O Que Acontece se uma Pessoa Comer Larva de Mosca?

As moscas são seres vivos pertencentes ao reino dos animais (Animalia), a mais tradicional delas conhecida como mosca doméstica (Musca domestica), e são pertencentes à família Muscidae. São insetos facilmente encontrados na maioria dos climas e sub climas terrestres, e de forma muito corriqueira são atraídos por comida ou restos orgânicos. Uma vez que são vetores de inúmeros tipos de bactérias, as moscas tem alto poder de contaminação e são altamente indesejáveis, em termos de saúde e higiene. São muitas as doenças que esses animais conseguem propagar.

O que são as Moscas e seus Efeitos na Alimentação

Moscas são insetos, incluídas na sub ordem Brachycera , que está incluída na ordem Diptera, que são os animais que apresentam somente um par de asas. Podemos citar algumas outras espécies conhecidas além da Mosca-doméstica, como a Mosca-varejeira, Mosca de enxame a Mosca de fruta, a Mosca-de-banheiro, a Mosca-dos-estábulos a Mosca-da-carne.

Além da mosca doméstica, sabe se que existem milhares de outras espécies de pequenos insetos voadores, e levando em conta a quantidade absurda de pessoas que passam fome no mundo (900 milhões de pessoas), pode se levar em conta que a ingestão nem sempre é sem intenção. A alimentação e a sobrevivência, fez com que inúmeros povos viessem a consumir moscas e insetos, inserindo-os em sua dieta alimentar com o intuito de ter o que comer.

De acordo com pesquisas direcionadas, as moscas são absurdamente jocosas e com alta probabilidade de contaminação em seres humanos e animais por serem vetores de bactérias e outros germes. O hábitat em que elas são mais encontradas é o meio orgânico em decomposição, ou seja: lixos a céu aberto, fezes, restos de animais (todos esses meios são repletos de moscas, assim como bactérias que podem fazer mal ao ser humano).

O Problema da Fome no Mundo e a Ingestão de Moscas

A fome atinge milhões de pessoas, em uma escala global. São mais de 842 milhões de pessoas passam fome diariamente. O cultivo no setor primário por meio da agropecuária, não conseguiu se desenvolver na mesma proporção que o crescimento da população em todo o mundo causando esse desequilíbrio para os mais pobres. O curioso, é que a ONU (Organização das Nações Unidas) recomenda o consumo de insetos (desde que sejam preparados da maneira correta), para que o problema da fome seja diminuído. Fato é que esse consumo de popularizou em países como a India, com ata densidade demográfica, mas no Brasil não chegou a se espalhar.

Imagine que durante um jantar em um belo restaurante, você imagina consumir um belo pedaço de carne, e se depara com algumas larvas em seu prato. O mais provável, nesse caso, é que seu prato tenha sido exposto a insetos. Isso se dá por conta de uma cozinha ser um ambiente com alta quantidade de alimentos orgânicos. Quando os insetos pousam, além de depositar suas larvas, deixam marcas oriundas das suas fezes, ou até mesmo da saliva. Todas essas opções são nocivas à saúde do ser humano.

O que Acontece se uma Pessoa Comer Larva de Mosca?

O problema de uma ingestão de mosca não está necessariamente nas moscas. O grande problema são as bactérias e vírus que elas carregam em si, e podem transmitir a nós, seres humanos. Esses microorganisms podem nos conferir doenças pouco ou bastante graves como: febre tifoide, disenteria, cólera, e até mesmo miíase, uma das doenças com maior teor de gravidade.

A miíase é uma doença que armazena larvas no interior do canal intestinal do ser humano, e em estágios mais avançados pode levar à deterioração completa do canal intestinal de uma pessoa. Essas lesões e infecções fazem com que a pessoa sinta fortes dores na região do abdômen, forte prisão de ventre, febre alta ( com gravidade atrelada à quantidade de larvas ingeridas). Lembrando que além da ingestão de alimentos contaminados, feridas abertas também são depósitos de larvas por parte das moscas.

Por isso, a OMS (Organização Mundial as Saúde) recomenda fortemente que uma vez que o individuo apresente algum desses sintomas, se dirija rapidamente ao hospital, uma vez que a doença pode se agravar, levando em muitos casos à morte.

Na maioria dos casos, um vermífugo ( receitado pelo médico) conseguirá controlar e tratar a infecção. O tratamento e a busca pelo médico, são indicados nos casos de infecção por ingestão ou por contágio através de feridas. Por isso é aconselhável que ao ver uma mosca pousando na sua comida, não apenas tire com a mão ou abane, mas sim jogue fora a comida e lave o prato.

Prevenindo o Surgimento de Moscas

A Maior prevenção ou medida profilática para o surgimento de moscas é manter o ambiente completamente limpo, ou seja: no caso de uma cozinha, retirar o lixo com frequência, manter todos os utensílios limpos, e as panelas e refratários sempre tampados. Isso faz com que o calor não se perpetue, e o cheiro dos alimentos não atraiam esses insetos.

Comidas com moscas devem ser jogadas no lixo. De forma emergencial, caso não seja possível o descarte, a maneira mais eficiente de matar moscas e larvas é o uso da água fervente. Para tratar o problema de voo e pouso de insetos algumas soluções incluem cerejas, água sanitária, sal, óleo de motor (mantendo a precaução por se tratar de algo inflamável e altamente tóxico).

Existe um Lado Bom da Existência das Moscas?

As moscas e suas larvas são sempre associadas a um grande maleficio ao ser humano. Porém, estes insetos são muito úteis por servirem de alimentos a outros animais (lei da cadeia alimentar), controle de diversas pragas, controle de plantas e ervas venenosas, distribuição de pólen, exumação de cadáveres assim como todo tipo de resolução de crimes em etimologia forense.

Crimes de etimologia forense são aqueles em que a perícia criminal e a análise dos pormenores são necessários na resolução de uma cena repleta de incertezas. As pistas são coletadas e analisas por entidades competentes, e nesse caso, as moscas ajudam a identificar o tempo de duração de um cadáver, possibilitando a descoberta da data e hora de um possível assassinato.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *