De nome científico Lama glama, a Lama ou Lhama é um mamífero ruminante da américa do sul. Pertence a família dos camelídeos e ao gênero Lama. Uma lhama adulta pode chegar até um metro e oitenta de altura e pesar até duzentos quilos. Eles podem viver de quinze a vinte e cinco anos e alguns poucos chegaram a viver até os trinta anos. Esses animais possuem longos pescoços com focinhos arredondados, dentes salientes e lábio com fissura. Com pelagem longa, desalinhada e de cor variada, que pode ir do castanho avermelhado até o branco e amarelo. Uma característica muito interessante desses animais é a quantidade enorme de glóbulos vermelhos no sangue, o que é uma adaptação evolutiva que permite a eles sobreviverem em ambientes com alta altitude e com pouquíssimo oxigênio.
São animais muito sociáveis e vivem bem em rebanhos. Possuem uma pelagem muito longa e característica, por isso são geralmente comercializados para a produção de lã, inclusive a lã da lhama é mais macia e não possui lanolina. Também são animais muito inteligentes e podem ser treinados facilmente. Além disso as lhamas são muito fortes e conseguem suportar e carregar pesos de vinte e cinco a trinta por cento do seu peso corporal. Por isso também são usadas para o transporte. Infelizmente nós humanos somos a espécie que mais pratica a esclavatura, um tipo de relação ecológica desarmônica.
O habitat natural do Lama glama é o bioma montanhas, de clima temperado, como os planaltos dos andes, especificamente o Altiplano do sudoeste do Peru e oeste da Bolívia. São planaltos cobertos com arbustos esparsos, algumas árvores e gramíneas. De altitudes inferiores a quatro mil metros acima do nível do mar.
Esses animais não são monogâmicos, pelo contrário, cada macho da espécie costuma cruzar com seis fêmeas em uma mesma região. Além disso são territorialistas e expulsam de maneira agressiva os outros machos da região na época reprodutiva. Após a cópula a gestação dura cerca de um ano e a fêmea dá a luz a uma cria quase todos os anos em que ela está reprodutivamente ativa. Os bebês lhama pesam aproximadamente dez quilos e o cuidado parental é presente e dura cerca de quatro meses, mas a maturidade sexual só acontece após os dois anos de idade.
Os Lama glama possuem hábitos alimentares vegetarianos. Pequenos arbustos, liquens, raízes e tubérculos, sementes, grãos e nozes, seiva e fluidos vegetais, etc. As gramíneas são a principal fonte de alimento. Elas consomem cerca de dois a três galões de água e quase dois por cento de seu peso corporal em alimentos secos (grama ou feno) diariamente. Como já citado, as lhamas são ruminantes, possuem três estômagos.
As lhamas existem a cerca de quarenta milhões de anos e surgiram nas planícies centrais da américa do norte; migraram para o sul há cerca de três milhões de anos e hoje existem mais de cento e sessenta mil lhamas na américa do sul. Hoje em dia não são mais encontradas Lamas selvagens, mas apenas rebanhos comerciais que se estendem por toda a Cordilheira dos Andes. A espécie é mantida pelas populações humanas nativas da Argentina, equador, Chile, Bolívia e Peru. A lama é um animal que não está ameaçado de extinção, apesar de não ser mais encontrado na natureza, como selvagem.
A Foto 2 é de uma Lama emo!? 😛