Lemur de Cauda Anelada

Características

O lemur de cauda anelada tem sua origem em Madagascar, é um animal mamífero da ordem dos primatas, assim como o babuino branco, pertencente a uma família que se denomina Lemuridae. Seu tamanho pode variar entre os 38 e os 45 centímetros de comprimento, sendo que sua cauda anelada pode ter entre 56 e 62 centímetros.

Comportamento

Esta espécie de Macaco vive em grupos que podem variar muito de quantidade, alguns deles possuem apenas cinco membros enquanto outros chegam a ter até trinta integrantes. O Lemur de cauda anelada tem um comportamento que se torna agressivo em função das constantes disputas que ocorrem nos grupos sempre em busca de posição de comando, embora haja hierarquia entre eles as situações de estrutura social dos grupos costumam sofrer muitas variações durante o período de acasalamento quando fêmeas e machos se agitam muito. A exemplo dos Gatos do Gollum e de outras espécies de gatos como o persa, estes primatas tem uma visão privilegiada a noite, e seu sentido do olfato é de suma importância para eles. Sua principal característica que é sua cauda anelada é usada como forma de assustar outros de sua espécie.

Reprodução

O Lemur de cauda anelada tem filhotes apenas uma vez a cada ano, normalmente durante o mês de agosto é que nascem os filhotes, após uma gestação que dura em média 136 dias, se sua alimentação for abundante a gestação pode ser de gêmeos. Os machos se tornam adultos com cerca de dois anos ou mais enquanto que as fêmeas com pouco mais de um ano já são adultas, ambos costumam acasalar por volta dos três anos. A longevidade destes animais é bem variada girando entre 18 e 27 anos.

Alimentação

Se alimentam de frutas como bananas e preferencialmente figos selvagens, também consomem alguns tipos de folhas.

Curiosidades

Este primata tem uma cauda única, ela contém cerca de treze anéis de cor negra que são muito importantes para os machos, a cauda lhes auxilia no encantamento das fêmeas bem como nas disputas do tipo, Meu Território, Minhas Regras! O odor das suas secreções também depende de sua cauda e tem influencia tanto com as fêmeas quanto nas disputas e marcação do território. A cauda não tem a preensão característica de outros primatas, mas é importante o seu balanço enquanto estes caminham e saltam de uma árvore para outra.

Ameaça

Assim como diversas outras espécies eles estão sob risco de extinção devido a destruição de seu habitat e da caça predatória com fins de venda para comércio indevido como animal de estimação. É preciso que tenhamos mais consciência e respeito para com a natureza e suas espécies, muitas delas só sobrevivem em seu ambiente natural, portanto Seja Mais Cuidadoso ao adquirir animais de estimação, informe-se sobre a legalidade da sua criação em cativeiro.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *