Com um visual bem característico, as zebras, são nativas da África Central e do Sul, fazem parte da família dos equídeos (mesma dos cavalos e burros) e se destacam por nunca terem sido verdadeiramente domesticadas pelos seres humanos. Sua principal ferramenta de sobrevivência é a velocidade que atingem em corrida para escapar dos temidos predadores, os leões. Se você tem curiosidade para saber mais sobre esses simpáticos equídeos continue lendo esse artigo!
Características das Zebras
A seguir vamos apresentar as principais características físicas das três espécies de zebras.
Zebra-das-Planícies
Os machos são relativamente maiores do que as fêmeas, os indivíduos dessa espécie podem chegar a pesar até 350 kg. A medida de ombro é de 1,3 metros e o comprimento do seu corpo fica entre 2 e 2,6 metros. A cauda mede em média 0,5 m. O nome científico dessa zebra é Equus burchellii em homenagem ao explorador britânico William John Burchell. Ele realizou um trabalho de exploração e pesquisa de espécies de plantas e animais no sul da África entre os anos de 1810 e 1815 para o British Museum.
Zebra-de-Grevy
Essa zebra possui 1,5 metros de altura do ombro e pesa em média 450 kg. Possui padrão de listras estreitas que não se cruzam na parte inferior de suas costas. Uma curiosidade é que seu nome é uma homenagem ao presidente francês Jules Grevy. Em 1882 o imperador da Abissínia decidiu enviar uma zebra como presente ao então presidente francês, contudo, o animal morreu no caminho.
A zebra então foi empalhada e enviada para o Museu de História Natural de Paris, um cientista percebeu esse espécime era diferente de todos os que já haviam sido catalogados. Como era um presente para o presidente Grevy acabou ficando com o seu nome.
Zebra-da-Montanha-do-Cabo
A menor dentre as subespécies de zebras, mede cerca de 1,2 metros de ombro e pesa em média 272 kg. Suas listras são mais largas e curtas em comparação com outras zebras. Uma particularidade é que essa espécie possui uma barbela sob o maxilar inferior, algo que outras espécies não têm.
Brancos Com Listras Pretas?
Uma duvida que geralmente passa pela nossa cabeça quando ouvimos falar sobre zebras, afinal seriam elas animais brancos com listras pretas ou animais pretos com listras brancas? Após a realização de estudos embriológicos foi possível determinar que as zebras são animais de fundo preto com listras brancas. A parte branca na barriga seriam apenas adições.
Na cabeça as listras costumam ser verticais enquanto que no corpo e na parte traseira são horizontais. Algo interessante é que as listras têm uma função de sobrevivência para esses animais, elas ajudam a camufla-las dos predadores. As listras das zebras funcionam como uma impressão digital sendo um padrão único para cada indivíduo. Porém, não se sabe se as zebras têm a capacidade de reconhecer umas as outras pela individualidade das listras.
Além disso, as listras ainda funcionam como um mecanismo para controlar a temperatura do corpo bem como afastar moscas tsé-tsé entre outros insetos sugadores de sangue. Esse tipo de inseto é atraído pela luz polarizada que no caso de animais listrados acaba sendo perturbado.
Comportamento das Zebras
Como outros equídeos, as zebras, tendem a ser sociáveis, no entanto, apresentam diferentes organizações sociais dentro das diferentes subespécies. A seguir vamos apresentar essas características de socialização.
Zebra-da-Planície
Organizam-se numa estrutura de harém em que há apenas um macho para de uma a seis fêmeas e alguns filhotes. O dominante precisa preservar seu direito exclusivo a reprodução com as fêmeas enfrentando os machos solteiros desafiantes. Zebras podem se envolver em combates ferozes com direito a mordidas, batidas com as patas e coices. Os machos que perdem a luta devem viver junto ao grupo de machos solteiros que ainda não foram bem-sucedidos.
Zebra-da-Montanha
Uma espécie que vive em rebanhos compostos por um macho adulto, alguns filhotes e fêmeas adultas. Há uma hierarquia social dentro do grupo sendo o líder o garanhão adulto dominante que também é o responsável por defender seu rebanho. Diferentes rebanhos podem habitar o mesmo território sem problemas. Podem formar populações temporárias de até 30 indivíduos.
Os machos que ainda não tem um rebanho formam um grupo a parte e tentam criar seus próprios rebanhos com as fêmeas jovens e disponíveis. Os novos garanhões podem passar até três anos cortejando as fêmeas até serem aceitos num rebanho que tinha outro garanhão.
Zebra-de-Grevy
A organização social dessa subespécie é muito mais aberta, raramente as ligações entre os indivíduos dessa espécie duram mais do que alguns meses. Alguns garanhões ocupam territórios em que somente eles têm acesso às fêmeas, porém, ainda assim outros machos podem conviver no mesmo local. Para afirmar o seu domínio sobre o território esses machos tendem a vocalizar alto.
Zebras se Comunicam
Equídeos utilizam recursos como a posição das orelhas e o alongamento dos cantos da boca assim como a exposição dos dentes para transmitir mensagens. O posicionamento da cauda e da cabeça podem transmitir mensagens como sinais de humor ou de interação. Quando as orelhas estão baixas, por exemplo, é um indicativo de perigo em particular quando são acompanhadas por boca aberta e cabeça baixa. Também podem usar variações de vocalizações.
Reprodução das Zebras
Saiba como se dá a reprodução das diferentes espécies de zebras.
Zebra-da-Planície
O acasalamento acontece durante todo o ano, o maior número de nascimentos acontece no período chuvoso. A gestação das zebras pode durar entre 360 e 396 dias sendo que há somente um filhote. Esse filhote fica em pé praticamente ao nascer, seu desmame acontece entre 7 e 11 meses, a puberdade acontece entre 16 e 22 meses. O indivíduo se dispersa do grupo com idade entre um e três anos.
Zebra-da-Montanha
Também mantém o acasalamento durante todo o ano, o pico dos nascimentos acontece entre os meses de dezembro e fevereiro. A gestação dura cerca de um ano e resulta em um potro. O peso dos filhotes é de aproximadamente 25 kg e o seu comprimento é de cerca de 120 cm. O desmame acontece em cerca de 10 meses de idade. A maturidade sexual se dá entre 3 e 6 anos de idade.
Zebra-de-Grevy
O período de maior incidência reprodutiva dessa subespécie se dá entre julho e outubro, porém, essa zebra pode acasalar durante o ano todo. Os potros nascem após 13 meses de gestação, após 20 minutos de nascimento já podem caminhar. O desmame acontece numa média de 275 dias, mas ainda assim eles permanecem com suas mães. A maturidade sexual acontece por volta dos 6 anos de idade.
Herbívoros
A dieta das zebras tem como base arbustos, galhos, folhas e pastagens. São animais com a capacidade de fazer longos percursos em busca de alimento. Algo interessante é que as zebras são capazes de digerir partes das plantas que o gado não é. Podem sobreviver até cinco dias sem água, no entanto, as zebras lactantes precisam de água pelo menos a cada dois dias.
Deu Zebra
Talvez você já tenha usado essa expressão para se referir a um acontecimento inesperado como a derrota de um time favorito para outro reconhecido como de menor qualidade. Para quem ficou curioso pensando o que a zebra tem a ver com isso vamos explicar. Basicamente é uma expressão que vem do jogo do bicho, a zebra não faz parte do jogo de maneira que a frase se refere a ser algo inacreditável.