Qual a Importância do Grilo Para o Meio Ambiente?

Muitas pessoas não conseguem entender do que realmente se trata o meio ambiente, esse que é um termo tão falado em todo o mundo, a verdade é que meio ambiente é muito mais do que uma junção de duas palavras e se formos estudar a fundo as suas inter relações ficaríamos por tempos e tempos aqui e talvez ainda não fosse suficiente. Existem duas teorias principais que citam as corelações da grande mãe natureza, são elas a Teoria da Gaia e a teoria do Efeito Borboleta.

A teoria de Gaia, se refere ao fato de que tudo, tudo mesmo em nosso planeta está interligado, é quase como se ele fosse um ser vivo em que tudo vive e pulsa, na qual toda a ecologia, toda a cadeia alimentar desde o menor inseto, passando por toda fauna e flora, estão corelacionados e ligados como um gigante teia, em que qualquer efeito e qualquer perturbação possui uma ação direta sobre todos os outros seres e sobre todos os outros ecossistemas que por aqui vivem.

De uma forma quase que complementar, a teoria do efeito borboleta, afirma que tudo que se vive e tudo que acontece no dia de hoje, não seria da mesma forma se as coisas tivessem sido diferente, aplicando isso nos meios naturais, o que se tem é que qualquer perturbação na natureza influencia todos os outros fatores naturais, sendo eles bióticos ou abióticos, o efeito borboleta muitas vezes é definido por aquela famosa frase “O bater de asas de uma borboleta no Japão, pode causar um tsunami do outro lado do mundo”.

Agora podemos então começar a falar sobre o grilo, que é o tema do nosso texto, no entanto, a explicação de forma bem breve dessas teorias se fizeram necessárias para compreender que um grilo não é apenas um grilo, mas ele tem um papel ecológico local e também global muito grande, uma vez que na natureza as coisas acontecem em efeito cascata e por mais que as vezes em um período de mais curto prazo só se observe a importância ecológica localizada de um grilo, em um tempo de observação maior com um estudo mais dirigido e direcionado, seria totalmente possível ver quais são as teias que esse pequeno animal corresponde e quais são as cadeias alimentares e ecológicas que ele poderia afetar dependendo das suas ações, da sua presença ou da sua ausência.

As suas ações e importância no local onde estão inseridos é importante? Claramente que sim, porém o alcance das ações do menor que seja o animal, o alcance das ações de um grilo é muito maior na natureza do que aquilo que conseguimos analisar “a olho nu”, na visão de pessoas ainda leigas sobre as dinâmicas do nosso planeta, mas vamos lá quem é o grilo na área do meio ambiente e o que se sabe já nos dias de hoje sobre os seus papeis e contribuições para o mundo e para o ambiente onde vive, a seguir entrarei em mais detalhes.

Grilos

Não sei exatamente o que passa na sua cabeça quando falamos aqui em grilos, porém esse animal se trata de um pequeno inseto que é muito próximo dos gafanhotos. Você pode até se espantar agora, mas isso que chamamos de grilo existem em divisões que contam com mais de 900 espécies espalhadas pelo mundo. Para muitas pessoas o grilo é sinônimo de sons da natureza, afinal esse tipo de animal faz uma verdadeira sinfonia nas roças nesse Brasil afora.

Eles se alimentam principalmente de folhagens, porém podem até comer sim alguns frutos ou outros insetos que já estejam de preferência previamente mortos. Por mais que aqui no Brasil o mais comuns é ver os grilos soltos por aí e principalmente nas zonas rurais, em alguns lugares do mundo eles são grandemente exaltados na sociedade, tem um status de animal de estimação e dos mais procurados, já que a sua fama é de animal que traz a sorte, uma das principais culturas a qual o grilo é visto dessa maneira é a cultura chinesa, onde inclusive muitas pessoas o criam como verdadeiros animais domésticos, mas em locais cercados é claro, tal como um tipo de aquário sem água e especifico para eles.

Os maiores sinais de sorte para alguns povos era o cantor dos grilos, por isso não desperdice esse momento quando ouvir um por aí, até porque eles não são tão comuns assim nas cidades.

Em relação ao seu papel ecológico, os grilos são importantes para o adubamento dos solos, o que pode ser uma surpresa para muitas pessoas que costumam o ver como um inimigo da agricultura, pois em certas situações de descontrole ele podem comer as plantinhas.

Porém é preciso entender também que os grilos tem o seu habitat natural que está sendo diminuído e removido tem muitos anos pelos seres humanos e que o comer folhagens para eles é normal, faz parte da sua cadeia alimentar e que ele não sabe quais são os limites das florestas e das plantações, na verdade em muitas situações é isso que acontece, o ser humano chega invade, toma o espaço que não era seu e ainda acha ruim com os animais que tinham ali como sua casa desde que o mundo é mundo, mas essa é a sociedade que vivemos infelizmente e homem com tanta inteligência e tecnologia ainda não encontrou um meio de reverter ou amenizar essa situação.

Voltando ao assunto o grilo quando faz os seus excrementos, a matéria que ele elimina após ser decomposta é uma das maiores adubadoras do solo, devido ao alto nível de nutrientes que possui.  Outra coisa é que nem somente de agricultura vive esse animal, ele prefere principalmente as espécies vegetais daninhas, que poderiam se tornar pragas, assim ele próprio se torna um controle de disseminação de espécies invasoras.

Ainda sobre as suas atribuições ecológicas se tem o fato de que ele também é um inseto polinizador, muito se fala sobre as abelhas, porém os grilos também exercem essa função de grande importância para a manutenção das florestas, dos jardins e de todo o meio ambiente. Em relação aos seus benefícios para o ser humano, primeiramente tem a questão de que o grilo é um dos animais mais nutritivos que existem no nosso planeta e que ele é um alimento extremamente prático, inclusive em muitas culturas já é comum o seu consumo, principalmente nos países asiáticos, com grande destaque para o Sudeste asiático.

Grilo Subindo na Árvore

Grilo Subindo na Árvore

Uma coisa muito interessante sobre esses animais é que eles, devido a interações com uma espécie específica de mosca com o som produzido pelas diversas espécies de grilo, foram conduzidos estudos e conseguiu se criar um aparelho auditivo muito eficiente e que revolucionou essa área da ciência e isso foi feito a partir do estudo dons sons do grilo e da capacidade dessa que é a única mosca capaz de ouvir esses sons emitidos por eles, é claro que o assunto é muito mais profundo e complexo, porém é uma curiosidade interessante de se aprofundar.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *