Adestramento Canino: Eduque Seu Cão

Adestrar seu cachorro enquanto ele ainda é um filhote é o mais recomendado, inclusive por especialistas. Mas isso não significa que um cachorro adulto não possa aprender nada. Cachorros de todas as idades podem ser treinados sem problema algum, os mais velhos só necessitam de mais tempo e paciência do dono ou treinador.

Para treinar seu cãozinho com mais sucesso, você deve evitar usar palavras negativas a todo o momento. Quando o comportamento errado que o cachorro adotar não tiver causa muito aparente, não fique dando broncas. Ele não vai entender e vai se acostumar com a bronca. Muitas vezes, os cachorrinhos têm mania de fazer algo errado para poder chamar sua atenção. Se você for atrás dele nessas horas, ele terá conseguido o que quer.

Nunca agrida o animal. Nunca adiantou e as consequências comportamentais podem ser irreversíveis. Para aplicar alguma punição ao animal, lembre-se que deve acontecer enquanto o comportamento errado está acontecendo, caso contrário, o castigo se torna obsoleto. Se precisar, provoque a situação para que seu cachorro caia no erro e sofra a punição. Integre os comandos no dia a dia do seu cão. Reserve 15 minutos por dia para ensinar o básico como sentar, dar a pata ou ficar de pé.

Dicas de Acessórios Para Adestramento de Cães

Lembre-se de oferecer biscoitos ou ossinhos a ele quando obedecer ou se comportar como quer. Sempre que fizer isso, elogie e dê carinho. Aos poucos, ele vai perceber que isso significa um gesto de aprovação vindo do dono. Outra dica é manter os petiscos espalhados estrategicamente pela casa. Se você deixar concentrado apenas em um pote na cozinha, por exemplo, seu cachorro pode ter uma resposta positiva naquele cômodo e muito diferente em outros.

Faça seu cão entender que você é o líder. Para ele, você é um membro da matilha e toda matilha tem o líder. Ande sempre na frente dele, se ele fizer isso no seu lugar, mude sua direção até que ele perceba que deve te seguir. Seja o primeiro a passar em lugares, como na sua casa, por exemplo. Não seja violento para que ele não imite o comportamento do líder como o faria se estivesse entre os seus.

Se o seu cachorro morde para brincar com você e isso machuca, chame a atenção dele, cruze os braços e o ignore por 10 minutos ou mais. Filhotes quando são machucados por outros filhotes tem atitudes parecidas.

Lembre-se de ser paciente e amoroso, porém firme e enérgico. Se for, será recompensado com um ótimo comportamento do seu melhor amigo. Gritar e estapear o animal é uma conduta que apenas trará o ódio dele, nada mais que isso. Com o tempo, ele vai não apenas voltar ao comportamento desordeiro, como pode não mais respeitar o dono da casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *