Burro

Da família Equidae, o burro faz parte do reino Animalia e está classificado como Mammalia, da ordem de Perissodactyla, cujo genêro é Equus e a espécie E.Asinus. Toda essa classificação é a mesma utilizada para qualquer animal e é um modo de conhecê-lo melhor, afim de termos suas características e o que podemos esperar de um ou de outro.

Burro

Burro

A Utilização Do Burro

O burro já foi um “grande trabalhador” para o homem. Temos a expressão “burro de carga” não é um mero acaso. Afinal de contas, o burro serviu e muito para levar coisas de um lado para o outro para o homem. Mas, faz muito tempo, que máquinas agrícolas fazem isso no lugar do animal.

O que não quer dizer que o burro perdeu a sua importância porque trabalha menos. Pode não ser comum em grandes cidades, ficando impossível de ver esse animal, mas para muitos fazendeiros ou pequenos produtores, o burro ainda tem o papel de um grande aliado.

Na verdade, o burro quando é usado para fins de trabalho, sobram para ele, as tarefas mais difíceis. E sempre foi assim, pois o homem não encontra outra “função” nesse animal para proveito econômico.

O buro pode lavrar os terrenos e ajudar a carregar carroças, também pode ser utilizado para regas e para transportar coisas pesadas de um lugar para o outro.

Burro Conhecido Pela Sua Teimosia

Uma conhecida característica do burro é o fato de ser um animal muito teimoso. Não é a toa que o homem não use um burro junto com outro para fazer alguma atividade. Os animais não se entenderiam nunca, um iria para um lado e o outro para o outro, isso, quando um não continuasse andando, enquanto outro prefere empacar.

O burro quando usado para carregar carroças, normalmente, servia para atender aos agricultores mais pobres.

O Burro Na Tradição Mediterrânica

Era muito comum na Península Ibérica observar um burro na porta de casa, pois eles eram usados para transportar o que seria vendido, como frutas, queijos e legumes. Essa foi uma tradição, que em Portugal, por exemplo, pôde ser observada até a década de 1970, principalmente, nas regiões da zona Saloia, próximo de Lisboa e Algarve.

Agora ainda é possível ver a cena de um agricultor que vende frutas e legumes ou de um produtor que vende queijo carregando sobre um burro, porém, como atração para turistas.

O Futuro Dos Burros

A realidade do burro é que em algumas partes do mundo esse animal está à beira de desaparecer. Enfrentando a escassez de burros reprodutores. Uma situação que está sendo revertida em alguns casos, graças a empresas que investem na “utilidade” do burro, até mesmo para fazer pequenos trajetos e recuperar a tradição.

Em alguns lugares, o governo também entra em campo, para preservar a espécie e incentivando criadores de cavalos que façam o mesmo com burros.

A expectativa de vida de um burro é de 30 a 40 anos. Se trata de um animal muito forte.

Diferenças Entre Jegue, Asno E Jumento

Pra você jegue, asno e jumento são a mesma coisa? A resposta é sim, são todos “parentes do cavalo”, fazem parte do grupo Equus Asinus e possuem nomes diferentes de acordo com a região em que vivem, de que são. Porém, com algumas pequenas diferenças.

Como por exemplo, o jumento, que é conhecido pela sua força e grande resistência. Esse animal pode ser encontrado em praticamente qualquer região do mundo, menos naquelas que são frias demais.

Por ser um animal muito forte, o jumento desde muito tempo atrás, nas antigas civilizações, era usado como um animal de carga, tração e sela. Sendo muito utilizado no campo.

Um jumento pode pesar até 400 quilos e  chegar a mediar 1,30 metros de altura.

Agora quando falamos de burro e mula já estamos falando de outro animal, que existe graças ao cruzamento de um jumento com uma égua.

Aí tem a diferença entre burro e mula. Se do cruzamento de um jumento com uma égua nascer um filhote fêmea será uma mula, se nascer um filhote macho será um burro. Porém, macho ou fêmea, as características do animal são bem parecidas com a da mãe, a égua, mas a força é do pai, jumento.

Com isso, uma mula ou um burro conseguem andar por caminhos íngremes, com facilidade nas montanhas, e por isso, sempre foi usado como animal de carga. Outra característica forte de mulas e burros é o fato de serem animais com forte personalidade.

Para se domar um burro ou uma mula é necessário experiência, conhecer bem o animal e acima de tudo ser persistente, pois são animais teimosos.

Como você viu jumento, burro, mula, cavalo, égua, jegue, asno, quando não são a mesma coisa, fazem parte da mesma família, graças aos cruzamentos. São crias e resultado do cruzamento de animais que já são da mesma família e conservam características muito parecidas. Veja a seguir, os cruzamentos que são possíveis:

1- Cavalo macho com égua fêmea – filhote macho ou fêmea, cavalo ou égua

2- Jumento macho com jumenta fêmea – filhote macho ou fêmea, jumenta ou jumento

3- Pode ocorrer o cruzamento do jumento e da égua e o resultado é o macho, burro ou a fêmea, a mula

4- Também pode acontecer o cruzamento da jumenta e do cavalo e neste caso o animal que nasce é chamado de bardoto, que pode ser fêmea ou macho.

Ressaltando que asno e jegue são nomes diferentes para chamar o jumento.

Algumas características que distinguem esses animais:

1- As orelhas é que destacam a diferença entre burro ou mula e jumento. Os jumentos, fêmea ou macho, possuem orelhas muito maiores do que as do burro ou mula.

2- Outra diferença é em relação ao porte, burros e mulas são mais altos que jumentos fêmea e macho. A altura varia de acordo com a mãe, a égua, mas, em média, costuma ser 1,50.

3- A pelagem também pode diferenciar, o jumento, tanto fêmea quanto macho é mais peludo, assim como a pelagem se apresenta em várias tonalidades, como preta, branca e acinzentada. No caso da mula ou do burro o pelo é mais parecido com o do cavalo, pouco e baixo.

Que palavra feia e grosseira se for dirigida a uma pessoa, mas para dizer a verdade o Burro é um animal mamífero e por ser muito forte é usado como animal de carga para carregar peso e fazer transporte de mercadorias onde não é possível entrar carros ou outro tipo de veículo de rodas.

Nos terrenos íngremes e montanhosos de difícil acesso é onde os burros mais trabalham, mas eles possuem um gênio muito forte e depois que empacam tem que ter paciência e esperar que desempaquem por vontade própria. Mas geralmente são animais dóceis e de fácil doma.

Como Surgiu o Burro?

O burro surgiu entre o cruzamento de espécies diferentes que seria o cruzamento entre a égua Equus Caballus e o jumento Equus Asinus. O burro e a mula são animais de porte pequeno e com orelhas muito grandes e possuem mais pelos que os jumentos.

A palavra burro, enquanto adjetivo, não é bem aceita pelas pessoas, pois ela costuma definir uma pessoa incapaz e não o seu verdadeiro significado que é animal forte. Atualmente o burro é sinônimo de atraso e lentidão por causa da globalização e do avanço tecnológico, mas mesmo assim ele não deixou de ser reconhecido como útil para trabalhos pesados.

Ofensas

Uma boa parte das pessoas costuma denominar aquelas mais lentas e com algum tipo de retardo de “burros” na tentativa de denominar e ofender as pessoas com problemas. Este tipo de ofensa hoje em dia é considerado um crime grave e pode ocasionar multa bem pesada ou dependendo da ofensa pode dar até cadeia, pois os direitos humanos estão em evidencia e fazendo valer-se diante das situações do cotidiano.

Ter consciência moral é a melhor coisa que pode existir para o ser humano, pois o respeito e a dignidade fazem parte da política da boa vizinhança, pessoas que se respeitam vivem muito melhor em sociedade.

Início dos Trabalhos com Burro

Já desde os tempos bíblicos existem registros de burros sendo usados para o transporte, não só de cargas, mas de pessoas também, pois foi no lombo de um jumento que Maria, mãe de Jesus, chegou a uma estrebaria para dar a luz ao pequenino. O burro foi considerado durante séculos como animal de estimação, animal de carga e podia ser passado de pai para filho como herança, como se fosse um bem valioso.

Existem registros do contato do burro com a espécie humana desde os tempos mais remotos, e a Bíblia é um exemplo disso. Com o avanço tecnológico podemos ver muitos destes animais soltos na natureza e até mesmo nas grandes cidades, pois foram trocados pelas tecnologias e acabaram sendo abandonados, estes animais que já foram companheiros e amigos dos homens e serviram até de tema de canções para Luiz Gonzaga.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *