Marta – Classificações Inferiores

Características Gerais da Marta

A Marta ou comumente conhecido como Fuinha é o animal em destaque neste post. Este é um pequeno mamífero, com hábitos carnívoros, pertencem à família Mustelidae e gênero Martes. Estes são comumente encontrados no hemisfério norte do globo, como em todo o território Europeu, Escócia, País de Gales, Islândia, América do Norte e Países Baixos, sendo estes animais classificados de pequeno porte. É muito conhecido pela sua pele, já que há pouco tempo atrás eram alvos de pesadas caças com intuito de comercialização de sua pele. São animais que não correm risco de extinção, já que possuem um estilo de vida essencialmente solitário.

Estes possuem peles macias e sua pelugem é muito chamativa, suas cores variam de cores amareladas ao castanho escuro e claro, sendo esta bem densa e tufada. Suas patas são adaptadas para o inverno e a vida em árvores, são mais achatadas, largas e com pelos para proteção na estação de inverno. Uma Marta pode alcançar cerca de 80 centímetros de comprimento ( incluindo o tamanho da cauda) e chegar a pesar cerca de 2,5 Kg, isso para um animal adulto. Os machos geralmente são maiores e mais pesados do que as fêmeas.

Seu habitat natural são florestas de coníferas, locais com muitas pedras, rochas e áreas arenosas, locais planos, florestas mistas, além de ecossistemas arborizados. Podem viver em locais com mais de 2000 metros de altitude e fazem seus ninhos buracos nas árvores, troncos e cavidades entre pedras. Quanto a sua reprodução, normalmente dão à luz de dois a três indivíduos, porém existem casos de dar a cria de 5 martas em uma mesma ninhada. O período de acasalamento varia entre os meses de julho a agosto. Os filhotes ficam aos cuidados da fêmea, esta os deixam quando completam de 3 a 4 meses de vida.

Como são animais essencialmente carnívoros estes se alimentam de pequenos mamíferos, como coelhos, esquilos, ratos, como também de ovos, peixes, aves e insetos. Falando costume e comportamento da Marta, esta é reconhecida pela sua agilidade e ótimo trepador.

Marta Animal Classificações Inferiores

Alguns animais como os texugos, glutões, furões, visions e doninhas são parentes muito próximos das espécies de Marta. Um traço em comum entre as espécies e parentes próximos é que estes também tem o costume de demarcar seu território com um líquido de muito odor.

Algumas espécies de Marta:

  • Marte flavigula

    Conhecida também como marta-de-garganta-amarela, é uma espécie muito comum na Ásia, sendo que esta possui uma coloração amarelada com tons únicos de preto, beje e dourado.

  • Martes gwatkinsii

    Esta é semelhante a marta-de-garganta-amarela, mas este em específica possui um formato diferenciado do crânio, mais proeminente. Em seu peito, sua pelugem possui colorações amareladas e douradas.

  • Martes americana

    Marta Americana ou também conhecida como Marta de Pinheiro Americana e como o próprio nome já sugere, é uma espécie muito difundida na América do Norte.

  • Martes zibellina

    Espécie difundida na Europa setentrional, sendo esta espécie a mais valiosa em produção de pele.

  • Martes melampus

    Espécie encontrada em locais de altas altitudes, sendo comum no Japão.

  • Martes martes

    Esta espécie são encontradas grandemente no continente Europeu e Asiático.

  • Martes pennanti

    Esta espécie é nativo da América do norte, muito comum nas florestas geladas do Canadá.

  • Martes foina

    A Martes foina é encontrada na região Européia e Norte Americana.

  • Martes caurina

    Esta é considerada como uma subespécie da Martes americana, sendo esta espécie encontrada na América do Norte.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Pequenos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *