Você já ouviu falar sobre problemas com tatus na horta ou no quintal ou no jardim? Provavelmente sim. Então você deve imaginar que se trata de um tatu como o famoso tatu bola. Vamos entender melhor. O tatu bola da caatinga, que é uma espécie de mamífero muito típica do Nordeste do Brasil é um pequeno animal que está em risco de extinção no país.
Tatuzinho de Jardim
Ele ganhou uma fama mundial após ser escolhido como mascote da Copa do Mundo no Brasil, no ano de 2014 – onde ganhou o nome de Fuleco. Um simpático animal que se enrola sobre o corpo e se protege em uma casca dura. Muito parecido com um certo animalzinho que é visto como uma praga em diversas plantações afora. Porém, este animalzinho conhecido como tatuzinho de jardim é na verdade um crustáceo terrestre de nome científico Armadillidium vulgareque é capaz de causar um estrago em várias plantas.
Os tatuzinhos de jardim são criaturas pequenininhas cinzentas e com outras variações de cores que se enrolam no formato de uma bola quando se sentem ameaçados para se proteger. São crustáceos pertencentes ao mesmo grupo das lagostas e dos caranguejos. Eles se alimentam de matéria vegetal em decomposição, como plantas mortas e restos de comidas. É um grande problema em muitas casas, pois pode atacar o quintal e o jardim e até mesmo dentro da casa, a depender das condições de higiene do local – e isso já nos dá uma dica de como prevenir o aparecimento desses animais indesejáveis.
A alimentação do tatuzinho de jardim é composta basicamente de folhas secas em decomposição, mas também inclui praticamente qualquer material vegetal em decomposição que está no solo. Em muitos casos eles se alimentam de folhas ainda na planta e é aí que ele se torna um problema para plantações, sendo visto como uma ameaça para as hortas e para os jardins.
Os locais que eles preferem viver são locais sem incidência direta de luz solar e com alta umidade, como embaixo de pedras, de troncos ou atrás de vasos de plantas. Normalmente eles aparecem em grupos, então provavelmente se você encontrar um deles no seu quintal, você irá encontrar vários outros. Para eliminar você terá que eliminar o máximo deles, ou não irá adiantar.
Classificação
OS tatuzinhos de jardim são pequenos animais pertencentes à ordem dos isópodas, dentro do subfilo crustácea, que está dentro do filo arthropoda, onde também se encontram os insetos. Oniscidea é ainda uma subordem dentro do grupo dos isópodas que engloba os tatuzinhos de jardim, que são exclusivamente terrestres. Os tatuzinhos de jardim podem também serem conhecidos pelos nomes de bichos-de-conta, tatu-bolinha, porquinhos-de-santo-antão, tatuzinhos, tatus-bolas, tatuzinhos-de-jardim, camarões-terrestres ou porcas-saras.
Existem várias espécies dentro deste grupo, entretanto as únicas espécies descritas que podem causar problemas para as plantações e jardins são Armadillidium vulgare, Porcellio laevis, Porcellionides pruinosus e Benthana picta.
Como se Livrar de Tatuzinhos no Quintal
Sem dúvidas, a melhor forma de se livrar de tatuzinhos de jardim é catando manualmente. Entretanto não é a forma mais eficiente e nem sempre funciona, pois em alguns casos a infestação já se tornou uma praga e não é possível conseguir catar todos os animais da horta. Mas, em casos iniciais de infestação, é importante conseguir retirar todos, inclusive os filhotes, que acabam sendo esquecidos por serem menores e de coloração diferente – eles são mais esbranquiçados do que os adultos.
Mas você pode também criar armadilhas para os tatuzinhos de jardim. Para isso você pode enterrar copos descartáveis com uma mistura de água e detergente dentro e aguardar alguns dias. O que vai acontecer é que os tatuzinhos que passarem por ali vão cair e não vão conseguir sair.
Existem muitas formas de conseguir eliminar esses bichos do seu quintal. Mais adiante vamos te dar algumas dicas de como você pode fazer isso sem precisar contratar serviços profissionais. Entretanto antes de utilizar qualquer método de controle você deve avaliar se são métodos permitidos dentro da lei e também se vale a pena aplicar, já que em alguns casos os tatuzinhos de jardim podem não causar danos à sua plantação.
Os tatuzinhos de jardim desempenham um papel fundamental na natureza e, se não estiverem causando danos irreversíveis ao seu jardim, você vai preferir deixá-los fazer o seu trabalho. Sua Eles desempenham um papel na decomposição da serrapilheira, aumentando assim a quantidade de nutrientes disponíveis para o solo e consequentemente para as suas plantas também.
Esses animais possuem seus predadores naturais. São eles: algumas espécies de aves, de pequenos mamíferos, de aranhas, também insetos e lagartos. Você pode então saber que existem maneiras de controle biológico, adicionando predadores ao seu jardim para que eles façam o serviço de eliminar ou diminuir a população de tatuzinhos de jardim. Entretanto nenhum método de controle biológico foi aplicado para esse grupo de artrópodes e então não é possível prever quais serão os riscos ambientais causados – então não faça isso.
Dicas
- Com o aspirador de pó você pode retirar os tatuzinhos de jardim do seu quintal. Para isso você deverá pegar o bico do aspirador e inserir uma meia fina nele e prender com um elástico para não sair. Insira para dentro do bico do aspirador a meia, para que haja espaço para retirar os animais e eles ficarem presos. Então basta ligar o aparelho e aspirar todos os tatuzinhos que você encontrar. Depois basta retirar a meia e eles estarão todos presos dentro dela.
- Para evitar que os tatuzinhos de jardim adentrem na casa, cubra as rachaduras e os pontos de entrada na casa com silicone.
- Outra maneira de evitar que os tatuzinhos entrem na sua casa é evitar que as palhas e qualquer material vegetal estejam próximas às aberturas da casa. OS tatuzinhos tem interesse em ficar apenas nos locais próximos aos vegetais. Esses materiais vegetais devem estar a, pelo menos, meio metro da sua casa para funcionar.
- Cuide de todos os vazamentos e infiltrações que tem na sua casa. Isso porque como os tatuzinhos de jardim são crustáceos, eles possuem brânquias, o que permite que eles consigam respirar em locais muito úmidos e até alagados. Por isso é possível que eles possam chegar a sua casa por meio de canos e outras perfurações.
- Polvilhe terra de diatomácea em uma camada bem fina ao redor do exterior da sua casa. A terra das diatomáceas é segura e não é tóxica para os humanos e outros animais, mas vai evitar que os tatuzinhos cheguem até a entrada da sua casa. Isso porque o pó é feito a partir de fósseis de animais marinhos e fazem com que os tatuzinhos se desidratem ao entrar em contato com esse pó.
- Caso já tenha uma infestação de tatuzinhos de jardim e você não consiga fazer a retirada manualmente dos animais, tente fazer uma solução com 5% de álcool e borrife nas plantas por três vezes a cada quatro dias.
- Outra solução para borrifar em plantas com a praga é feita a partir de cigarros. Para isso deixe os cigarros em um litro de água e deixe lá por cinco dias. Depois disso basta colocar em um borrifador e borrifar em toda a planta também por três vezes com um intervalo de cinco dias.
- Por último, algumas pessoas costumam usar, e você pode tentar também, solução de água com detergente. Borrife em toda a planta e assim você conseguirá eliminar os tatuzinhos por completo.