O que são animais vivíparos? Esta é uma pergunta muito freqüente quando surge o assunto sobre classificação de animais, mas é muito simples responder esta questão. Animais vivíparos são aqueles que se desenvolvem dentro do útero materno, isso mesmo, os seres humanos são vivíparos assim como os cães, gado, ovelhas, e uma infinidade muito grande de animais.
O desenvolvimento destes seres se dá através da fecundação e se desenvolvem dentro do útero materno se alimentando na placenta (membrana que envolve o feto). Todos os seres humanos são vivíparos, alguns peixes e répteis também. Os animais vivíparos possuem uma ligação maior entre ele e a sua mãe pelo fato de se desenvolver dentro do ventre materno até a hora do nascimento, é como se fossem dois seres em um só.
Animais de estimação
Os homens possuem animais de estimação como o gato ou cachorro, que são os mais comuns, e estes se apegam muito aos seus donos demonstrando isso com muito amor e afeto por meio de suas atitudes, estes animais também são vivíparos.
Ainda não existe nenhuma comprovação cientifica sobre a possibilidade de animais irracionais vivíparos amarem seus donos, os seres humanos, mas as demonstrações de afeto desses animais pelos seus donos deixam uma lacuna a preencher quanto aos sentimentos, será que eles agem por instinto como dizem os cientistas? Ou agem por amor verdadeiro por seus donos? Só quem tem um animal de estimação pode compreender este sentimento e retribuir da mesma forma.
Amor pelos animais
O amor desenvolvido pelos seres humanos e seus animais geralmente é correspondido pela cadeia dos vivíparos principalmente os terrestres que através do contato passam a desenvolver certa simpatia, podendo até chegar ao amor. Existem milhares de casos de animais que entraram em depressão e até morreram por saudade dos seus donos, que os abandonaram ou faleceram.
Os cachorros são considerados os animais que mais se apegam aos seus donos, e esse apego é tão grande que eles acabam perdendo parte da sua identidade e passam a agir como se fossem seres humanos. Quando o dono do animal esta triste ele sente e passa a sofrer junto com seu dono e assim acontece com todo tipo de sentimento, a reciprocidade é a mais verdadeira possível.
Relação entre vivíparos
Os animais vivíparos geralmente se relacionam entre as mesmas espécies de animais para a reprodução, mas também existe o relacionamento afetivo entre eles que pode ser muito interessante entre as espécies, a doação, o respeito mútuo e o carinho superam qualquer tipo de amizade dos homens.
As vezes um animal demonstra mais sentimentos pelo seu dono do que o próprio ser humano com a família e amigos, podemos dizer que este é um amor verdadeiro e puro sem interesses, mas com apenas o intuito de dar e receber carinho.
Na questão biológica e genética entende-se por vivíparos todos os animais que se desenvolvem no útero da mãe como embriões, dentro também de uma placenta que é responsável por fornecer nutrientes e regularizar os processos de excreção que o embrião já produz em período de vida.
No reino animal são considerados vivíparos os tipos de anfíbios, mamíferos, peixes, répteis e até mesmo alguns insetos. Ainda quanto ao mundo vegetal, tem-se a planta como vivípara ao germinar em seus órgãos pelo pericarpo do fruto ainda ligado ao seu corpo.
É importante ressaltar que toda a oxigenação dos embriões vivíparos ainda em útero materno é provida dos nutrientes e agentes do sangue da mãe, sendo assim a mesma deve se alimentar muito bem para que passe de fato todas as substâncias essências ao bom desenvolvimento desse embrião.
Vivíparos- Pouca Quantidade
Por todos os aspectos já mencionados os animais vivíparos geralmente possuem um período mais longo de incubação dentro do útero da mãe, e sendo assim desenvolvem-se como únicos ou em pequenas quantidades, como é o caso de alguns mamíferos como os cães, gatos, entre outros animais domésticos que em suas crias te um número mais restrito de filhotes.
Já quanto alguns tipos de repteis, a quantidade da cria pode ser maior caso o animal possua maiores condições externas de se estabelecer com facilidade ao habitat propício ao mesmo. Sendo assim quando ocorre o nascimento dos animaizinhos observa-se que são menores e em maior quantidade, dependendo da espécie pode chegar até a 10 ou mais.
Fecundação Interna
Todos os animais vivíparos apresentam uma fecundação interna, ou seja, onde o número de gametas produzidos pelo macho é inserido na fêmea no momento do ato. Contudo esse número de gametas é menor do que nos animais ovíparos ou ovivíparos, já que a energia gasta durante a fecundação é bem menor.
Especialmente no caso dos animais vivíparos os custos energéticos são extremamente altos Durant a gestação do embrião, já que há a preocupação com a alimentação e demais nutrientes que devem ser passados a cria são dependentes de uma boa estrutura alimentar, física e biológica da mãe.
Na espécie humana a viviparidade é um termo extremamente exato já que nós seres humanos a partir de uma fecundação interna realizada na presença do homem e da mulher acarreta na geração na formação de um embrião na mulher, embrião esse que também pode se dividir em mais de um, provocando o nascimento de gêmeos, trigêmeos ou ainda mais filhos, dependendo do número de embriões desenvolvidos no útero da mulher.
A maior parte dos mamíferos placentários, ou seja, que utilizam do cordão para o ligamento da alimentação do embrião através da mãe são considerados de fato vivíparos no mundo animal.
Por: Patrícia Contiero
ou valeu mesmo!eu não achava nada sobre seres viviparos e esse site me ajudou muito.muito OBRIGADO!!!!!
obrigadoooo!!!!!!!!!!! eu vou me dar bem na prova
Obrigado, ajudou muito …
é muito legal aprende sobre os animais
muito legal só ñ consigo fazer meu trabalho de ciencias
oi sara
Eu achei muito legal, e os animais são lindos *-*’
ajudou muito, obrigado
este site mim ajudou muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii9to cara
muiiiiiiiiiiito obrigada………..Gostei,e alem de gostar me ajudou muiiiiiiiiiitooo………
cd
oi tudo bem?
bom
Viviparos são animais cujos embrião-se desenvolve dentro do corpo da mãe,numa placenta que lhe fornece o alimento e retira os produtos de excreção,os seres humanos são vivíparos assim como os cãos,gado,ovelhas e uma infinidade muito grande de animais.
obrigada valeu
achei o maximo….
Vlww!
Obrigada mesmo!!
Isso vai me ajudar muito na minha prova de sexta-feira!!
Mil beijoss galeraaaa!
eu nao cousico fazer u mel trabalho
Eu vou me dar bem no trabalho .
Obrigada pela a informação .
gostei
isso me ajudou na prova de ciencias
como colaboração cAbe esclarecer que existem trÊS TIPOS DE, DIGAMOS, REPRODUÇÕES, que são: os vivíparos, OS ovíparos e OS ovo-vivíparos. OS VIVÍPAROS DÃO CRIAS, PAREM COMO OS SERES HUMANOS, OS CÃES E OUTROS TANTOS ANIMAIS QUE CONHECEMOS. OS OVÍPAROS BOTAM OVOS E PRECISAM CHOCÁ-LOS PARA A GERAÇÃO DOS FILHOTES. OS OVO-VIVÍPAROS JÁ COLOCAM OS OVOS SEMI-ENCUBADOS E OS FILHOTES LOGO NASCEM. LOGO, É IMPORTANTE DIZER QUE TODOS NÓS VIEMOS DO OVO PRODUZIDO NO OVÁRIO DAS FÊMEAS E, DIGA-SE, QUANDO NÃO FECUNDADOS SÃO EXPELIDOS. LOGO, PODEMOS ENTENDER QUE OVO É O ÓVULO APÓS SER FECUNDADO PELO ESPERMATOZOIDE, POIS ANTES DISSO É APENAS ÓVULO.
os animais viviparos sao demaaaaaais!
NOSSA! MUITO OBRIGADA ME AJUDOU DE MAIS !!!! NAO ACHAVA EM SITE NENHU!!!!
obg ajudou muitooooooooooooooooooooo…………………………………………
nossa aprendi mesmo em sobre os animais
gostei muito deste site muito educativo
muito obrigado vou tirar 10000000000000000000000000000000
Eu vou me dar bem no trabalho ! Esse Site é de mais ! Parabéns Para o Dono !
muito boa a resposta vou tira um nota boa !!!!!!!!!!kkkkkkk
Eu gosto de animais
isso vale uma recompença e eu vou me sair bem na minha prova e a nota 100000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000000!!!
isso é muito importantes para as aulas de ciências