Características
O lobo ibérico como o próprio nome sugere, é proveniente da Península Ibérica, pertence a família Canidae, classe dos mamíferos e ordem dos carnívoros. É considerado como sendo subespécie do conhecido Lobo cinzento. Estes são um pouco menores e mais esguios do que o lobo cinzento, sendo que os machos podem medir entre 1,30 e 1,80 metros de comprimento, já as fêmeas em torno de 1,30 a 1,60 metros, ambos com cerca de 0,70 cm de altura, peso de 30 a 40 kg para os machos e de 20 a 35 kg para as fêmeas. Eles possuem cabeça grande com orelhas pequenas e triangulares, os olhos são amarelados e oblíquos. Seu focinho tem uma pequena área de cor mais clara, especialmente em torno da sua boca. Ao longo de suas patas dianteiras possuem uma faixa negra, sua pelagem mescla tons de castanho amarelado, acinzentado e negro, especialmente na região dorsal.
Comportamento
Estes animais vivem em formação de alcatéias que são grupos de forte hierarquia, sendo que os grupos podem ter entre 3 e 10 componentes, sendo que entre eles deverá existir um casal, que são os reprodutores da alcatéia, os demais são indivíduos adultos e suas respectivas crias do último ano. Eles costumam caçar e lutar em defesa de seu território, sempre como um grupo. Eles mantém o gênero dos grandes caçadores, Meu Território, Minhas Regras! Em busca de alimento podem percorrer cerca de 20 a 40 km por dia, geralmente fazem isso durante a noite.
Alimentação
Seu cardápio é composto principalmente de javalis, corços e veados, sendo que suas presas podem variar muito dependendo das características regionais. Eles também caçam Carneiro, galinhas, cabras e animais bem maiores como vacas e cavalos. Como oportunistas que são podem abater o Cão – O Melhor Amigo do Homem, bem como se alimentam de cadáveres que encontram pelo caminho, sendo assim e também caracterizado como necrófago.
Reprodução
O acasalamento ocorre entre os meses de fevereiro e março, sempre em fim de inverno e começo de primavera. A gestação dura cerca de dois meses, quando então nascem de 3 a 8 filhotes em cada ninhada, todos completamente indefesos, absolutamente cegos. A mãe fica tomando conta dos seus filhotes enquanto que os demais componentes da alcatéia providenciam para que não falte alimentação para ambos. Alguns meses depois, provavelmente em meados do mês de outubro, os filhotes tem por hábito deixar o local de proteção e assim passam a acompanhar os demais na exploração do seu território. O Lobo Ibérico é considerado sexualmente maduro aos dois anos de idade, sendo que aos dez anos já é tido como um velho lobo, ocasionalmente quando criado em cativeiro sua vida pode chegar a cerca de 17 anos.
Ainda bem que esse saite existe eu tinha que saber sobre a vida do Lobo ibérico para pesquisa de escola ainda bem que akitem neh?obrigada!!!!!
beijos!♥
IIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIPI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
TEM FOTO DE LOBO!
Tem um cachorro parecido com esse lobo perto de casa, será que é descendente desses animais.
Credo estou com medo.
esse nao fose esse saite eu e ta ferrada muito obriga
esse saite e muito bom