Adestramento Border Collie

Considerada uma das raças de cachorro mais inteligente do mundo, o border collie na hora do adestramento aprende com facilidade os comandos, assim como os executa com grande precisão.

Exatamente por esse motivo, além de estar na lista dos mais inteligentes, entra também naquela dos ótimos para adestração. Não é um mero acaso nos depararmos com cães dessa raça fazendo coisas incríveis.

Por outro lado, quem está interessado em ter um border collie deve saber que se trata de um animal muito ativo e por isso, deve ser mantido o tempo todo ocupado.

Algumas Caractertísticas De Comportamento E Física Que Servem Para o Adestramento

Quando se fala em adestrar um cão é comum e é assim que deve ser, que o mesmo tenha as suas características físicas e de comportamento analisadas. No caso do border collie, uma delas é o fato de ser um animal que naturalmente tende a ser líder. Mas, não é só isso, é um cão alegre, adora pastorear e correr e pode fazer isso. O border collie tem uma musculatura que é adequada a resistência e a velocidade.

Outra característicade comportamento interessante do border collie para o adestramento é que ele usa o olhar para intimidar as suas presa. Coloca-se em postura intensa e feroz e pode ter certeza, somado ao olhar, a presa não vai querer pagar para ver.

Graças a sua inteligência é capaz de fazer tarefas consideradas complexas até mesmo para o homem e isso é um “grande ganho” na hora do adestramento do border collie.

Se movimenta com muita desenvoltura e rapidamente e costuma agachar-se como um felino.

Espaço Necessário Para O Border Collie

Já deu para perceber o quanto o border collie é ativo e portanto, é uma raça de cachorro que precisa de espaço. Se ficar preso destrói tudo o que vê pela frente, por conta da sua tristeza e estresse. É inquieto e por isso precisa ter lugar para gastar a energia. No adestramento o border collie vai aprender como gastá-la.

Mesmo que o seu cão seja adestrado, se ele for colocado em um lugar pequeno, sem ter o que fazer, encontrará “diversão”, destruindo o sofá, roendo as paredes, se tiver quintal irá fazer buracos e se tornarão barulhentos demais.

No adestramento do border collie é necessário não somente estimulá-lo fisicamente, mas também mentalmente, visando um bom convívio com a família que está inserido. Caso contrário, um cão dessa raça pode acabar machucando uma criança, quando prevalecer o seu instinto sem adestramento.

Espaço será sempre fundamental para essa raça de cachorro, mesmo quando depois dele passar pelo adestramento, pois jamais, por conta do seu instinto, suportará ficar preso em um pequeno espaço.

Apesar da agitação, se controlada, é um ótimo cachorro de companhia.

CaracterísticasFísicas Do Border Collie

Para quem não conhece o border collie. Ele tem pelo em quantidade moderada liso e longo e pode ser visto nas mais diversas cores, com uma faixa no focinho que chega até a parte alta da cabeça.

As suas orelhas e face também podem ter uma coloração diferenciada. A faixa de pelos claros na cabeça separa o lado direito do esquerdo.

É classificado como porte médio e sua altura não ultrapassa na fase adulta, os 53 centímetros.

É importante que na hora do banho, o dono desse cão tenha o cuidado de usar algodão para tapar os ouvidos dele, pois é comum que entrando água, ele sofra com otite.

Detalhes Sobre O Adestramento Do Border Collie

Vale ressaltar que quanto antes um cão for adestrado, melhor será para o próprio animal e para o dono. Quando o mesmo é de uma raça inteligente, como é o caso do border collie, mais importante ainda. Recomenda-se que o adestramento dessa raça seja feito a partir do segundo mês de idade. Lógico, que no início, os comandos não devem ser complicados, mas conforme ele vai crescendo devem se tornar mais complexos, aquele que exigirão mais atenção.

Junto com o adestramento, o cão deve ser socializado com outros filhotes. É importante que nessa parte do adestramento, os filhotes entendam que outros cães não representam ameaças. Nessa socialização, eles ainda devem ser colocados em contato com pessoas idosas e crianças. É importante que no adestramento, o bordie collie saiba respeitá-los.

Esses cães eram usados por pastoreiro e facilmente “adota” o estilo de vida do seu dono. Quando não adestrado da forma correta pode ser depressivo e ou agressivo. Exercícios são fundamentais para complementar o trabalho de adestramento. Caminhadas curtas e diárias são recomendadas.

Dicas:

  • Esses cães devem receber comandos curtos.

  • Os primeiros comandos que quando filhotes o borde collie deve receber são: sente, pare e espere. E serão os primeiros que um filhote de 2 meses consegue aprender. Por isso, as primeiras sessões de adestramento devem se resumir a esse trabalho.

  • É importante que as primeiras sessões de adestramento do border collie não sejam longas. Eles vão se entendiar logo e isso vai atrapalhar o trabalho.

  • Como se trata de um cão que adora se movimentar, as sessões de adestramento devem oferecer bastante exercícios.

  • Durante o adestramento é importante mostrar para o cão que o líder é o seu dono e não ao contrário, como ele costuma imaginar. E isso se demonstra fazendo com que ele perceba que não terá tudo o que quer, não terá permissão para tudo e que sua vontade não prevalecerá sempre.

Não É Fácil Adestrar Um Border Collie

É comum que as pessoas fracassem no adestramento dos cães e não será diferente com o border collie, mesmo se tratando de uma raça inteligente, que tem mais facilidade em captar os comandos.

O que geralmente faz com que o adestramento do bordier collie fracasse é a desmotivação. Até mesmo porque é comum que se parta do princípio que será rápida e fácil, mas não é bem por aí, pelo menos semanas serão necessárias. Pode ser que demore até mesmo meses para você conseguir adestrar o seu cão.

Por isso é importante começar o adestramento do border collie sem muita cobrança, sabendo que exigirá tempo e paciência. Perseverança é a palavra que você tem que ter em mente.

O adestramento de cães pode ser uma boa maneira de educá-los, torná-los mais sociáveis e também lhes dar uma função. Um dos cães mais fáceis de adestrar é o Border Collie, pois se trata de um animal bastante inteligente e com um temperamento muito bom.

Quem gosta de cães sempre se encanta por essa raça que, além de obediente também é bastante bonita.

A raça Border Collie foi eleita a raça mais inteligente de cães, o que os tornou celebridades do mundo canino. Se você deseja adestrar um cão para fazer atividades físicas junto com você a melhor opção é o Border Collie. Quando o dono tem o Border Collie desde filhote a ligação entre ambos é ainda mais forte e o animal se torna mais obediente.

Trabalhar no adestramento de um Border Collie é muito gratificante uma vez que são animais bastante inteligentes e que pegam as ideias facilmente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Adestramento

Artigos Recentes

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • O que fazer com boder que late muito para pessoas estranhas e cães?

    rosania 24 de setembro de 2014 19:00

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *