Como Parar o Comportamento Agressivo Do Cachorro

A maioria dos reflexos negativos dos cachorros são atitudes por eles presenciadas, a forma e a maneira como este age, e como agimos com relação ao mesmo.

O Que Causa o Comportamento?

Algumas raças têm este comportamento como característico, mas elas podem ser potencializadas, através da convivência junto aos seus donos, e proprietários, e com isso aumentar sua raiva e agressividade.

Como Lidar De Imediato

A atividade agressiva deve ser primeiramente analisada por um profissional. Um veterinário pode avaliar se o comportamento agressivo do cão tem a ver com alguma mudança hormonal, um acometimento de doenças e problemas de saúde, que podem em certos casos resolver a doença, e em conseqüência acabar com a atividade hostil deste animal.

Sinais Que Devem Ser Notados

Atitudes bruscas e diferentes de seu comportamento, como rosnar, morder, e se auto-flagerar, pode ter a ver ate mesmo com uma doença de ordem cerebral como um tumor, e este tratado adequadamente e recorrentemente, pode trazer a harmonia e a vida saudável a seu cão novamente.

O Que Fazer Casa Não Haja Diagnóstico

Caso não seja diagnosticada nenhuma patologia clinica junto ao animal, o que pode ser feito em uma segunda etapa, é a procura profissional, de um adestrador, por exemplo, já que estes profissionais estão mais acostumados com este perfil agressivo do animal, e muitas vezes esta agressividade, se volta contra o próprio dono, e isto pode ser perigoso.

Como Os Profissionais Trabalham

Uma vez contratado os serviços destes profissionais, um plano de ação será desenvolvido por este, o enfrentamento, muitas vezes indicados, por não profissionais, como sendo uma solução, é a maneira mais usual e errada, querer mostrar “quem é mais forte”, ou “quem manda” nestes casos só prejudicam mais o comportamento.

Como Você Pode Ajudar

Este profissional lhe passará normas e diretrizes a serem seguidas, e isto pode resolver o seu problema e acabar com a agressividade do animal, voltando o mesmo a ser dócil e da família como sempre foi e desta maneira o animal não voltar a ter tal atividade e postura agressiva novamente.

O Que Fazer Se Você Não Pode Ter Um Profissional

Se as condições não lhe permitem contratar um profissional, mas procurou um veterinário o mesmo nada diagnosticou de doença no cachorro, outra maneira de parar o comportamento agressivo de cachorro, tem a ver em acompanhar, verificar, registrar em que situações esta agressividade se manifesta, e pode ser varias as causas.

Possíveis Motivos Do Comportamento Agressivo

Pode ser o fato de este estar querendo demarcar território, e se sente ameaçado por outros animais na casa, ou nas proximidades. Pode ser motivada por pessoas estranhas a sua convivência, e isto irrita e incentiva a agressividade natural do animal. Pode ser por causa de seus pertences mesmos, tais como: pote de água e de comida, sua casinha, etc.

Dicas Que Ajudam a Controlar Mais o Seu Cão

Neste caso o melhor é afastá-lo na medida do possível destas atividades que lhe dão estresse, e se possível lhe passar segurança e confiança, bem como amor e carinho além de lhe proporcionar momentos de dedicação e brincadeiras junto a este.

A territorialidade e o temor às vezes contribuem para esta agressividade, mantenha-o distante das disputas, e daquilo que lhe acomete medo, pois desta maneira ajudá-la em seu autocontrole e em sua mansidão.

Dicas De Como Parar o Comportamento Agressivo

As vezes de pende de uma mudança em sua rotina e condição de convivência e vivencia com outras pessoas e animais. Verifique se esta mudança de comportamento não está ligada a chegada de algo novo, tal como outro animal, o nascimento e chegada de um bebe, até mesmo um novo bem, como um carro e um móvel em sua área e que representa a ele uma mudança de comportamento em você.

Talvez um brinde ou um brinquedo para este usar, no mesmo dia e momento de uma chegada de algo novo, pode eliminar, aliviar ou evitar este comportamento instintivo e agressivo do animal.

É Importante Saber

Com relação ao comportamento ainda no que diz respeito a seu território e “bens”, é importante saber respeitar seus limites, e demonstrar a ele, que você não está o enfrentando, nem ameaçando lhe tirar nada, muito pelo contrário, a sua proximidade, tem a ver com lhe dar boas coisas e lhe fazer o bem.

Pode ser que ele esteja se sentindo ameaçado por suas atitudes e resolva recorrer a força e a ameaçada, através da rosnagem e das mordidas e latidos, para afugentar o intruso ameaçador. Não faça valer sua superioridade, não é uma questão de soberania, nem saber quem manda, é uma situação de estresse para ambas as partes, que deve ser resolvida com sabedoria e racionalidade.

Recapitulando

Um bom profissional pode te ajudar nestas atividades, mas se não for possível, a dica de saber respeitar os espaços, unir a sua chegada e proximidade com vantagens para o mesmo, tal como um passeio, uma atividade de repor a água fresca para o cão, ou a comida, pode levá-lo a voltar a ter confiança em você e o respeito mutuo acontecerá.

Cuidados

Usar medicamentos como calmantes, só deve ser utilizado com prescrição veterinária, e só este poderá analisar corretamente se é o caso, por isso assim como para nós a automedicação não é indicada, para nossos animais também não, até porque eles não sabem falar e manifestar o que de mal está lhe ocorrendo nem lhe dando efeitos colaterais.

Respeitar seu espaço, assim como sua agressividade, pode ser bom por um determinado tempo e motivo, mas saber o que causou esta cólera no mesmo é o que nos deve levar tempo e energia, e devemos investigar sempre as causas.

Como mudar o comportamento agressivo do cachorro, pode ser uma atividade até mesmo instrutiva e que vai unir ainda mais a ligação entre o animal e seu dono, e com resultados, que lhe trarão muita satisfação e prazer.

Repetir as atividades com parcimônia e dedicação, de tempos em tempos regulares, pode condicionar seu cão e este mudar de comportamento agressivo para manso e dócil, podendo novamente conviver em liberdade, e em proximidade com todos da casa.

O amor ao cão, a dedicação a este, o entendimento de sua atitude são as maneiras que você conseguirá mudar e o como parar a agressividade do comportamento do cachorro, e desta maneira aumentará a sinergia entre o animal e seus donos.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Comportamento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *