Abutres do Novo Mundo

Urubus e Abutres

Urubus e Abutres são aves de rapina que desempenham um papel muito importante no meio ambiente e ecologia. Eles são carnívoros no topo da cadeia alimentar mas se alimentam de carnes de animais mortos, carcaças no geral – basicamente tudo o que sobra dos animais mortos que outros animais não comeram, muitas vezes carcaças em processo de decomposição. Em grandes cidades, eles ainda fazem o serviço gratuito de limpeza, eliminando possíveis doenças e vetores de doenças que estão presentes nessas carcaças e consequentemente o cheiro associado – uma grande tarefa de sanitarização do meio ambiente, eliminando detritos com bactérias, vírus e outros organismos patológicos para o homem e outros animais.

Exatamente pela semelhança física e de nicho ecológico dessas duas aves, resultados de uma evolução convergente (onde duas linhagens de organismos convergem evolutivamente para uma forma corporal parecida em aparência e/ou função, além de hábitos ecológicos e alimentares, elas são muito confundidas como sendo da mesma linhagem. Abutres e urubus pertencer à famílias diferentes de aves e vivem em locais distintos no planeta.

Os chamados de abutres do novo mundo são na realidade os Urubus. Os Urubus são chamados assim porque são restritos e endêmicos à América, ou seja, ao chamado Novo Mundo.  Já os Abutres estão normalmente espalhados pelos outros continentes, como a Ásia e a África. Os dois possuem características físicas que são resultados da convergência evolutiva e que os tornam muito adaptados à serem carniceiros.

As características comuns à abutres e urubus são: bico afiado para rasgar a carne; suco gástrico muito potente e concentrado de ácidos que digerem até partes duras das carcaças; poucas penas na cabeça, as vezes nenhuma pena, dependendo da espécie, o que evita contaminações pela carne em putrefação com à qual estão em contato; asas grandes e largas para planar em correntes térmicas para encontrar alimento, economizando energia, etc.

Os Abutres do Novo Mundo (Urubus) são as aves pertencentes à família chamada Cathartidae e são restritas às Américas. Possuem tamanho médio com uma cabeça pequena sem penas. Bico relativamente fraco mas muito afiado na ponta. Os Condores que também fazem parte dessa família são de porte maior. Os Abutres pertencem à família Accipitridae, a mesma das aves e gaviões. Existem dezesseis espécies de Abutres – estes geralmente possuem um porte físico maior do que os Urubus, com bico maior e mais forte. Alguns com um pescoço muito longo. Não há uma regra para diferenciar, mas estas características podem se aplicar à maioria.

Abutres do Novo Mundo

Existem sete espécies de Abutres do novo mundo que, diferentemente dos abutres do velho mundo, elas compartilham de uma visão muito aguçada e um olfato também muito potente para detectar as carcaças de animais mortos. Essas espécies estão distribuídas em cinco gêneros que vivem em áreas quentes e temperadas das américas. Na verdade a família cathartidae envolve cinco gêneros que incluem as espécies de condores e urubus. Esta família é a única da ordem Cathatiformes.

Abutre do Novo Mundo

Abutre do Novo Mundo

Possuem cabeça e pescoço nus, sem penas, com um denso colar de penas. Narinas vazadas. Bicos e unhas menos fortes do que as aves de rapina no geral. O hálux é elevado e curto. Não possuem siringe. Toda as características físicas dos Urubus permitem que eles sejam extremamente adaptados ao seu tipo de alimentação e apenas à isto. Conseguem detectar uma carcaça de animal à enormes distâncias – quilômetros, dependendo da quantidade de área aberta.

Classificação

  • Gênero Cathartes
    • Urubu-de-cabeça-vermelha – Cathartes aura
    • Urubu-da-mata – Cathartes melambrotus
    • Urubu-de-cabeça-amarela – Cathartes burrovianus
  • Gênero Sarcoramphus
    • Urubu-rei – Sarcoramphus papa
  • Gênero Coragyps
    • Urubu-de-cabeça-preta Coragyps atratus
  • Gênero Gymnopys
    • Condor-da-califórnia – Gymnogyps californianus
  • Gênero Vultur
    • Condor-dos-andes– Vultur gryphus

Conservação

Essas magníficas e importantes aves deveriam, assim como qualquer outra espécie, ser respeitada, admirada e conservada. Mas, além do fato de serem seres vivos e só por isso já valer sua conservação, elas desempenham papel único, insubstituível e importante para a natureza e para o homem. Ainda assim é vista com repulsa pela maioria das pessoas.

Muitas espécies de Urubus estão em ameaça. O caso mais importante no momento é o do Condor-da-Califórnia (Gymnogyps californianus). Esta espécie viva na América do Norte e está muito ameaçada por conta da caça ilegal, além do envenenamento por chumbo, DDT (um pesticida muito usado), coleta de ovos, linhas de transmissão de energia e, o clássico, desmatamento. Essas aves se reproduzem em taxa muito baixa, além da tardia maturidade sexual, então além das ameaças do homem à sua sobrevivência, a sua reprodução não favorece uma recuperação fácil.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aves

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *