Conhecido popularmente como Caranguejola ou Sapateira, o Cancer pagurus, é um crustáceo decápode pertencente à família dos cancrídeos. Pode ser encontrado na costa atlântica da Europa sendo bastante comum em Portugal. Os indivíduos maduros dessa espécie apresentam carapaça medindo entre 11 e 25 cm. O período de desova ocorre entre os meses de novembro e janeiro.
É importante ter cuidado para não confundir com a espécie Maja squinado conhecida popularmente como cava-terra, centola e burro. Tem alguma relevância na indústria pesqueira e é bastante utilizada na culinária portuguesa. Vamos conhecer mais sobre essa espécie de caranguejo?
Características do Caranguejo Caranguejola
Esse caranguejo de nome científico Cancer pagurus apresenta uma tonalidade de marrom avermelhado em sua carapaça de formato oval na idade adulta, quando mais jovem a cor é um marrom com tons de roxo. Nas suas garras apresenta pontas de tonalidade preta. O adulto da espécie pode ter uma carapaça com largura de até 25 centímetros e a espécie se caracteriza por ser predadora noturna. A base da alimentação desse caranguejo é uma boa diversidade de crustáceos e moluscos.
Algo interessante é que seu formato lembra uma crosta de torta contando com nove lóbulos arredondados. Seu primeiro pereiopode modificado sendo um tipo de perna com garra. Os demais periopodes são cobertos por fileiras de cerdas curtas e duras, observe que cada um possui ponta afiada. Tem antenas visíveis na frente, além delas há órbitas em que os olhos estão localizados. Nas peças bucais há três pares de maxilípedes sendo que no final há finalmente as mandíbulas.
O abdômen desse caranguejo é dobrado sob o tórax de maneira a deixar claro o dimorfismo sexual. Os machos tem essa área estreita enquanto que nas fêmeas é mais larga.
Reprodução do Caranguejo Caranguejola
O período de reprodução desses caranguejos é o inverno, para que aconteça o macho se posiciona em pé sobre a fêmea criando uma forma de gaiola. Usando dois apêndices abdominais a fertilização acontece internamente antes que a nova carapaça endureça. Depois de realizado o acasalamento a fêmea se retira para um poço no fundo do oceano para que possa então colocar os seus ovos.
Uma quantidade entre 250.000 e 3.000.000 de óvulos fertilizados permanecem sob o abdômen da fêmea podendo levar até oito meses para eclodir. Após a eclosão dos ovos os filhotes passam por um estágio larval se desenvolvendo para finalmente chegar à fase juvenil.
Os mais jovens se instalam no fundo do mar permanecendo lá até chegarem a uma largura entre 60 e 70 mm, passado esse período migram para águas mais profundas. A média de vida é de 25 a 30 anos, há registros excepcionais de espécies que viveram até os 100 anos.
Caranguejola na Culinária
Para se ter uma ideia cerca de um terço do corpo desse caranguejo adulto é comestível, boa parte dessa carne vem das garras sendo carne branca e o restante é carne marrom vinda do corpo. Os machos tem mais carne branca em contrapartida a mais carne marrom das fêmeas. Dentre os pratos mais conhecidos com esse caranguejo estão o caranguejo vestido que consiste na disposição de sua concha limpa acompanhada de outros alimentos assim como patês, suflês quentes e sopas como bisque.