Como Adestrar Cavalos

O adestramento de cavalos não é uma tarefa nada fácil. No Brasil ainda existem poucos locais onde os donos destes animais podem fazer com que eles entrem um dia e saiam adestrados no outro. E também existem muitas pessoas que não se preocupam com este tipo de adestramento, já que o cavalo no Brasil é utilizado basicamente como meio de transporte. É cada vez mais raro encontrar no país, até mesmo no campo, criadores que tenham cavalos apenas para utilizar como animais de estimação. E também no Brasil são poucas as pessoas que utilizam esses animais em competições esportivas.

É claro que isso não significa que não existam animais adestrados no Brasil e que também não existam competições com cavalos treinados. Mas, quando são comparadas a outros esportes, elas são bastante raras. O esporte que mais exige treino e disciplina do cavalo é a equitação, na qual os cavaleiros precisam cumprir, juntamente com seus cavalos, um percurso com uma série de obstáculos. Além deste esporte, há as competições de polo, em que os cavaleiros disputam uma espécie de futebol em cima do cavalo e utilizam tacos para bater na bola. Também se exige que os animais sejam treinados para as competições de corridas de cavalo, principalmente para que obedeçam os comandos do cavaleiro e estejam na melhor forma possível para correr.

O cavalo é considerado um animal muito inteligente, que realmente só foi utilizado pelo homem para tarefas mais pesadas por causa da sua força física e agilidade. Isso permite que os cavalos aprendam determinada tarefa muito rapidamente, principalmente no que diz respeito aos comandos que devem ser obedecidos. Alguns criadores, especialmente aqueles que têm mais tempo para se dedicar apenas ao cavalo, conseguem adestrar os animais para que desenvolvam tarefas que estão muito além de simplesmente saber quando têm que correr e parar.

Então, para adestrar um cavalo, antes de mais nada é importante que a pessoa tenha conhecimento das capacidades do animal.

Não é preciso ser especialista e estudioso no assunto, mas alguns conhecimentos mais técnicos podem ajudar na hora do processo de treino. Mas, se a pessoa tiver paciência e disciplina, pode conseguir adestrar um cavalo depois de muito tempo de prática.

Além disso, existem alguns locais onde as pessoas podem levar os seus cavalos para o adestramento. Geralmente, tais locais precisam que o dono do animal participe, já que o cavalo acaba sendo muito obediente a uma pessoa apenas. O ideal é que o dono acompanhe todos os passos do treinador, se mostrando sempre presente para que o animal associe o treino à presença do dono.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *