Tipos de Adestramento de Cachorros

Se você acha que seu cão só pode “seguir carreira” como vigia noturno na sua casa, você está muito enganado!

Além de serem animais maravilhosos e companheiros, os cachorros também são muito úteis desempenhando papéis de apoio aos humanos em atividades muito importantes, como cão farejador e cão guia.

Mas não são esses os únicos tipos de adestramento possíveis para o cão; existe como adestrar um cão especialmente cuidar de crianças ou para conviver com idosos, cães para farejar drogas e até cães para farejar minérios.

Adestramento de Cachorros

Adestramento de Cachorros

Os cães são animais muito inteligentes e podem ser treinados para desempenhar uma série de função, desde que recebam adestramento adequado e muito carinho.
No entanto alguns tipos de adestramento não estão disponíveis para civis, por motivos óbvios.

Se você queria adestrar seu cachorro e treina-lo para ser um excelente cão farejador de minérios (e encontrar muitas preciosidades no seu quintal!) mas não pode, não desanime!
Você ainda pode treiná-lo para ser um excelente amigo das crianças, ou então adestra-lo para que ele faça aqueles truques maravilhosos que todo mundo gosta (ou pelo menos convencê-lo a não tentar almoçar as visitas)!

Conheça alguns tipos de treinamento para cachorros:

– Cão Guia para Cegos

Além do cão policial, é o tipo de adestramento mais conhecido. O cão aprende a guiar pessoas com deficiência visual, além de possuir um treinamento de cão de guarda para defender a pessoa de indivíduos mal intencionados, se necessário.
Desde 1920 as pessoas utilizam cachorros nesta função de cão guia, e as melhores raças para este tipo de trabalho são: labrador, golden retriever, bóxer, pastor alemão e collie.
Isto porque essas raças são muito espertas, pacientes e leais, características indispensáveis em um cão guia.

Cão Guia para Cegos

Cão Guia para Cegos

– Cão Farejador de Minérios

Alguns cachorros já foram utilizados para descobrir minério!
Por incrível que pareça, que os cães treinados conseguiram encontrar minérios (cobre e níquel) em um raio de até 12 metros de profundidade.
Os cães escolhidos para desempenhar a tarefa foram os inteligentes e populares pastores alemães, pela sua conhecida habilidade como cães farejadores.
A iniciativa veio de um instituto de pesquisas geológicas da Finlândia, e o experimento foi realizado em 1960.

Cão Farejador de Minérios

Cão Farejador de Minérios

– Cães Farejadores de Drogas

O treinamento deles possui mais de uma etapa, onde eles aprender a se sociabilizar, a conhecer o odor característico dos entorpecentes mesmo quando misturados a outros materiais, e também aprendem a ficar calmos em locais de grande fluxo de pessoas (como aeroportos), pois é justamente nesses lugares que o cão vai trabalhar.
O cão também é ensinado sobre a maneira correta de “avisar” sobre as drogas: ele pode ser “ativo” e arranhar, bater e até latir para a pessoa ou perto ao local onde encontrou a droga, ou pode ser “passivo” e somente ficar ao lado do local.

Cães Farejadores de Drogas

Cães Farejadores de Drogas

Andressa Silva.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • como fazer pra que ela mude o local de fazer o xixie o coco beijos obrigado

    isabel 26 de Maio de 2010 22:22
  • sou agente peneteciario gostaria de obter mais informacao sobre como treinar um cao farefador sou adestrador mais esse metedonusca treinei obrigador aguado resposta

    claudio de oliveira dantas 18 de Abril de 2012 9:33

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *