Dicas para o Filhote Parar de Morder

Um dos grandes problemas que os donos de cães filhotes sempre têm é o ato de morder. Cachorrinhos nascem mordendo e não fazem nenhuma distinção entre isso ou aquilo, mordem tudo que encontram pela frente, desde aquele tênis de marca que custou caro para burro, até a perna da mesa da cozinha. Por isso, é fundamental que os animaizinhos aprendam desde cedo o que é certo e o que é errado.

Como Ensinar o Cachorro a Parar de Morder

Ensinar os cães ainda filhotes a pararem de morder tudo o que acham pela frente pode ser possível de diversas maneiras, e, dentre elas está o adestramento de cães, mas se você não tem condição de conseguir um adestramento, vamos deixar aqui algumas dicas interessantes para que se consiga um resultado tremendamente positivo.

Quando alguém leva para casa um novo serzinho, seja ele comprado ou adotado, deve estar consciente de que o mesmo precisa ser ensinado, que não nasceu sabendo as regras básicas de uma convivência familiar, por isso os ensinamentos inicias são tão importantes.

Por mais que busque uma determinada raça de cão, porque é mais inteligente ou mais educada, é importante ter em mente que o filhote não virá adestrado do pet shop, você deve ter o trabalho de ensinar tudo a ele, desde as coisas mais simples até as mais complicadas.

Por Que os Cães Gostam de Morder

Em muitas situações o cachorro, já adulto, pode ter sido educado a se mostrar mais hostil com aquelas pessoas que ainda não conhece, pessoas estranhas, e até mesmo aquelas que pertencem ao seu núcleo familiar. Por isso, acaba mordendo a todos, ainda que não seja para machucar, com isso, é importante saber como lidar com os cães enquanto filhotes, para que não se tornem uma máquina de machucar pessoas, no futuro.

De uma maneira generalizada, filhotinho sempre tem uma delicada situação quando o assunto é os seus dentes. Os dentes ainda de leite dos cãezinhos, da mesma forma que os nossos, acabam caindo para que nasçam os permanentes. A grande diferença entre um e outro é que os dentes trocam com uma maior rapidez.

Grande parte dos filhotes já efetuou a troca de dentes por volta dos 07 meses. Ainda assim os dentes dos cãezinhos ainda estão crescendo. Esse crescimento, por vezes, acaba provocando uma forte coceira na gengiva e com isso, o filhote fica com uma vontade grande de morder.

É preciso que se leve em consideração que os dentes dos filhotes são o aparelho que a natureza deu de presente para que os mesmos possam sobreviver. Desde muito cedo os cães buscam desenvolver por meio de atitudes e brincadeiras, através da mordida de madeiras, ossos, e outros.

Além do mais, os filhotes têm predileção por testar sua mordida a todo o momento, tanto em brincadeiras sem compromisso com seus companheiros quanto em objetos que têm a disposição. Eles têm a necessidade de dominar animais que tem relacionamento, mesmo na infância eles já buscam quem irá dominar quem.

Caso o dono não provoque nele o comportamento mais doce ele levará consigo esse modo de ser para a vida toda, caso contrário ele achará que é normal sair mordendo as pessoas, seja por desagrado ou por brincadeira mesmo. Quando são mantidos esses hábitos, o filhote vai ter seu desenvolvimento baseado na ideia de que pode morder a qualquer um, incluindo as pessoas da família e seu dono.

Com o passar dos meses, a força na mordida do animal irá aumentando de maneira gradativa, e o ato deixará de ser uma agradável brincadeira para acabar se tornando uma grave ameaça. Além do mais, o cão poderá estender o habito de morder também às visitas, aos animais domésticos com quem convive, aos amigos e, ainda, caso tenha o costume de passear pela rua, a todos os desconhecidos que passarem pela frente.

Dicas Para o Cachorro não Morder Mais

Pensando num maior sossego para os donos, separamos dicas para auxiliar você a adestrar da maneira certa seu filhote, para que suas brincadeiras não sejam transformadas numa sessão frequente de maus-hábitos.

a) Item importante: presenteie seu filhote com brinquedos. Um cãozinho tem a necessidade de exercitar sua mordida. É por meios dessas inocentes brincadeiras que ele terá seu desenvolvimento psicológico e físico executados. Além do mais, os brinquedinhos de pano, borracha, de madeira, são excelentes maneiras de fazê-los aliviar o desconforto obtido nas gengivas.

b) Se você observar que seu filhote tem a mania de morder em grande parte do tempo, pode ser que esteja diante de um cão com instinto de dominação: Nessa circunstância o adestramento feito com um profissional é uma ideia bastante aceitável. Busque não influenciar brincadeiras em que o filhote tenha que morder continuamente. Ao contrário, promova brincadeiras oferecendo ao mesmo os objetos próprios para a mordida, como bichinhos de pelúcia, bolinhas de borracha, ossos de couro e muito mais. O que o animal deve aprender é que não pode morder as pessoas e isso inclui o dono, que está sempre brincando com ele.

c) Para procurar evitar as mordidas constantes do filhote, caso o mesmo não se interesse por brinquedinhos, ensine ao mesmo a respeitar o “NÃO”: Tire o cão do chão sempre que ele insistir em manter o hábito de morder. Quando o mesmo não tem o apoio do chão, instintivamente não deixará de morder.

d)Procure afastar-se do animal quando o mesmo insistir em lhe morder: O animal deve ter a percepção de que a brincadeira irá acabar todas as vezes em que ele tiver um comportamento não adequado. Deixe-o ali e siga para outro lado ou simplesmente vire-se. Assim que o animal estiver mais calmo volte às brincadeiras, mas procure evitar que ele te domine por meio de suas mordidas.

e)Pressione seu focinho, perto do nariz, mas o faça sem machucar: A leve pressão deve bastar que o animal abra a boca e deixe de morder. Torne a repetir o procedimento sempre que o mesmo teimar em voltar a morder. Essa maneira de treinar é bastante rápida e o animal entende prontamente, procurando não morder novamente.
Especialistas sugerem que, quando o filhote morder, seu dono ponha o polegar dentro da boca do animal e dedo o indicador em seu queixo, traçando um gancho, e force para baixo, assim o filhote irá parar de morder.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *