Tatu

Mais um membro da grande família dos mamíferos composta por alguns animais muito conhecidos como Porco, cavalos, vacas, canguru, cachorros, etc., o tatu é um mamífero pouco conhecido sendo originário do vasto continente Americano. Este animal apresenta como principal característica o seu casco muito duro, ou seja, a armadura com a qual o seu corpo é coberto. Apesar de desconhecidos são importantes para a ciência e saúde humana, pois além do homem eles são a única espécie que já contraiu a lepra, enfermidade muito temida antigamente, sendo assim o tatu foi largamente utilizado em pesquisas cientificas com o intuito de saber mais sobre esta doença.

Não são poucos os animais desconhecidos que são de grande utilidade para a nossa vida, muitos deles são tidos como nojentos ou inúteis, mas na verdade há muita falta de conhecimento das pessoas a respeito de suas funções reais no perfeito equilíbrio da natureza. No caso especifico do tatu existe uma pesquisa muito interessante que foi feita em uma universidade no estado do Rio Grande do Sul, comprovando a importância deste animal para o equilíbrio ecológico do nosso planeta. Um estudo a cerca da dieta alimentar da espécie popularmente conhecida como tatu mulita (Dasypus Hibrydus) revelou que esses devoradores de insetos são capazes de consumir em média 9 mil unidades no curto período de uma noite, dessa forma fica muito claro que o tatu é uma espécie que serve muito bem ao equilíbrio natural do controle de insetos.

A caça a este animal é bastante comum para fins de alimentação e isso pode representar sérios problemas, especialmente em regiões que tem sua economia baseada na agricultura. Muitas pragas atacam plantações e a existência dos tatus é capaz de promover o controla de muitas pragas. Uma característica muito interessante do tatu é o modo como ele se comporta quando pressente o perigo eminente, a sua armadura tem a capacidade de se enrolar todinha então, dessa forma ele fica envolto em uma espécie de bola da qual ele só sai quando se sente seguro.

O mundo animal é capaz de nos causar grandes surpresas, por exemplo, observar algumas Fotos Água Viva pode nos dar uma noção do quanto a natureza é perfeita e maravilhosa, cada uma das espécies é capaz de nos proporcionar lindas imagens, outras nem tão lindas mas nem por isso menos interessantes como a agilidade de um Crocodilo ou jacaré ou ainda a extrema perspicácia de uma onça pintada no momento em que se prepara para surpreender sua presa. E assim o que há de mais belo a nossa volta se desvenda diante de nós a todo momento, em imagens, comportamentos e fatos surpreendentes e interessantes, basta que tenhamos olhos de ver e que cada vez mais possamos exercer o respeito à diversidade da natureza, por mais insignificante que possa nos parecer qualquer especie existente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • que tatu orrorosos

    francielly 28 de maio de 2010 16:01
  • e bastante intersante na verdade e um dos meus animais perferidos deviam escrever uma noticia sobre pasgolins a so uma coisa acrescentem mais pois disso ja eu sabia parabens conseguiste me ensinar o que eu sabia mas para alguem que nada saiba isto e muito esclarecedor xau ate a vista

    carlos q. 17 de março de 2011 15:14
  • desculpa pangolins tal mal escrito

    carlos q. 17 de março de 2011 15:15
  • Pra mim tatu é mais maléfico para agricultura do que benéfico.
    Uma que é um animal que faz muitos buracos próximos um do outro e como é um bicho fdp nao se contenta com um buraco só, ele faz 10. Com as chuvas ele aumenta e vira um buraco enorme capaz de caber um trator dentro como já vi acontecer. Um belo prejuízo.
    Segundo que ele faz buracos em curvas de nível, esta que tem a função de proteger o solo contra erosão. Com as chuvas, a água penetra pelo buraco e estoura as curvas de nível. Isso também vi acontecer e muito.
    Terceiro que ele também pode matar árvores… Como? Ele faz buracos entre as raízes dando entrada para fungos bactérias e também tirando a sustentação da árvore. Tambem já vi acontecer.
    Quarta… ele é perigoso por ser um adjuvante para queda de postes. Não sei porque motivo o tatu é atraído pela vibração do poste devido a energia propagada e faz buracos em volta do poste…ai com um vento forte o poste cai. E também já vi acontecer.
    Ambas as situações aconteceram e presenciei.

    Joao 12 de setembro de 2016 22:32

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *