Animais: Grilo
O grilo é um animal bem pequeno que pode causar um baita de um incomodo, isso por causa do seu canto, que pode se tornar muito repetitivo e irritante, já que ele acontece quase que em modo constante. O grilo é classificado como um inseto e nas classificações ecológicas muitas vezes ele se aproxima muito do gafanhoto, ele tem características que são muito comuns aos insetos, tal como o fato de ter o seu corpo bem achatado e suas pernas serem, longas, finas e consideravelmente flexíveis. Ao todo já foram catalogadas por volta de umas 900 espécies diferentes desse animal, no entanto, total elas têm o mesmo padrão de características corporais.
Por causa do incomodo que causam aos seres humanos, por vezes os grilos podem ser injustamente caçados e mortos, mas é importante que você saiba que o máximo que ele pode prejudicar uma pessoa é devido ao barulho do seu canto, pois ele não tem veneno e não oferece nenhum tipo de ameaça a nenhuma pessoa, por isso repense se você estiver pensando em matar um grilo, afinal ele não faz mal para ninguém e faz parte da natureza, além disso, ele é um ser vivo como nós e completamente inofensivo. Lembrando que a maioria das espécies já tem exclusivamente noturnos, justamente para escapar e ficarem mais camuflados em relação aos predadores.
O tão amado ou odiado canto de um grilo acontece como um ritual de acasalamento, o canto é realizado pelo individuo macho, como uma tentativa de atrair e de impressionar a fêmea para que assim eles possam se reproduzir. Uma curiosidade que é muito interessante sobre esse animal é que o que chamamos de canto do grilo, na realidade não é um canto, uma vez que o som que produz não deriva das suas cordas vocais, mas sim das suas asas, isso mesmo das suas asas, pois elas possuem uma espécie de pelos, que quando são esfregados uns aos outros (o roçar das duas asas do animal) produzem um som, que é justamente o som característico do grilo, esses seus pelos ficam alinhados e quando se olha mais de perto e de forma ampliada, eles tem uma aparência que lembra um pente de cabelo e as suas cerdas.
Por mais que pareça, os sons produzidos pelos grilos não são todos iguais, eles variam de acordo com a espécie, pois o arranjo dos seus “pelos” que produzem o seu pode ser um pouco variado de uma para a outra. Outra coisa que também pode causar a variação dos seus cantos é o período do ano em que se está observando o grilo, tal como a fase reprodutiva em que se encontra pode ocasionar mudanças, já que o seu som é mais intenso quando ele está em fase de conquistar e chamar a atenção da fêmea e menos intenso após a conquista (o que seria a fase de paquera já quase concluída). Uma curiosidade é que esse animal que para nós é apenas mais um inseto, sem se destacar muito dos outros, tem uma grande importância cultural em outras partes do mundo.
O grilo é um dos insetos mais consumidos em certos países, consumidos como alimento mesmo, uma vez que ele é uma grande fonte de nutrientes e principalmente de proteína, esse hábito já pode parecer muito estranho para nós brasileiros, mas pode ser ainda mais estranho quando considerados que em uma boa quantidade de lugares eles também são vistos como animais domésticos e até mesmo mantidos como tal, dentro de um cativeiro especifico para eles. Alguns exemplos de países em que os grilos são vistos sim como animais domésticos são a China, alguns países do Norte da África, no Japão e em países do lado Ocidental da Europa. Outro uso um pouco mais cruel do grilo é eles serem criados exclusivamente para serem mortos de forma que sirvam de alimento para outras espécies de animais maiores ou como iscas para atividades de pesca.
Os pontos de atenção, no entanto, para a criação de grilos como animais de estimação é justamente o fato de que eles fazem bastante barulho, o que pode parecer chamativo e interessante, mas que após um certo tempo pode se tornar um pouco complicado de conviver. Uma indicação é que se coloque apenas um macho ou nenhum macho em cativeiro, uma vez que as fêmeas não fazem sons. Um outro ponto é que esses animais podem ter um cheiro forte e que pode incomodar algumas pessoas, uma das formas de mantê-lo sempre saudável é manter as suas necessidades básicas de maneira correta, uma vez que a sua água deve ser sempre limpa, tal como o seu pratinho de comida também. Uma outra coisa é que pode ser que eles fujam, na verdade isso é bem comum.
Expectativa De Vida Dos Grilos E Outros Pontos Sobre as Suas Características
Os grilos podem não ter uma expectativa de vida tão longa, mas a natureza para compensar acabou dando para eles uma capacidade muito grande em termos de reprodução, uma vez que numa mesma fase reprodutiva o indivíduo fêmea pode colocar até mesmo o impressionante número de 100 ovos, esses ovos por sua vez são muitíssimos pequenos, tento tamanhos que são inferires a 1 centímetro, o tempo de incubação dos seus ovos é em média de no máximo 20 dias, enquanto que o tempo de desenvolvimento do grilo de uma fase jovem para a fase adulta, que falando em termos animais é a fase em que ele está apto a se produzir é em média por volta de 60 dias, onde se vai se transformando em relação ao seu corpo, até chegar na sua maturidade.
O tempo de vida de um grilo varia entre os períodos de 4 a até 6 meses, é claro que o tempo exato de vida dele terá a interferência de muitos fatores, principalmente quando falamos dos grilos que vivem livres e soltos na natureza, os quais podem ser acometidos por uma série de situações adversas, como falta de alimento, como ser capturado por um predador, entre outras situações, sendo assim é difícil estimar o seu tempo de vida, mas considerando um indivíduo que viva de maneira livre e sob condições saudáveis, como boa alimentação e um bom habitat para viver, ele dura entre 4 a 6 meses, em alguns casos mais raros podendo viver até mais do que 6 meses, mas nada muito mais do que isso. Um grilo que é criado em cativeiro de maneira correta, pode viver por cerca de um ano se o animal for completamente saudável. Vale a pena atentar também para o fato de que as diferentes espécies existentes de grilos (cerca de 900), podem ter uma expectativa de vida que seja um pouco maior ou um pouco menor.