Tatu-Peba: Características, Nome Cientifico e Fotos

Tatu Peba: Características, Nomes Científicos e Fotos

 Conhecendo o Tatu-Peba

O Tatu Peba é conhecido por vários nomes ao longo do território brasileiro, podendo ser popularmente chamado de peba, papa defunto, tatu cascudo, tatu peludo, tatu de mão amarela e peludo. No Brasil, ele é encontrado por quase toda a extensão do território nacional, se estendendo por vários países da América do Sul como Argentina, Paraguai, Suriname e Bolívia. Suas características principais: coloração marrom, cerca de 6 ou 8 faixas (cintas) na carapaça, cabeça triangular com a ponta achatada, bastante pelos espaçados ao longo do corpo.

Tatu Saindo da Toca

Tatu Saindo da Toca

O Tatu Peba tem aproximadamente 5 subespécies, e possui nome cientifico da espécie que engloba essas subespécie, Euphractus sexcintus. Tem hábitos nada coletivos, sendo bastante solitário e individualista, se alimentando de um cardápio onívoro que contem muita plantas, dos mais variado tipos. Sae distribui por muitas vegetações como cerrados, campos, matas de borda em florestas, e afins. Sua morada é escavada com suas garras definidas e bastante afiadas, que com uma força e velocidade impressionante, conseguem alcançar profundidade de alguns metros abaixo do solo. Atualmente, esse animal se encontra na chamada “lista vermelha da Bahia”, tendo sua situação classificada como preocupante, devido ao desmatamento e caça incessante ao animal.

  • Origem do Nome Tatu Peba

O Tatu Peba é um animal com nome originário do dialeto tupi, que vem de “tatu´pewa” que significa “tronco gordo e achatado”. Existe também onde o Tatu Peba é chamado de Papa Defunto, referenciado à crença de populares que o animal se alimenta de cadáveres em cemitérios e animais mortos em matas e florestas. Já os nomes Tatu Peludo e Peludo, são referencias à pele do Tatu Peba, que contém pelos espessos, uma vez que não é comum em tatus das mais diferentes espécies no Brasil. Com relação ao nome cientifico do Tatu Peba “Euphractus sexcintus”, tem se que sexcintus significa “seis cintas”, fazendo referencia à metameria da sua carcaça que se divide em 6 partes (podendo ser divida em 8).

  • Estrutura Física do Tatu Peba

 O Tatu Peba pode chegar em até 40 cm de comprimento, e sua cauda tem uma média de 18 cm de comprimento, já o peso pode variar de 3 a 7 kg. A carapaça do Tatu Peba é uma das suas características mais marcantes, de coloração marrom e amarelada. Os pelos presentes na carapaça são esbranquiçados.

São encontradas nessa estrutura, uma média de 3 glândulas, que exalam uma composição química com um cheiro bastante peculiar. Esse odor costuma demarcar o ambiente para inibir outros animais da mesma espécie a se apropriar o território (demarcação do ambiente), com o sexo oposto, o odor serve para atrair outro animal da espécie com o intuito sexual.

  • Hábitos do Tatu Peba

O Tatu Peba é um animal de hábitos completamente peculiares, o que é reforçado pelas suas características físicas bem especificas. Para compreender os hábitos desses animais devemos compreender como são as principais características desses animais. Eles possuem garras grandes, pontudas e afiadas, que permitem que eles possam cavar o chão e construir suas tocas, que chegam a medir de alguns metros de profundidade. Existem animais que utilizam uma toca por dia, já o Tatu Peba reutilizada sua toca inúmeras espécies.

A toca criada pelo Tatu Peba é utilizada para residência, mas também pode proporcionar alimentação. Quando o buraco cavado é utilizado com o intuito de alimentação, o buraco passa a ser chamado de fuçada.

Essas tocas podem ser cavados com a essência de fugir dos predadores (animais e seres humanos) quando falamos de outros tatus, já o Tatu Peba não tem o hábito de cavar para fugir dos predadores, uma vez que ele prefere sair correndo até o instante em que ele encontra uma toca para entrar, que já foi cavada por ele mesmo ou por outro tatu anteriormente. Caso ele seja capturado, ele usa suas garras para de desvencilhar, e sua mordida para conseguir tempo e correr.

  • Reprodução

O Tatu Peba é um animal que não possui sazonalidade em sua reprodução, tendo a característica de se reproduzir durante o ano todo. O processo de gestação costuma durar 2 meses, e a média do número de filhote é 2, podendo chegar até a 4. O nascimento é dado dentro de uma toca, e é dentro dessa toca que os filhotes costumam permanecer. Eles se desenvolvem quase que exclusivamente dentro da toca em um tempo médio de quase 4 meses. A maturidade desses filhotes é atingida com cerca de 9 meses, onde o Tatu Peba é considerado adulto.

  • As Subespécies do Tatu Peba

São 5 as subespécies do Tatu Peba, e segue abaixo a lista e a descrição delas:

  • Euphractus sexcintus flaviamanus: Definida em 1804, e é encontrada na região sudeste, mais precisamente no Mato Grosso. Além disso é encontra na região compreendida entre Paraguai, Argentina e Uruguai.
  • Euphractus sexcintus setosus: Definida em 1826, e é encontrada exclusivamente no Brasil.
  • Euphractus sexcintus bloviae: Definida em 1907, é e encontrada em uma série de localidade diferentes nos países da América do Sul.
  • Euphractus sexcintus sexcintus: Definida em 1758, sendo encontrada no Suriname, no norte do Brasil e em outros estados.
  • Euphractus sexcintus tucumanus: Definida em 1907, presente basicamente na Argentina.

Fama Injusta

Esse simpático animal costuma ter uma alimentação extremamente saudável, e mesmo se bastando com alface e outras plantas, ele tem a fama macabra de comer cadáveres humanos, por vez ou outra ter sido encontrado próximo a cemitérios. Por este motivo, o animal passou a ser chamado de Papa Defunto, mesmo que injustamente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *