Peixes
Os peixes possuem algumas características que os definem e fazem com que sejam distintos de qualquer outro animal. Duas das principais características compartilhadas por todas as espécies de peixes são que eles são aquáticos, essencialmente e têm espinha dorsal, o que significa que são vertebrados.
Dentro do grande grupo dos peixes, estes se classificam em classes, ordens, famílias, gêneros, além de mais subgrupos. E isso se baseia nas características adquiridas com a evolução e a seleção natural. Alguns possuem brânquias, outros possuem pulmão. Algumas são tão diferentes que parecem outro tipo de animal, como os peixes que vivem nas profundezas, sendo totalmente diferente e com um metabolismo ainda quase desconhecido pelos pesquisadores.
De acordo com a fisiologia, os peixes foram também se diferenciando, evoluindo e ganhando adaptações ao tipo de ambiente e nicho ecológico. Por exemplo, muitos possuem sentidos especiais, como sonares, ou também capacidade de conduzir eletricidade. Outros possuem a linha lateral, capaz de detectar movimentos na água para encontrar perigo e alimento.
O móvito principal pelo qual os peixes são tão diversos é o fato de que o Planeta Terra está coberto de água. Mais de 70% da superfície do planeta é coberta de água. Por isso os peixes puderam evoluir para os mais diferentes tipos de ecossistemas aquáticos. Sendo assim desenvolveram muitos tipos de formatos corporais, metabolismo, adaptações, etc. Mas tem outro fato que contribui para isso. Os peixes são muito antigos, eles foram os primeiros seres vivos vertebrados a surgirem na evolução. Eles estão aqui a mais de 500 milhões de anos. Por isso o número total de espécies de peixes viventes hoje é maior do que o número total de espécies de qualquer outro grupo de vertebrados.
Como eles Evoluíram
Os primeiros peixes que surgiram no planeta forma animais aquáticos de corpo mole, os fósseis e as evidências indicam que eles surgiram no período cambriano. Eles não eram ainda vertebrados inteiros, porque não possuíam uma coluna vértebra considerada verdadeira ainda, mas sim alguns cordões no interior e por todo o corpo que auxiliavam na agilidade e movimentação destes, como a coluna.
A maioria das características atuais dos peixes foi desenvolvida durante a Era Paleozóica. Neste período eles desenvolveram uma armadura externa, como as escamas, que os protegiam de predadores. Neste período também eles desenvolveram uma infinidade de formas. Além disso, surgiram os peixes com mandíbulas. Com o tempo esses peixes foram originando as linhagem que conhecemos atualmente.
Quantas Espécies de Peixes Existem no Mundo?
De acordo com cientistas, o número total de espécies peixes identificados e catalogadosé de aproximadamente 33.600, contando os de água doce e de água salgada. Mais do que isso, estima-se que a média de novos peixes descobertos por ano é de 150 espécies. Com isso, a cada dez anos, mais 1500 espécies novas são identificadas.
A maioria dos peixes vive no ambiente de água salgada, ou seja, nos mares e nos oceanos. Aproximadamente 70% das espécies estão lá, mais especificamente no Oceano Pacífico, já que este é o maior de todos. Em segundo lugar, dos oceanos, está o Oceano Atlântico, que conta com 20% do número total de espécies de peixes.