Dicas Para Treinar e Domesticar Papagaios

Ter um papagaio que não fala e não consegue voar livremente sem sumir de casa é o mesmo que ter um peixe que não nada. Se você é apaixonado pelas cores da ave, pode não se importar. Mas a maior parte dos donos quer um papagaio falante e bem comportado e fiel, um dos principais atrativos para ter este animal em casa. Mas como fazer isso? Aprenda a seguir.

Coloque o Animal Na Gaiola Pela Primeira Vez

Se você acaba de levar para casa um novo papagaio, vai precisar levá-lo para a sua nova gaiola. Leve à caixa transportadora até a porta de sua gaiola. Feche todas as portas e janelas e abra a transportadora para a ave migrar para a nova casa.

O mais provável é que o papagaio está muito assustado para ser colocado na gaiola com as mãos, por isso é uma boa dica deixar o pássaro a sair por conta própria. Iscas não vão funcionar, pois um pássaro pode ficar sem comer por vários dias.

Você pode ter a sorte de ter um papagaio amigável que já sabe como ir para a sua nova casa. Se isso não acontecer, o melhor é unir porta com porta mesmo que não terá problemas para relocar o animal.

Coloque a mão na gaiola. Se o papagaio der um passo para você, o pássaro é, provavelmente muito manso e este contato básico será bem mais rápido.

Comece Seu Contato Com a Ave

Um dos passos mais importantes para começar o treinamento é firmar um laço de amizade com o animal. É muito importante não fazer o seu papagaio ter medo de você, por isso é essencial se aproximar da gaiola muito lentamente. Não faça ruídos repentinos e não fale alto ou derrube algo, ou isso vai aterrorizar o pássaro. As primeiras impressões são importantes.

Se você tem um pássaro com medo, comece o contato visual sem tentar tocar o animal. Aos poucos ele vai se sentir mais seguro e deve chegar perto, deixando que você o que ficará mais aberto ao treinamento.

Se você tomar uma abordagem desnecessariamente cauteloso, não há nenhuma maneira que vai prejudicar o seu relacionamento. Você será capaz de acelerar as coisas no futuro. No entanto, se você se apressar isso e assustar o pássaro, ele vai ser muito mais difícil de desfazer o medo que é desenvolvido.

Busque Alimentos Para Agradar à Ave

Você deve ter em mãos uma vasilha bem grande com tudo o que o animal gosta para o premiar quando ele for bem. Papagaios gostam de sementes, nozes, frutas secas e frescas. Misture uma variedade desses mimos em uma tigela e sirva com o papagaio na gaiola.

Dê o papagaio alguns dias para familiarizar-se com esses alimentos e possa apreciar o seu mimo para poder prosseguir com o treinamento. Ele deve querer o que você tem a oferecer. É um processo semelhante ao cuidado com os cachorros na domesticação.

Mas nunca sirva seus mimos como parte das refeições diárias. Você deve dar como um brinque, por isso vez ou outra deve ir na gaiola, alisar o animal e enchê-lo com sementes saborosas. Fazendo isso algumas vezes ele vai ver isso como uma premiação, um mimo.

Como Ensinar Sua Ave a Sair Da Gaiola e Voltar

Tirar o animal da gaiola é importante para a saúde mental do papagaio, e também é importante para você limpar o interior da gaiola por dentro, com mais cuidado. Para isso comece fechando todas as janelas e abrindo a gaiola. Deixe-o fazer isso sozinho, mas tenha certeza que ele pode sair.

Quando ele se acostumar a sair, você pode colocar os mimos de alimentação na gaiola e o animal vai voltar bem rapidamente.

Ensine Seu Papagaio a Falar

Esta é a parte mais simples do treinamento, pois esta ave aprende muito fácil a repetir palavras. Mas para isso você precisa focar em algo e repetir por alguns dias. O poder da ave é de memorizar, e não de ter um vocabulário amplo, por isso ele repete frases e até palavras, mas não textos inteiros.

Dedique alguns minutos por dia para repetir a mesma palavra que você quer que ele diga. Neste processo, não deixe pessoas por perto para ele não se assustar. Você pode começar com palavras soltas, mas foque em uma palavra, como ‘amor’, ‘paixão’ e ‘casa’. A cada repetição, ele deve ganhar um brinde como sementes, algo que não seja sua alimentação do dia a dia. Vai funcionar muito bem.

Com o passar do aprendizado do animal, acrescente frases ou até músicas inteiras. Na internet há uma boa quantidade de animais que cantam refrões e até músicas completas. Só finalize o aprendizado quando ele começar a repetir uma frase completa.

Como Fazer Seu Papagaio Subir No Seu Braço

Os donos de papagaios adoram que os animais cheguem perto, mas para isso é preciso confiança. O primeiro passo é não ser um dono opressor, não gritando e nem fazendo movimentos bruscos ou o animal vai fugir de você com medo de ser abatido.

Seu próximo passo será colocar a mão dentro da gaiola. faça isso algumas vezes e não se movimente. Coloque a mão e deixe o animal ir se aproximando aos poucos. Quando ele se sentir realmente confiante, vai chegar perto.

Uma dica para acelerar o processo de aprendizado é colocar algumas sementes na sua mão para atrair o animal. Coloque no braço e deixe que ele ande até seu braço para buscar o alimento. Se sentir-se confortável com o ato, com ou sem sementes a ave vai chegar perto.

Como Fazer Seu Animal Ficar Fora Da Gaiola Sem Fugir

Não é apenas soltando o animal. Ele deve se sentir confiante e ter uma volta segura para a sua gaiola. Os animais mais jovens são tentados a fugir, por isso comece com esta parte do treinamento apenas quando o bicho estiver seguro mesmo. Feche as janelas e deixe seu animal solto em casa. Quando quiser que ele volte, coloque comida na gaiola.

Depois abra uma janela e observe seu comportamento, sempre ficando perto da janela. Faça cada passo aos poucos, sempre com limites, para poder ter certeza que ele não vai fugir. Instalar telas em casa é uma boa pedida.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Gostaria de saber se existe serviço de adestramento para papagaios barulhentos se existir me mandem um email, por favor com preço e telefone. ricardo_setubal@hotmail.com

    Ricardo 12 de junho de 2015 21:48
  • Olá, tenho interesse no adestramento de meu papagaio. Ele é novo, cerca de 5anos, sem asa cortada, voa pela casa toda porém arisco.

    Entrem em contato por favor.

    Obrigado.

    Christian 8 de abril de 2016 14:44

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *