Como Adestrar Um Labrador

A raça de cães Labrador é bastante conhecida devido ao filme “Marley e Eu” em que o cão, que era dessa raça, tornava a vida do casal que o adotou, uma rotina incessante de trapalhadas e problemas. Essa raça tem um gênio muito brincalhão e muita energia para ser gasta, e quando não a gasta da forma certa, acaba destruindo a casa do dono.

Se você deseja tornar o seu cão mais maleável e fácil de ter em casa, veja algumas dicas de como adestrar um Labrador. Como já dissemos, o Labrador é um cão diferente de tantos outros, e por isso mesmo precisa de um tipo de adestramento e cuidados diferenciados. A primeira coisa que é importante ter em mente é que agressividade e brigas não resolvem nada.

Gritar porque o seu Labrador fez as necessidades no lugar errado não o ensinará a fazer no lugar certo, e ainda poderá gerar um trauma no seu cão. O adestramento feito utilizando o método da recompensa ainda é o mais eficiente. Dessa forma, quando o seu cão faz algo correto você o recompensa com um carinho, um biscoitinho canino ou de outra forma positiva.

Quando ele faz algo errado, não o recompense e tente demonstrar através de gestos que ele não está certo.. Porém, não grite, não se exalte, não maltrate e nem perca a sua paciência, pois todo cão, principalmente o Labrador, é como uma criança a quem estamos ensinando.

Observe o Seu Cão

Algumas atitudes que nos desagradam no comportamento de um Labrador como, por exemplo, cavar o jardim todo, comer as próprias fezes ou mesmo rasgar e quebrar a mobília da casa podem não ser elementos comportamentais. Dessa forma, esse comportamento negativo pode ser resultado da falta de nutrientes na alimentação ou mesmo da solidão e energia acumulada.

Para resolver essas questões é importante ter um veterinário que acompanhe o seu Labrador fazendo check-ups e também que possa te orientar em relação às melhores marcas de ração do mercado. Uma atitude bem simples que pode ajudar e muito a adestrar o seu Labrador, é levá-lo para passear e socializar com outros cães.

A partir do momento que você diminui a solidão que ele sente, deixando que ele socialize com outros cães, ele irá diminuir as atitudes negativas como cavar o seu jardim, por exemplo. Aproveite para dar o reforço positivo também para o bom comportamento dele junto a outros cães.

Quanto à sair para passear, é importante, porque dessa forma, você ajuda o seu Labrador a gastar a energia que ele tem de sobra de forma mais saudável e também a melhorar o seu temperamento. Adestrar um cão é demonstrar o seu amor e cuidar bem dele, ou seja, lhe fazer companhia, sair para passear, alimentá-lo bem e todas as outras formas de carinho.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *