ideais Para Se Criar Em Apartamentos: Cães e Gatos

Dentre os bichinhos que podemos pensar em ter em um apartamento podemos relacionar cachorros, gatos, peixes, ratos, hamsters, porquinhos da índia, repteis (cobras e lagartos), furões e chinchilas. Os cachorros são os bichos que geram as maiores polêmicas, pois certamente são os mais dependentes de carinho, brincadeiras, higiene entre outros fatores. Por estes motivos devemos ver algumas características das raças de cachorros antes de escolher o bichinho, os melhores cachorros para apartamento devem ser calmos, amigáveis e um pouco independentes.

Os bullgods são ótimos para morar em apartamento, pois são muito companheiros, não são agitados, necessitam de cuidado em relação ao sol e calor, além de ser muito carinhoso e confiável, ótimo para crianças. Também é muito conhecido pela sua coragem e habilidade como cão de guarda.

Outras raças ótimas para apartamentos são Lhasa Apso, que são bem tranquilos e se adaptam a novos ambientes, porém eles precisam de muita atividade física. Os pinscher também são ótimos, porém devem ser mantidos em local quente, e normalmente não se dão muito bem com outros cachorros, sendo bem agressivos. Beagles são muito ativos, por isso necessitam de atividade física diária, são ótimos para crianças.

Os gatos por sua natureza são mais independentes, por este motivo são melhores para criá-los em apartamentos. Os gatos persas são bem calmos, miam baixo, são muito carinhosos, eles se acostumam a locais pequenos, os angorás tem características muito parecidas com os persas, adoram ficar em casa, são ótimos companheiros, e tem um ótimo sistema imunológico, o Siamês é um gato bem independente, mas também gostam da companhia dos donos.

Os Peixes

Os peixes são ótimos para pessoas que tem pouco tempo para dedicar aos bichinhos, e são ótimos para ornamentar o ambiente afinal são muito coloridos. Ótimos para solteiros que passam o dia trabalhando ou não possuem rotina padrão, ótimos também para serem os primeiros bichinhos das crianças, além de possuírem um baixo custo de manutenção. Eles precisam estar sempre alimentados, limpezas do aquário, e instalação de filtros, certos peixes nem desse cuidado todo precisam, sendo necessário trocar parte da agua do aquário a cada 15 dias.

As Aves

As aves são ótimos para apartamentos, porém precisam de uma gaiola, os pássaros também trazem um outro clima para a casa, canários alegram o ambiente com o canto, as calopsitas aprendem brincadeiras divertidas e podem até ser criadas soltas. Normalmente o cuidado a ser tomado com eles é a limpeza do viveiro e sempre deixá-los alimentados.

Os Bichinhos Exóticos

Atualmente as espécies de bichos de estimação aumentaram, pois passaram a observar outros animais, em alguns casos até exóticos, os furões fazem muito sucesso entre as crianças, são animais inteligentes, carinhosos e simpáticos, tem muita energia e adoram brinquedos, são normalmente criados em gaiolas, mas precisam de um tempo fora dela para fazer exercícios, como está fazendo muito sucesso atualmente existem muitos acessórios como coleiras, bolsas e roupas para furões, se o bichinho for esterilizado e castrado ele não deixa nenhum cheiro, seu ponto negativo é o valor, ele possui um alto custo de criação.

As chinchilas também estão com a popularidade alta para ser criado em apartamentos, parecem uma mistura de rato, esquilo e coelho, são animais dóceis, fáceis de manter e cuidar, porém são animais difíceis de socializar, não gostam de agitação, barulho e mudança em seu ambiente. São muito sensíveis ao calor, por isso deve-se ter um cuidado muito especial, pois elas podem até morrer em casos de calor extremo. Esse bichinho tem uma característica peculiar em relação aos banhos, pois eles gostam de tomar banhos de areia ou pó ao invés de agua, adoram roer objetos, por esse motivo a um grande risco de se ter alguns estragos em casa. Precisam de uma gaiola relativamente grande, pois elas precisam de espaço para se movimentar, quase não emitem som e cheiros, quando estão em suas gaiolas forradas de serragem novas e limpas. O dono que escolher uma chinchila deve estar ciente que ela é um bichinho que não gosta de sair de casa.

Repteis e Cobras

Os repteis e as cobras também estão ganhando um espaço grande entre os criadores de animais, eles são ótimos para aqueles que não desejam um bichinho para abraçar ou fazer carinho, mas sim um bichinho para ser admirado, uma particularidade desses bichos é que você pode dar alimentos vivos para eles, pois eles irão caçar e é um verdadeiro espetáculo vê-los tentando capturar seu alimento, porém isso não deve ser feito sempre. Estes animais precisam de um grande cuidado, necessitando de uma fonte de calor(lâmpada) especial ou pedras aquecidas para manter sua temperatura ideal, já que é um bicho de sangue frio, além de precisarem de alimentação e cuidado veterinário especiais, e não são tão fáceis de serem encontradas.

Porquinhos Da Índia

Porquinhos da índia são ideias para serem os primeiros bichinhos de uma criança, muitas vezes são um teste para que elas possam se acostumar com a ideia de ter um animal de porte maior, são fáceis de cuidar e bastante carinhosos, sua alimentação é simples e barata, tendo espaço suficiente podem até mesmo aprender a usar caixas de areia, como os gatos, eles podem ficar muito ligados a seus donos.

Hamsters

Os ratos são temidos por muitos, porém atualmente está sendo muito utilizados como bichinho, os hamsters podem também ser comparados com os ratos, se o dono não se importar com a aparência, são ótimas escolhas pois são fáceis de cuidar, é muito divertido brincar com eles.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Cuidados

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *