Qual a Velocidade Máxima de um Tubarão?

Conheça um Pouco Mais Sobre os Tubarões 

O tubarão é um animal marítimo pertencente a classe dos peixes, seu reino é o animalia, isso significa que eles são pluricelulares e que essas células são eucariontes, seu filo é o chordata pois eles possuem simetria bilateral, cauda, fendas branquiais, corda dorsal e tubo nervoso dorsal, características comuns aos animais desse ramo. 

 Ao redor do mundo existem aproximadamente 375 espécies de tubarões, no Brasil já foram encontrados quase 90 delas. Estima-se que eles surgiram a cerca de 400 milhões de anos, antes dos já extintos dinossauros, e obviamente sofreram muitas mutações com o passar do tempo, cada tipo desse animal se adaptou para viver nas mais diferentes localidades, temperaturas, tipos de água e profundidades, estando presentes em numerosa quantidade em todos os cantos do planeta. Conheça mais detalhes sobre esse animais que despertam tanto temor e fascínio em nós humanos. 

Sentidos e Alimentação

 Os tubarões são conhecidos por serem predadores muito competentes, o olfato é uma particularidade que o ajuda na hora de caçar, pois é extremamente aguçado e permite ao bicho sentir cheiro a uma distância de até 400 metros, sendo que quando sentem o odor de sangue eles conseguem encontrar facilmente de onde veio.

 A visão destes animais também são importantes ferramentas na hora de caçar, com a luminosidade baixa esses bichos conseguem enxergar muito melhor do que qualquer humano, o fato dos seus olhos se localizarem na lateral do crânio, faz com que seu campo de visão alcance cerca de 360 graus, em termos de comparação o campo de vista do ser humano pode atingir 180 graus.

 A audição dos tubarões percebe vibrações muito rapidamente, podendo detectá-las a uma distância de até 600 metros, eles também dispõem da habilidade de identificar os campos eletromagnéticos que todos os seres vivos geram, conseguem fazer isso por possuírem órgãos denominados ampolas de lorenzini, que nada mais é do que pequenos furos localizados na cabeça do bicho. Os sentido afiados são utilizados principalmente para a alimentação desses animais marítimos.

  A alimentação de um tubarão consiste principalmente em peixes, crustáceos, lulas a até mesmo plânctons, tudo dependendo da espécie do bicho, sendo que os de maior porte podem consumir outros bichos grandes, como leões marinhos, tartarugas e focas, todos eles mantém uma dieta exclusivamente carnívora.  

Reprodução

Filhote de Tubarão

Filhote de Tubarão

 A reprodução desses animais se dá em grande maioria por meio do ato sexual, o acasalamento entre o macho e a fêmea ocorre quando o primeiro introduz seu órgão reprodutor, chamado clásper, no interior do corpo da segunda, e deposita seu material genético lá dentro, portanto a fecundação deles é interna. A gestação desses bichos são variantes e depende da espécie, podendo levar anos para que finalmente ocorra o nascimento do animal. Conforme o seu tipo, o tubarão pode se desenvolver e ter seus filhotes de 3 formas diferentes, sendo elas a ovovivípara, a ovípara e a vivípara.   

A primeira é a mais comum e ocorre quando o ovo se desenvolve dentro do corpo da fêmea, mas ela não bota esse ovo, logo ele permanece e eclode no interior dela, após um tempo acontece o nascimento, são exemplos de ovovivíparos os tubarões-brancos, tubarões-lixa e os tubarões-touro. 

Já o segundo é menos comum no âmbito do tubarões, consiste na fêmea do tubarão botar os ovos para fora do corpo e que após um determinado período irão eclodir, o tubarão-lixa é ovíparo.

No entanto, a viviparidade é a mais rara dentre as maneiras que um tubarão pode vim ao mundo, estima-se que apenas 10% são assim. Consiste na formação interna do embrião dentro de uma placenta, como por exemplo ocorre nos seres humanos e em todos os outros mamíferos, são vivíparo o tubarão-azul e o tubarão-martelo.

 Contudo cientista já documentaram duas vezes a ocorrência de reprodução assexuada entre os tubarões, isto aconteceu por meio da partenogênese, fenômeno que consiste na formação de um embrião mesmo sem a fecundação, ou seja, não houve contribuição da carga genética masculina na gravidez da fêmea. 

Velocidade dos Tubarões: Quão Rápido Eles Podem Ser ?

 Os tubarões se movimentam normalmente a menos de 10 quilômetros por hora, mas quando investem em direção de alguma presa essa velocidade pode dobrar. As espécies mais rápidas alcançam mais de 50 quilômetros por hora. Conheça algumas espécies

1- Tubarão-Branco

Tubarão-Branco

Tubarão-Branco

  Conhecido por ser o maior predador dos mares, o tubarão-branco é realmente um ser gigantesco, o maior já encontrado era uma fêmea que media 11 metros. Comumente sua altura pode variar de 5 a 7 metros e o peso pode atingir 2 toneladas. Costumam serem achados em oceanos onde a água é mais quente, como por exemplo o golfo do México e o oceano pacífico. Segundo alguns especialistas esses animais podem viver até 30 anos, já para outros seu tempo de vida pode durar até os 70. A velocidade máxima que essa espécie normalmente atinge é 40 quilômetros por hora.

2- Tubarão-Azul

Tubarão-Azul

Tubarão-Azul

 Com dimensões bem menores do que as do tubarão-branco, essa espécie geralmente não ultrapassa os 3 metros de altura e seu peso vai de no máximo 55 quilos em machos a 180 nas fêmeas, sendo as elas sempre maiores que eles. É encontrado no mundo inteiro, mas buscará águas mais frias para viver. Os tubarões dessa espécies observados viviam cerca de 20 anos. O mais rápido que o tubarão-azul pode atingir é 69 quilômetros por hora.

3- Tubarão-Salmão

Tubarão-Salmão

Tubarão-Salmão

 Encontrado principalmente no oceano pacífico, essa espécie de tubarão é conhecida pela capacidade de manter a temperatura do corpo constante independente do ambiente, característica chamada de homeotermia, essa qualidade o ajuda muito na hora de nadar. Habitualmente pesa 220 quilos e podem ultrapassar os 2 metros de altura. Sua maior velocidade registrada é de 80 quilômetros por hora.

4-Tubarão-Mako

Tubarão-Mako

Tubarão-Mako

 Chegamos finalmente a espécie de tubarão mais rápida existente, o tubarão-mako, também chamado de anequim, pode atingir a impressionante marca de 97 quilômetros por hora, a capacidade de aceleração é notável. A altura deles pode exceder os 4 metros de altura, o seu peso também impressiona, atingindo facilmente meia tonelada. São encontrados tanto em oceanos temperados, onde as águas são mais frias, quanto nos oceanos tropicais, onde as temperaturas são mais elevadas. Atualmente esse tipo de tubarão sofre com a ameaça de extinção.

Importância dos Tubarões

 Conhecendo mais informações sobre esses curiosos animais é possível ver que eles vão muito além do estereótipo do animal agressivo, visto que eles são seres que sofrem muito com a poluição nos oceanos e a pesca predatória. É importante ressaltar a importância que eles têm para a saúde os oceanos, o tubarão se  alimenta de outros animais marinhos que estão frágeis e velhos, com isso vai fazendo com que o mar tenha um equilíbrio e não fique abarrotado de peixes adoentados.  

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Aquáticos

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *