Rouxinol luscinia

Integrante da família Muscicapideos, rouxinol (Luscinia megarhynchos) é basicamente o rouxinol-comum. Trata-se de um pássaro de pequeno porte encontrado somente no Velho Mundo. A espécie aparece com status de pouco preocupante no concernente a uma eventual extinção. O cantor emitido por esse pássaro é tido como um dos mais belos sons da natureza já tendo servido de inspiração para livros, óperas, contos de fada e claro diversas canções.

Conhecendo o Rouxinol Comum

Trata-se de uma espécie migratória e cuja base alimentar é composta por insetos. Pode procriar em florestas do continente europeu e do sudoeste da Ásia. A nidificação pode acontecer no chão ou próximo a arbustos densos. Passa o inverno no sul da África. Esse pássaro apresenta entre 15 e 16,5 centímetros de comprimento em média.

Possui penas com tonalidade de castanho claro na parte superior do corpo e sua cauda apresenta uma tonalidade avermelhada diferenciada. Há bastante semelhança entre machos e fêmeas. Seu comportamento é mais tímido sendo comum que essa ave se esconda dentre a vegetação densa sem que possa ser visto.

O Canto do Rouxinol

Uma curiosidade é que durante algum tempo foi difundida a ideia de que era a fêmea da espécie a responsável pelo canto, porém, já está comprovado que é o macho. Esses pássaros podem cantar de dia e a noite. Seu canto é bastante alto e possui uma grande diversidade de trinados, assobios e gorgolejos. A noite se torna mais fácil de distinguir o seu belo canto, devemos lembrar que são aves bastante tímidas.

Aliás, em muitos idiomas o nome dessa ave contém a palavra ‘noite’ como uma alusão a maior facilidade de ouvir o seu canto nas últimas horas do dia. Um rouxinol adulto apresenta um canto com mais de 250 variações. O objetivo do canto do rouxinol adulto é atrair uma parceira de maneira que somente machos solitários (que ainda não tem um par) cantam a noite com regularidade.

O canto durante a madrugada adquire o simbolismo de ser uma forma de proteger o território. Pássaros que vivem em ambiente urbano precisam cantar ainda mais alto para que consigam se sobrepor aos sons de fundo da vida moderna. O canto é alto e apresenta uma crescente.

Rouxinol Como Simbologia

A ave cantora é usada como um símbolo em inúmeros poemas e histórias podendo ter interpretações variadas. Homero, por exemplo, usa a figura do rouxinol na Odisseia, o pássaro também tem destaque na tragédia de Sófocles “Tereus”. Por ser relacionado a histórias com alguma violência o canto do pássaro passou a ser associado com um lamento profundo.

Para os poetas do Romantismo o rouxinol assume o simbolismo de ser o próprio poeta haja vista que cria seus cantos espontaneamente sendo muito inspirador para a produção do ser humano. A ideia de que um poeta é como um rouxinol sentado na escuridão deixando que seus sentimentos se transformem num belo canto em que estão sendo apresentados ao mundo os seus sofreres mais profundos. Uma representação muito bonita para uma ave muito interessante.

Gostou de conhecer mais sobre esse pássaro de canto tão peculiar?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *