Exames Importantes Que Todo Cão Deve Fazer

Assim como os donos dos cães, os animais devem ir ao veterinário constantemente e alguns exames não podem ser dispensados. Por que, se meu animal está saudável?, você pode pensar. Simples: da mesma forma que humanos, há sempre doenças silenciosas que podem até causar a morte do seu melhor amigo. E assim como nos humanos, prevenir é sempre melhor que remediar.

Consulta Tradicional Com Um Veterinário – Check Up Básico

Um check up de rotina é sempre uma boa pedida para acompanhar a saúde do seu animal. Esta é uma consulta semelhante a de um clínico geral para os homens e mulheres, apenas verificando como o animal está por fora. Para donos inexperientes é a melhor pedida porque alguns sinais clínicos de doenças em cães passam desapercebidos, como manchas na pele como sinal de câncer, alguns carocinhos que podem ser mais que apenas uma cicatriz de arranhão.

No check up, porém, pode-se apenas diagnosticar doenças com sinais clínicos claros. Doenças mais severas precisam de exames médicos mais completos e profundos.

Ultrassonografia Para Fêmeas Prenhas

Existem diversos tipos de ultrassonografia para cães e gatos, cada uma para diversos fins, mas sempre com o propósito de analisar o animal por dentro com mais detalhes. A ultrasom realizada em fêmeas grávidas é sempre uma boa pedida porque ela é muito mais que olhar o animal por dentro. Ela será capaz de analisar como estão os filhotes e saber se há mesmo condições de um parto normal ou o aborto seria necessário.

Não é raro complicações em nascimento de cães, em especial em fêmeas já idosas ou quando elas cruzam com animais de pequeno porte. Os filhotes podem ser maiores do que seu útero pode comportar e os animais acabam por ter dificuldade tanto no nascimento como depois, quando alguns filhotes podem morrer ainda na barriga por falta de espaço. A ultrassom irá ajudar a prevenir o problema e tratar adequadamente.

A ultrassom na gestação é indicada para observação do feto e como estão os filhotes. Mas clínicas pequenas, de bairro, não costumam ter todo este maquinário, por isso é indicado fazer o exame sempre em uma clínica maior e guardar as imagens do resultado para comparação futura.

Exame De Sangue De Rotina

Toda vez que um humano entra em um médico depois de um longo período de visitas pede-se as mesmas coisas: exame de sangue, para saber o que exatamente o que se tem por dentro do corpo, o que anda circulando e não deixou sintomas claros. Com o animal será a mesma coisa, pois com o exame de sangue é possível saber exatamente quais tipos de infecção ele tem sem sinais clínicos na pele.

O exame de sangue geralmente é pedido pelo veterinário quando há sintomas não facilmente identificáveis no animal. Mas os donos mais atentos podem pedir um exame de rotina há cada um ano e assim ajudar a prevenir doenças. Assim como nos humanos, a análise do sangue pode relevar células cancerígenas e assim aumentar as chances de vida do animal ao tentar combater esta doença.

Os exames de sangue também são responsáveis por identificar doenças graves que apenas o visual não pode. São grandes exemplos os sinais clínicos de erliquiose, a doença do carrapato, altamente grave em cães e com alta possibilidade de tornar o problema fatal.

Exames De Vista Específicos

Na maior parte das vezes os veterinários fazem um exame de vista básico, com lanternas e observando os olhos do animal. Mas com cães mais idosos a observação do globo ocular deve ser constante. Com o aumento da idade os cães costumam ficar cegos ou com uma visão bem comprometida, e apenas um veterinário especialista em oftalmologia pode entender o problema e  receitar remédios melhores tanto para combater a cegueira precoce como receitar medicamentos adequado, seja para cães jovens ou mais velhos.

Exames De Fezes e Urina

Todo animal deveria fazer como rotina exames de fezes e urina. Pode parecer complicado coletar a urina, pois as fezes podem ser coletadas facilmente com um potinho e uma espátula, mas é possível. Tais exames podem mostrar claramente a presença de verminoses e como o animal anda digerindo seus nutrientes, podendo ser preciso uma troca de alimentação e melhor regulação.

Os exames de urina também são responsáveis por mostrar claramente problemas renais, tanto sérios como facilmente tratáveis. Também ajudam a ver a nutrição do animal e como seu corpo anda trabalhando para digerir líquidos, em especial em animais idosos.

Exame Retal

O exame do toque, o qual os animais não costumam gostar muito, conseguem identificar possíveis tumores no canal retal, comum em animais mais velhos e sem uma nutrição adequada. Geralmente é feito em um exame de rotina do check up, mas pode ser pedido pelo dono se há sinais de dores do animal ao defecar.

Avaliação Da Arcada Dentária

Muitos cães mais velhos sofrem com cárie, tártaro e até queda dentária por falta de cálcio. Uma avaliação da dentição canina possui o poder de prevenir doenças e identificar também possíveis desnutrições no animal. Cães com dentes muito amarelos podem estar sofrendo de excesso de suco gástrico, causando uma má digestão. O excesso de tártaros também pode causar dores no animal ao se alimentar, por isso ele pode estar com problemas sérios.

Temperatura Corporal

O exame para medir a temperatura do animal pode informar muita coisa. Pode informar a aproximação do período fértil do cão e melhor período para castração, pode ainda dá dicas de que há uma infecção mais grave vindo por ai e sinais de que doenças existem por dentro e precisam ser combatidas. A temperatura de um cão é medida em uma consulta de rotina por um termômetro do tipo anal.

Você Sabia?

Para animais não dizemos ‘sintomas’ e sim ‘sinais clínicos’. O termo serve para separar a medicina veterinária da medicina tradicional na literatura.

Quem tem animal em casa sabe que se devem ter muitos cuidados com eles, afinal, assim como nós humanos, os animais também ficam doentes. Claro que eles infelizmente não podem chegar a nós e nos dizer quais os sintomas e onde dói, por isso, essa tarefa não é muito fácil e para que você possa garantir a saúde de seu cachorrinho é necessário que sejam feitos check-ups regularmente para que você não tenha nenhuma surpresa e não passe por nenhum problema mais grave com seu amigo.

A Ida Ao Veterinário e Exames Periódicos

É de suma importância que você visite o veterinário regularmente, pois além da consulta que ele deve sempre fazer, para verificar se a algo de anormal, também deve ser feito uma série de exames periódicos, pois eles podem ser de grande importância para identificar qualquer anormalidade. Podemos identificar pequenos problemas que ajudam numa rápida recuperação com atitudes simples e a descoberta cedo, destes problemas.

Conhecendo Seu Animal

Se você adora fazer carinho em seu cachorro, é bem simples fazer dessa sessão de carinhos e apertos em uma inspeção diária e rotineira. Apalpe seu melhor amigo da cabeça as patas a procura de reações diferentes e desconfortantes dos cães.

Observe se o focinho está úmido e frio. Se sim maravilhoso. Se estiver seco e quente, isso pode significar que ele tem algum problema de saúde, podendo estar desidratado e precisa de água. Essa é a principal razão de um nariz seco. Em alguns casos, o focinho seco é sinal de febre, e febre é sinal que tem algo errado no corpo.

Cachorros, assim como nós seres humanos, acumulam remelas durante a noite, essas remelas podem endurecer e causar um grande desconforto para o bichinho. Caso isso venha a acontecer, umedeça um algodão com água morna para amolecer a mesma, com o dedo indicador e o polegar, suavemente abra seus olhos, a observação dos olhos pode apresentar a necessidade de uma consulta, se os olhos estão bons e claros e você pode ver seu reflexo neles, então ele está bem, se o olhar está um pouco leitoso e nebuloso, então ele deve estar precisando de atenção veterinária.

Cachorros que possuem pêlos auriculares têm pré-disposição para acumular cera em seus ouvidos, veja se a orelha apresenta algum odor, caso exista, ele pode estar com uma infecção por fungos em seu ouvido, que é geralmente acompanhado de um odor. Infecções de ouvido geralmente não são graves, embora caso não sejam tratadas podem causar danos auditivos, a limpeza das orelhas periodicamente ajuda na prevenção da otite.

Observe se está tudo normal com a forma de andar do seu cachorro. Se ele mancar pode ser devido a um mau jeito ou trauma. Fique atento também com as unhas de seu animal, se elas estão muito grandes você deve apará-las, unhas muito compridas podem quebrar ou encravar com mais facilidade, além de dificultar o caminhar de seu animalzinho.

Observando Mais Sinais Nos Animais

Existem mais alguns sinais importantes a serem observados nos animais, esses sinais podem indicar que seu bichinho necessita de cuidados de um veterinário, veja se seu animal tem alguns dos sintomas abaixo citados:

  • Tenha dificuldade na respiração;
  • Apresente gengivas brancas, azuis ou pálidas;
  • Tontura ou desequilíbrio;
  • Perda de consciência;
  • Apreensões;
  • Abdome extremamente inchado;
  • Dor em qualquer área do corpo com gritos dolorosos e
  • Temperatura acima de 39ºc, lembre-se que a temperatura normal é de um cachorro é 38°C a 39°C.

Caso alguns dos sinais relatados em seguida dure mais de um dia deve-se procurar um veterinário imediatamente, fique atento e verifique:

  • Fraqueza;
  • Vômitos Contínuos;
  • Falta de apetite;
  • Letargia;
  • Salivação excessiva;
  • Sede excessiva;
  • Constipação;
  • Chiado ou respiração ofegante freqüente;
  • Corrimento nasal excessivo;
  • Urina com cor inapropriada normalmente deve ser amarelo claro;
  • Coceira excessiva e
  • Choramingar por dor em qualquer área quando tocado.

Se você verificou que seu animal tem alguns desses sintomas, leva seu animal em um veterinário o mais breve possível, mas mesmo assim é muito importante para os cachorros, a realização de um checkup anual, principalmente aqueles que têm idade superior a 8 anos.

Estes exames ajudam muito a detectar precocemente a presença de várias doenças e problemas de saúde, como diabetes, insuficiência renal, presença de parasitas e uma infinidade de outras anomalias clinicas.

Descobrir os problemas de saúde o mais rápido possivel, pois as possibilidades de cura são maiores e o tratamento medicamentoso será menos agressivo, vai depender da fase em que a enfermidade for diagnosticada, ou seja, quanto mais cedo for descoberta a doença melhor para o bichinho.

Temos o diabetes como exemplo, que é capaz de provocar o surgimento de catarata nos cachorros, e levá-los à cegueira quando não é tratado a tempo o animal enfermo passa a urinar mais, chamamos de poliúria, passa a beber mais água, a polidipsia, comer mais, a polifagia e, com a evolução da enfermidade pode perder bastante peso.

Nas clinicas veterinárias podemos fazer exames de sangue, fezes e urina para auxiliar no diagnóstico e orientar o tratamento das várias enfermidades que o seu animal pode ter, além disso, o veterinário dispõe de vários recursos para fazer outros exames, muitas vezes os exames são coletado no momento da consulta, mas outros exames pedem preparo do animal e muitas vezes jejum alimentar.

Veja Exames Que Seu Animal Deve Fazer Com Freqüência

Exames Clínicos

A Análise Citológica é feita para descobrir as inflações, patologias e lesões benignas ou malignas. Através dessa analise é que fazemos as Biópsias muito usadas para determinar a evolução de uma determinada doença. Também verificamos as dosagens toxicológicas
Por meio dos exames bioquímicos por automação, vemos como anda a uréia, a creatinina, a fosfatase alcalina, o colesterol, o triglicérides e todos os itens que encontramos em um hemograma completo.

É importante saber como anda as taxas dos hormônios, por isso o T3, T4, estradiol, progesterona, cortisol também são avaliados. Normalmente feito através de um hemograma, já citado.
Ainda precisamos fazer exames para saber como está os fungos e bactérias, os parasitas e exames para ver o funcionamento dos rins e do fígado. Claro que não podemos deixar de fazer exames por imagens que estão muito modernos e podem identificar um problema no coração, ou em outros órgãos, portanto:

  • Ecocardiografia
  • Endoscopia
  • Raio-X simples, contrastado e mielografia
  • Ultrassonografia.

Saiba que estes são apenas alguns exames que podemos fazer em nossos animais, assim como nós humanos existe uma série de exames que podem ser feitos a fim de ajudar a manter nos bichinhos saudáveis e por muito tempo conosco.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Dicas

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *